Intercâmbios

Nacionais

Desde 2013, os pesquisadores do PPCIC, por meio dos grupos de pesquisa, têm sistematicamente promovido ciclos de palestras no denominado Workshop em Computação da Escola de Informática & Computação (WEIC). Participam como palestrantes convidados no WEIC professores renomados de nosso Estado. Esses ciclos têm o potencial de aproximar o PPCIC à indústria e aos pesquisadores e a programas de pós-graduação de outras instituições. Esses ciclos têm sido enriquecedores na promoção de um intercâmbio institucional e na formação dos alunos da pós-graduação de áreas correlatas, das graduações em computação e engenharias e do ensino médio-técnico de informática, fomentando o desejo pelo empreendedorismo, pela pesquisa e inovação e pela publicação de trabalhos científicos em veículos qualificados.

No que tange às colaborações interinstitucionais, os docentes do programa têm parcerias com diversos centros de pesquisa, dos quais destacamos o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Observatório Nacional (ON) por meio do LIneA (Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia). Ambas instituições coordenam INCTs específicos. Junto ao LNCC, fazemos parte, como laboratório associado, do INCT em Ciência de Dados (CiD). De modo análogo, junto ao Linea, fazemos parte, como laboratório associado, do INCT do e-Universo. Colaboram conosco também o Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e outras IFES próximas: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

No que tange à interação com a Indústria, os docentes do Programa participam em projeto junto ao Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES). As empresas trazem problemas complexos que demandam a aplicação do método científico para sua resolução. Os alunos interessados em participar desses problemas podem desenvolver temas de mestrado. A partir dos projetos são oferecidas bolsas de pesquisa para alunos, tornando o ciclo de pesquisa virtuoso. Por fim, os resultados podem tanto se transformar em artigos científicos quanto serem absorvidos pela empresa associada.

Finalmente, na área de pesquisa relacionada à educação, o CEFET/RJ está direcionando os esforços de pesquisa aplicada ao trabalho com escolas do município do Rio de Janeiro. Iniciou-se um projeto piloto junto ao Ginásio Experimental Olímpico Juan Antônio Samaranch, no bairro de Santa Teresa, onde se pretende levantar demandas de apoio computacional e realizar inúmeros experimentos de modo a estimular os alunos durante o processo de ensino-aprendizagem (Data Science in Education).

Internacionais

Outros intercâmbios têm sido propiciados por meio de projetos de pesquisas, com apoio de órgãos de fomento, firmados entre professores do PPCIC e pesquisadores de outras instituições. Pode-se destacar as seguintes ações:

  • O Prof. Eduardo Ogasawara tem parceria com pesquisadores do Inria (Esther Pacitti, Florent Massaglia e Patrick Valduriez). Recentemente participou no projeto MUSIC (gerência de dados científicos em uma nuvem multi-site) do Programa Faperj-Inria, envolvendo cooperação entre LNCC e Inria, França. O coordenador do lado brasileiro é o Prof. Fábio Porto (LNCC) e a coordenadora do lado francês é a Prof. Esther Pacitti (Inria). Fruto desta parceria, obtiveram-se diversos artigos em conjunto. Atualmente participa no Projeto SciDISC (Scientific data analysis using Data-Intensive Scalable Computing). A coordenadora do lado brasileiro é a Prof. Marta Mattoso (COPPE/UFRJ) e o coordenador do lado francês é o professor Patrick Valduriez (Inria).
  • O Prof. Raphael Machado participa no programa MathAmSud, uma cooperação trilateral entre a CAPES (Brasil), o Mincyt (Argentina) e o CNRS (França). A cooperação entre Raphael Machado e pesquisadores europeus é antiga, e evidenciada por publicações com os co-autores Kristina Vuskovic (Univ. Leeds), Nicolas Trotignon (ENS-Lyon), Andras Sebo (GSCOP-Grenoble), Andras Gyarfas (Academia Húngara de Ciências), Zhentao Li (ENS-Paris) e Stephan Thomasse (ENS-Lyon).
  • O Prof. Leonardo Lima tem parceria internacional realizada através de publicações de artigos científicos com os seguintes professores: Vladimir Nikiforov (Universidade de Memphis, EUA), Steve Kirkland (University of Manitoba, Canadá) e Pierre Hansen (GERAD, University of Montreal, Canadá). Outras colaborações internacionais do docente Leonardo Lima estão em andamento com os professores Paula Rama (Universidade de Aveiro) e Ali Mohammadian (IPM – Institute for Research in Fundamental Sciences, Irã), respectivamente, de forma que os mesmos estão com artigos submetidos e que devem ser publicados em breve.
  • O Prof. Joel dos Santos possui parceira internacional realizada por meio de publicações de artigos científicos com os pesquisadores Cécile Roisin (Inria-Grenoble) e Nabil Layaïda (Inria-Grenoble).
  • O Prof. Gustavo Paiva Guedes possui parceira internacional realizada por meio de publicações de artigos científicos com os pesquisadores Mark Turner (Case Western Reserve University) e Francis Steen (University of California, Los Angeles).
  • O Prof. Diego Barreto Haddad possui parceira internacional realizada por meio de publicações de artigos científicos com os pesquisadores Bowon Lee (Inha University, da Coreia do Sul), Rune Storvold (Norut, Noruega) e Tor Arne Johansen (NTNU, Noruega).