I – Planejamento Estratégico

Desde 2019, o Programa já se insere na visão de avaliação multidimensional. O Programa visa excelência nas dimensões de (i) ensino e aprendizagem, (ii) produção de conhecimento e (iii) inovação e transferência de conhecimento. 

No que tange a dimensão de ensino e aprendizagem, o Programa se posiciona como sua proposta de ênfase em Ciência de Dados. Observa-se pelo seu rol de disciplinas ofertadas uma formação diferenciada em Ciência de Dados. Cabe ressaltar que uma coisa é um Programa ter linhas de pesquisa em Ciência de Dados, outra coisa é estabelecer no perfil de egresso um pesquisador-profissional de Ciência da Computação com ênfase em Ciência de Dados como o nosso Programa faz. Em especial, quando alcançarmos a dimensão prevista de 20 docentes e oferta de matrículas no nível de doutorado, o Programa alcançará sua plenitude de excelência nesta dimensão, conforme planejamento apresentado no seu APCN de 2015. O programa continuamente avalia seu rol de disciplinas frente a programas de excelência em Ciência de Dados internacionais, podendo ampliar os assuntos abordados em suas disciplinas de acordo com o crescimento de seu corpo docente.

No que concerne a produção de conhecimento, as pesquisas associadas a Ciência de Dados têm uma dualidade importante. Ao mesmo tempo que a pesquisa aplicada propõe soluções para problemas reais, seus desafios impõem necessidades que trazem contribuições na pesquisa básica. Esse caráter traz um ciclo virtuoso para produção de conhecimento. 

Finalmente, a contrapartida do ciclo virtuoso, é que a resolução de problemas reais traz diretamente como subprodutos a inovação e transferência de conhecimento. O planejamento do Programa nesta dimensão envolve a procura de entidades públicas e privadas buscando desafios de impacto. Ao mesmo tempo, a própria divulgação do Programa e seus resultados previamente alcançados farão com que os próprios entes procurem o Programa trazendo seus desafios. À medida que o Programa responde a estes desafios, novos resultados de inovação e de transferência de conhecimento serão alcançados.

O Programa tem uma visão de crescimento para o mínimo de 20 docentes. Tal crescimento ocorrerá à medida que novos docentes entrem no Programas para reforçar e complementar as pesquisas em Ciência de Dados. Neste momento, o Programa poderá realizar o desmembramento da linha de Análise de Dados e Aplicações nas linhas de (i) Análise de Dados e (ii) Sistemas e Aplicações. A linha de análise de dados continuará a sua vertente de pesquisa básica e aplicada em processamento de Big Data e Mineração de Dados e Texto. A nova linha de Sistemas e Aplicações abordará as pesquisas em Educação, Engenharia de Software, IoT, Multimídia, Redes e Robótica, todas associadas ao contexto de Ciência de Dados, tanto no que concerne a gestão e gerência de produção de dados como na análise de dados e aprendizado de máquina nestes domínios. Todas estas demandas requerem pesquisas e pesquisadores específicos na área de Redes e Engenharia de Software capazes de responder de modo sistêmico às demandas e desafios desta linha. 

II – Planejamento Tático

  1. Criação do doutorado a partir de 2022;
  2. Estimular os docentes visando a melhoria contínua da produção nos estratos restritos e da qualidade das orientações;
  3. Atingir um corpo discente de modo a formar dois egressos por docente permanente-ano;
  4. Aumentar a visibilidade do Programa;
  5. Ampliar a internacionalização do Programa;
  6. Aumentar o corpo docente permanente do Programa;

III – Planejamento Operacional

  1. Consolidar o mestrado, destacando-se na área de Ciência de Dados e atingindo indicadores que viabilizem a criação do doutorado;
  2. Aprimorar as reuniões de acompanhamento do planejamento anual dos docentes visando identificar oportunidades de melhoria na colaboração, orientação e publicação;
  3. Aumentar o número de discentes no Programa. Embora tenhamos começado com um bom número de discentes (15 para 2016, 17 para 2017, 31 para 2018, 24 para 2019), pretendemos ampliar para cerca de 35 o número de alunos que ingressam por ano;
  4. a) Organizar regularmente eventos tanto nacionais quanto internacionais. Em 2020, os professores Eduardo Ogasawara e Eduardo Bezerra organizarão a Escola Regional de Informática do Rio de Janeiro e a professora Kele Belloze organizará o Brazilian e-Science Workshop;
    b) Aumentar o número de software publicado em modo aberto, visando ampliar a transferência de conhecimento à indústria e ao governo;
    c) Criar ações de visibilidade do Programa para atração de discentes e entidades dos setores público e privado, visando a consolidação do Programa na área;
  5. Os docentes Eduardo Ogasawara e Eduardo Bezerra irão ministrar aulas e pesquisa em conjunto na Saint Martin University. Em contrapartida, o Prof. Mario Guimaraes (Saint Martin University) irá ministrar, juntamente com o Prof. Joel dos Santos, a disciplina de Jogos Educacionais e suas ligações com Ciência de Dados no Programa. Esta ligação visa alimentar a ligação estratégica das pesquisas de Data Science in Education em parceria com a Saint Martin University. Também receberemos discentes da University of Montpellier e de Saint Martin University;
  6. a) Em 2020, credenciar um docente permanente e três docentes colaboradores visando crescimento do Programa;
    b) Até meados da próxima quadrienal o Programa deverá incorporar de dois a quatro novos docentes com produção acadêmica qualificada para compor seu quadro. Esses docentes serão incorporados de acordo com os critérios de credenciamento descritos anteriormente e garantindo que o ingresso desses docentes se dará de forma a alcançar um equilíbrio entre as três linhas de pesquisa planejadas para o Programa.