Mestrado em Ciência da Computação

  • Inscrições abertas
    Inscrições abertas
    Venha fazer o seu Mestrado!
  • Brazilian e-Science Workshop
    Brazilian e-Science Workshop
    De 17-18 de julho de 2019 - em conjunto com o CSBC 2019 - Belém, PA. O evento está sendo organizado pelos Prof. Eduardo Ogasawara e Daniel Oliveira (UFF)
  • Escola Regional de Banco de Dados
    Escola Regional de Banco de Dados
    De 10-12 de abril de 2019 - Chapecó, SC O evento terá uma oficina de Análise de Dados ministrada pelo Prof. Eduardo Ogasawara
  • Projetos aprovados
    Projetos aprovados
    Os Prof. Eduardo Ogasawara, Leonardo Lima e Raphael Machado tiveram projetos aprovados no edital CNPq Nº 09/2018 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa
  • Jornada de Ciência de Dados 2019
    Jornada de Ciência de Dados 2019
    A Jornada em Ciência de Dados oferecerá os minicursos de Ciência de Redes, Análise de Dados, Algoritmos e Modelos de Programação para Big Data e Deep Learning, ministrados, respectivamente, pelos Prof. Artur Ziviani (LNCC), Eduardo Ogasawara, Fabio Porto (LNCC) e Eduardo Bezerra
  • Projeto aprovado
    Projeto aprovado
    A Prof. Rafaelli Coutinho teve projeto aprovado no edital CNPq/MCTIC Nº 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) oferece o curso de Mestrado em Ciência da Computação que visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação.

O Programa possui ênfase em Ciência de Dados, um perfil pioneiro no Brasil, que visa formar profissionais com visão multidisciplinar e capazes de formular problemas sob uma perspectiva centrada em dados, transformando-os em conhecimento. Tal perfil se alinha a uma demanda nacional e internacional crescente (DSC 2015). Essa percepção de necessidade de um direcionamento e concentração de pesquisa nessa área pode ser observada no Brasil com a criação do INCT em Ciência de Dados da qual o CEFET/RJ é uma das principais instituições associadas.

O PPCIC está estruturado em duas linhas de pesquisa: Algoritmos, Otimização e Modelagem Computacional e Gerência de Dados e Aplicações. Dessa forma são combinadas pesquisa básica com aplicada, o que se apresenta como uma estratégia promissora, uma vez que ao mesmo tempo em que se estabelece resultados teóricos que subsidiam a construção de novas aplicações para solução de questões práticas, os problemas práticos muitas vezes propiciam a elaboração de novos arcabouços teóricos.

A característica multidisciplinar juntamente com o foco em Ciência de Dados pode ser observada na estrutura curricular do curso, que conta com disciplinas centradas em Ciência de Dados.

O PPCIC faz parte do CEFET/RJ, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A Cidade Maravilhosa é a segunda maior cidade e PIB do Brasil, foco turístico do país e Patrimônio Cultural da Humanidade. O estado do Rio, de acordo com estudo realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é o segundo maior mercado na área de Computação.

A sede administrativa do PPCIC fica no Campus Maracanã do CEFET/RJ, localizado em um ponto central da cidade, ao lado do estádio do Maracanã e facilmente alcançado por diferentes meios de transporte (ônibus, trem e metrô). O Campus oferece aos seus estudantes uma biblioteca de estudos, bem como áreas abertas para a prática de esportes e relaxamento. O PPCIC conta também com a infraestrutura de laboratórios totalmente equipados e disponíveis aos seus alunos. O curso conta com bolsas de estudo integrais da Capes e do próprio CEFET/RJ.