Projeto aprovado no Edital nº 01/2019 do ECG/TCE-RJ

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Os professores Eduardo Bezerra e Leonardo Lima, juntamente com o discente do PPCIC Wellington Souza Amaral e pesquisador externo tiveram projeto sob título “Classificação automatizada de produtos da nota fiscal eletrônica de compras públicas” aprovado no Programa de pesquisa da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ) para Edital nº 01/2019. O programa de pesquisa da ECG/TCE-RJ tem como principal finalidade a promoção de estudos e pesquisas na área da administração pública.  Os projetos selecionados visam gerar contribuições para o aprimoramento da gestão pública, bem como dos procedimentos de trabalho do TCE-RJ.

O projeto aprovado objetiva desenvolver um modelo computacional para classificar bens e produtos adquiridos em compras públicas.

Tal solução consiste no desenvolvimento de um modelo computacional  que, a partir de bases de dados disponíveis, como os das notas fiscais eletrônicas, seja capaz de reunir em uma mesma categoria ou grupo, ocorrências de aquisições de bens, produtos e serviços de mesma natureza a ponto de viabilizar procedimentos analíticos confiáveis que resultem, por exemplo:

  • Na formação de um banco de preços confiável que possa ser utilizado como referência em processos de aquisição e de análise de economicidade;
  • Na elaboração de perfis de aquisição (tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo) de jurisdicionados que permitirão aos órgãos de controle monitorar e identificar eventuais desvios em relação a padrões de aquisição históricos ou de órgãos similares;
  • Na melhoria dos procedimentos de identificação de indícios de fracionamento de despesas; 
  • Na eventual publicização dos resultados produzidos pelo modelo computacional visando ao aprimoramento e ao estímulo do controle social em função do enriquecimento e da melhoria de qualidade dos dados abertos governamentais relacionados aos gastos públicos;

Com o uso da Mineração de dados pretende-se desenvolver uma metodologia para agrupar e classificar os bens e produtos adquiridos por órgãos da administração pública a fim de aumentar a capacidade analítica dos órgãos de Controle.