I – Inserção Social

O PPCIC visa a formação de recursos humanos qualificados na área de Ciência da Computação enfatizando a Ciência de Dados. Em particular, visa a formação de pesquisadores capazes de resolver problemas do mundo real que estabelecem um ciclo virtuoso entre as pesquisas aplicada e básica. Como experiências recentes podem ser citadas os trabalhos dos seguintes alunos: 

  • Alexandre Cunha, que propõe um modelo para detecção de eventos adversos de medicamentos em textos de redes sociais; 
  • Augusto Mendonça que estuda o Problema de Agrupamento Capacitado aplicado à problemas de leituras de consumo em redes de serviço (energia, água, gás) de modo a determinar regiões de faturamento que sejam compactas e homogêneas referentes à carga de trabalho;
  • Carlos Alberto Martins de Sousa Teles, que propõe um sistema de detecção de tráfego malicioso em redes de computadores, podendo ser utilizado  em ambientes computacionais domésticos ou corporativos;
  • Carlos Roberto Gonçalves Viana Filho, que propõe um padrão Brasileiro de avaliação de conformidade em ambientes computacionais baseado em riscos, a ser utilizado em órgãos do Governo do Estado do RJ;
  • Francimary Garcia, que apresenta um modelo de integração de dados visando apoiar o processo inicial de desenvolvimento de novos fármacos para o combate da esquistossomose; 
  • Ellen Silva, que propõe o uso de efeitos sensoriais associados a leitura para auxílio no tratamento de crianças com dislexia;
  • Gustavo Pacheco que estuda o Problema de Alocação de Chaves em uma rede de distribuição de energia com geração distribuída com o objetivo de otimizar a confiabilidade da rede;
  • Ivair Luques, que propôs uma abordagem integrando redes neurais artificiais e otimização combinatória para detecção de plágio em documentos textuais;
  • Jomar Monsores, que construiu uma Ferramenta Robótica para Auxílio a pessoas com Dislexia;
  • Jorge de Brito, que propõe um método de otimização do posicionamento de sensores aplicado em Redes de Sensores Subterrâneos Sem Fio para a prevenção de deslizamentos de terra;
  • Leonardo Ferreira, que cria um modelo para detecção automática de predadores sexuais considerando textos em português do Brasil; 
  • Raphael Abreu que permite a inclusão de ferramentas multisensoriais em aplicações multimídia;
  • Rebecca Salles que relacionava a previsão da temperatura de superfície do mar com a ocorrência de eventos climáticos extremos como secas no Nordeste; 
  • Ribamar Matias que apresenta a criação de um banco de dados que disponibiliza dados de anotações funcionais e de genômica comparativa sobre a bactéria Pseudomonas aeruginosa CCBH4851, um importante agente patogênico causador de infecções hospitalares graves e multirresistente a antibióticos;
  • Ramon Dias, que desenvolveu uma metodologia de aumento de dados para treinamento de modelos que integram visão computacional e processamento de linguagem natural;
  • Rodolpho Nascimento, que apresenta um modelo para detecção de textos com manifestações de depressão em redes sociais;
  • Wellington Amaral, que desenvolveu uma metodologia baseada em mineração de grafos para identificação de indícios de irregularidades em compras públicas;

Essa abordagem apresenta forte interação com a sociedade. Neste cenário, o PPCIC apresenta-se como o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu do Brasil com o foco em Ciência de Dados. Isso abre um espaço de destaque do CEFET/RJ no cenário brasileiro nesse domínio o que traz oportunidades de estabelecer várias parcerias e ações que aumentem a inserção social do Programa.

Além das ações na área de educação básica, descrita na próxima seção, o PPCIC procura estreitar os laços com diversas instituições de áreas de aplicação visando desenvolver soluções que as apoiem. Atualmente fazemos parte da equipe de referência do projeto de Ciência de Dados aplicadas a Saúde da Fiocruz (http://bigdata.icict.fiocruz.br), por exemplo, de modo a fornecer arcabouços computacionais de apoio ao processo de gerência e análise de dados relacionados à saúde.

Outra ação mais geral consiste na organização de eventos abertos à comunidade. Há tanto eventos anuais (como a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão) quanto eventos semanais (como os seminários da Escola de Informática & Computação). Nestes eventos são apresentadas diversas palestras na área da computação, tanto de teor acadêmico quanto de teor empreendedor e mercadológico. Iniciativa semelhante ocorre em Petrópolis, onde há a Semana de Engenharia de Computação, onde são oferecidos minicursos, palestras, mesa-redonda sobre diversos temas de computação, oferecidos por docentes da instituição, membros externos e por profissionais de empresas do ramo.

Recentemente também estamos apoiando iniciativas de elaboração de Hackathon no contexto da resolução de problemas de impacto para a sociedade por meio de técnicas de Ciência de Dados.

II – Interfaces com a Educação Básica

Por formação, o PPCIC foi construído de modo a interagir com a educação básica, uma vez que parte da sua base de docentes atua também no ensino médio-técnico. Além de ministrarem aulas no ensino técnico de nível médio, os docentes do PPCIC também têm orientado ativamente projetos de iniciação científica do Programa PIBIC – EM, com oferta de bolsas do CNPq e do próprio CEFET/RJ. Essa atividade, além de contribuir para a formação dos alunos, também permite que eles possam interagir com discentes da graduação e pós-graduação, promovendo a verticalização do ensino e despertando o seu espírito investigativo. Destaca-se ainda, a interação promovida por pesquisas voltadas ao ensino realizadas na linha de Gerência de Dados e Aplicações. Os artefatos computacionais produzidos visam fortalecer o aprendizado tanto no ensino de computação, quanto na educação básica. Ainda, ações no sentido de avaliar o resultado dos artefatos produzidos estão em andamento por meio de interações com instituições públicas de ensino fundamental e médio do município do Rio de Janeiro. Estas ações já ocorrem em diversos trabalhos de conclusão de cursos e artigos científicos com este viés. Destacam-se os últimos artigos científicos publicados na temática:

  • Supporting the Learning of Evolution Theory Using an Educational Simulator. IEEE Transactions on Learning Technologies, 2019.
  • Evaluating the Complementarity of Communication Tools for Learning Platforms. In: CSEDU 2018 International Conference on Computer Supported Education, 2018
  • Orthographic Educational Game for Portuguese Language Countries. In: International Conference on Computer Supported Education, 2018
  • Sistema de Controle e Segurança para Acesso à Sala de Aula Baseado em Reconhecimento Facial. Em: Conferência Latino-americana de Informática, 2018.
  • CriançaProtegida: um jogo para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.
  • Descobrindo Sons: um jogo para ensinar música de forma lúdica. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2018.
  • VITA – Estimando a satisfação de estudantes por meio da Análise de Sentimentos. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, 2018.

Todos estes artigos têm ligação com a educação básica, uma vez que se tratam de aplicativos que fortalecem o aprendizado dos conteúdos abordados e, ao mesmo tempo têm ligação com a Ciência de Dados, especialmente por meio das análises de dados das avaliações dos artefatos produzidos.

A interação se amplia com o ensino fundamental por meio de parcerias com escolas do município do Rio de Janeiro. Um exemplo disso é o projeto-piloto no GEO (Ginásio Experimental Olímpico) de Santa Teresa, onde docentes do PPCIC estão trabalhando, em conjunto com professores do ensino fundamental, no ensino-aprendizagem de robótica. Outro exemplo é o projeto Meninas na Robótica que incentiva a participação e a formação de crianças e jovens na área da tecnologia com o foco para o público feminino. Uma docente do PPCIC está trabalhando em conjunto com outros professores do CEFET/RJ e com professores de cinco escolas do ensino básico da rede pública da Baixada Fluminense no desenvolvimento de oficinas teórico-prática com conhecimentos básicos de robótica e programação. Essas ações promovem maior inclusão social e ao mesmo tempo servem como elemento motivador a que estes estudantes considerem a Computação como potencial carreira para seguir os estudos no ensino médio-técnico ou na graduação.