Planejamento Futuro

O PPCIC possui como objetivos futuros:

  1. Consolidar o mestrado, destacando-se na área de Ciência de Dados.
  2. Estimular os docentes visando a melhoria contínua da produção nos estratos restritos e da qualidade das orientações.
  3. Aumento do número de discentes no Programa. Embora tenhamos começado com um bom número de discentes (15 para 2016, 17 para 2017 e 31 para 2018), pretendemos ampliar para 40 o número de alunos que ingressam por ano.
  4. Aumento do número de eventos organizados tanto nacional quanto internacionalmente. Por exemplo, em 2019 o Prof. Leonardo Lima organizará o evento International Linear Algebra Society no Rio de Janeiro, o Prof. Joel Santos organizará o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, o Prof. Diego Haddad organizará o Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais e o Prof. Eduardo Ogasawara organizará o Brazilian e-Science Workshop.
  5. Aumento do número de software publicado em modo aberto, visando ampliar a transferência de conhecimento à indústria e ao governo, bem como produzir maior impacto na sociedade.
  6. Atração de novos docentes com produção acadêmica. Na próxima quadrienal o Programa deverá incorporar de dois a quatro novos docentes com produção acadêmica qualificada para compor seu quadro. Esses docentes serão incorporados de acordo com os critérios de credenciamento descritos anteriormente e que o ingresso desses docentes irá manter o equilíbrio entre as duas linhas de pesquisa.
  7. Implementação do curso de doutorado em 2021, uma vez que há uma demanda crescente para a formação de cientista de dados com doutorado e os indicadores do programa, com base na última quadrienal, já apontam para a classificação do programa com produção equivalente a programas de nível 4.