Cursos disponíveis

Esse curso oferece o material didático da disciplina de Interação Humano-Computador.

Esse curso oferece o material didático da disciplina de Interação Humano-Computador.

Esse curso oferece o material didático da disciplina de Interação Humano-Computador.

Redes de computadores

Visão geral de mineração de textos e aplicações. Processamento de linguagem natural e Representação de documentos. Processo de Descoberta de Conhecimento em Texto (KDT). Análise Exploratória de Texto. Pré-processamento de Texto: Stopwords; Stemming; Dicionário ou Thesaurus. Agrupamento e classificação de textos. Analise de sentimento e mineração de opiniões. Métricas de Avaliação.

  1. Ronen Feldman and James Sanger. The Text Mining Handbook: Advanced
    Approaches in Analyzing Unstructured Data. Cambridge University Press,
    edição: 1 edition, December 2006.
  2. Matthew L. Jockers. Text Analysis with R for Students of Literature. Springer,
    New York, July 2014.
  3. Anne Kao and Steve R. Poteet. Natural Language Processing and Text Mining.
    Springer London, edição: 1 edition, March 2007.
  4. Christopher Manning and Hinrich Schuetze. Foundations of Statistical Natural
    Language Processing. The MIT Press, Cambridge, Mass, 1 edition
    edition, June 1999.
  5. Charu Aggarwal and ChengXiang Zhai, editors. Mining Text Data. Springer,
    edição: 2012 edition, February 2012.
  6. Gary Miner, John Elder, IV, Andrew Fast, Thomas Hill, Robert Nisbet,
    and Dursun Delen. Practical Text Mining and Statistical Analysis for Nonstructured
    Text Data Applications. Academic Press, edição: 1 edition, January
    2012

Disciplina básica de Banco de Dados para alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do CEFET/RJ.

Conceitos básicos da Engenharia de Software. Ciclo de vida do desenvolvimento de software. Processo de desenvolvimento de software. Introdução ao gerenciamento de projetos. Gerenciamento de projetos ágeis (Scrum). Métodos para coleta de requisitos. Fundamentos em orientação a objetos. Modelagem de casos de uso e modelagem de atividades. Introdução ao teste de software.

Conceitos básicos da Engenharia de Software. Ciclo de vida do desenvolvimento de software. Processo de desenvolvimento de software. Introdução ao gerenciamento de projetos. Gerenciamento de projetos ágeis (Scrum). Métodos para coleta de requisitos. Fundamentos em orientação a objetos. Modelagem de casos de uso e modelagem de atividades. Introdução ao teste de software.

Curso de Fundamentos de Engenharia de Software

Projeto Final - 2019/1 destinado aos alunos do Curso Técnico de Informática.

•Histórico e evolução do gerenciamento de projetos.
•Ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
•Processos de Desenvolvimento de Software.
•Técnicas de Levantamento de requisitos.
•Fundamentos da orientação a objetos.
•Modelagem de Sistemas por meio da UML: diagrama de casos de uso e diagrama de atividades.
•Conceitos e fundamentos dos projetos de interface homem-máquina e de boa usabilidade.
Princípios da avaliação de interfaces. 

•Histórico e evolução do gerenciamento de projetos.
•Ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas.
•Processos de Desenvolvimento de Software.
•Técnicas de Levantamento de requisitos.
•Fundamentos da orientação a objetos.
•Modelagem de Sistemas por meio da UML: diagrama de casos de uso e diagrama de atividades.
•Conceitos e fundamentos dos projetos de interface homem-máquina e de boa usabilidade.
Princípios da avaliação de interfaces. 

Noções básicas do protocolo HTTP; HTML; CSS; JavaScript; PHP.

Este espaço é dedicado a divulgação do material utilizado no curso.

Um bom curso a todos!


Espaço dedicado a materiais relativos ao curso de PAC e Computação ministrado em 2018-1