Histórico e Contexto Geral

De acordo com a ABES, o Brasil ocupa a nona posição ranking mundial de investimentos em tecnologia da informação e comunicação (TIC). O setor de TIC movimentou US$ 47 bilhões em 2018. Esse cenário positivo gera demanda para formação de recursos humanos qualificados, exigindo planejamento e maiores investimentos. Além disso, para que o país alcance posições cada vez maiores em destaque internacional, é necessário pesquisa e desenvolvimento (P&D) e inovação. Nesse sentido, é de interesse nacional a intensificação dos programas de pós-graduação que visem a formação de mestres e doutores com maior grau de especialização em setores estratégicos da Computação.

Observa-se, também, que há uma demanda por profissionais da Computação cada vez mais capacitados em extrair conhecimentos a partir de grandes volumes de dados, os denominados cientistas de dados. Pode-se dizer que diversas empresas demandam contratar cientistas de dados. Elas estão imersas no dilúvio de dados (do Inglês, Data Deluge), o qual se caracteriza por um grande volume de dados, com diferentes tipos de informação em uma escala sem precedentes. Essa demanda por estes especialistas de Ciência da Computação está bem à frente da capacidade de oferta. O tratamento do dilúvio de dados sendo produzido pelas ciências e por bilhões de usuários de serviços de Internet globais se apresenta como um dos grandes desafios para a atual sociedade do conhecimento. No mundo empresarial, os cientistas de dados são peças fundamentais para abordar o cenário de Big Data. Eles são capacitados a estruturar esses dados e encontrar padrões de modo a aconselhar os executivos sobre as implicações para produtos, processos e decisões.

De fato, a demanda pelos cientistas de dados é bem mais ampla. O dilúvio de dados apresenta-se, de forma geral, em múltiplas facetas, fato que vem impulsionando iniciativas em diversas áreas. Nas ciências, o dilúvio de dados apareceu como a expressão de uma nova maneira de investigação, incentivando biólogos, astrônomos, físicos, e demais pesquisadores das mais diferentes áreas científicas a enfrentarem problemas computacionais na denominada e-ciência, que se tornam barreiras para as suas descobertas. No setor governamental, há oportunidades de se debruçar sobre imensas bases de dados do setor público com vistas a gerar planejamento mais eficiente, bem como novos serviços que possam melhorar o atendimento ao cidadão. O cientista de dados, é, portanto, um profissional capacitado, principalmente, na análise, interpretação e manipulação de grandes volumes de dados, de modo a trazer o método científico para os mais diferentes setores visando a extração generalizada de conhecimento relevante a partir desses dados.

Visando atender esta demanda e, ao mesmo tempo, considerando-se as habilidades e competências do seu corpo docente, tem-se o início do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) em junho de 2016. O PPCIC começa com um mestrado stricto sensu (mestrado acadêmico), sendo organizado em regime trimestral. Para obtenção do título de Mestre em Ciência da Computação, os discentes do Programa precisam obter 24 créditos em disciplinas, desenvolver uma produção científica qualificada e defender tanto um exame de qualificação quanto a dissertação de mestrado.

O PPCIC, em conjunto com o curso técnico de Informática e a graduação em Ciência da Computação do CEFET/RJ, despontam como uma iniciativa pioneira de verticalização. Seus docentes atuam nos três níveis de ensino e ações de integração são feitas de forma a permitir um intercâmbio entre os discentes destes níveis. Tais ações podem ser observadas nas composições de grupos de pesquisas, produção de artefatos computacionais e nos seminários, nos quais tem-se uma inter-relação, participação e envolvimento de discentes nos três níveis de ensino.

Em 2016, o Programa passou pela sua primeira avaliação, os indicadores levantados com base na atuação dos docentes no quadriênio 2013-2016 foram bem avaliados tendo recebido conceito ‘bom’ em todas as cinco dimensões (Proposta do Programa, Corpo Docente, Discente, Produção Intelectual, Inserção Social). Foram destacadas a produção qualificada em índice restrito, a produção e distribuição entre os docentes das 4*N publicações e a atuação dos docentes como revisores em eventos/periódicos. Tais resultados apontam para um bom desempenho do Programa. No entanto foi mantido o conceito regular (nota 3) uma vez que o Programa havia sido recém-criado e ainda não tinha defesa de dissertação realizada.

Desde 2017, o CEFET/RJ se tornou sede regular do Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) no Rio de Janeiro, sendo uma importante ação de visibilidade para o Programa. No começo de 2018, dois docentes foram incorporados como colaboradores, seguindo o planejamento indicado ao final da quadrienal 2013-2016. Ainda, esforços recentes de visibilidade culminaram com a organização, no ano de 2018, do VIII Latin American on Cliques in Graphs (LAWCG 2018) e o primeiro Latin America Workshop on Data Science (LADaS 2018) e no ano de 2019, o Brazilian e-Science Workshop (BreSci 2019), a Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD 2019) e o Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2019).

Dada esta contextualização centrada nos desafios de Ciência de Dados, o Programa combina pesquisa básica com aplicada de modo associado à resolução de problemas reais. Essa é uma característica tanto projetada para o perfil do egresso como também presente no perfil dos pesquisadores do quadro docente atual e esperado para os futuros docentes a serem incorporados ao Programa. Essa abordagem adotada por nosso grupo está aderente ao processo multidisciplinar da Computação. Também corroboram para esta competência o fato de os docentes do Programa terem formação em Computação provenientes de diferentes Programas de excelência. Os docentes trabalham em regime de dedicação exclusiva e têm planejamento escalonado para capacitação de pós-doutorado para os próximos anos, o que potencializa a produção de pesquisas de maior impacto.

O programa está inserido na área de conhecimento de Ciência da Computação e está organizado nas linhas: (i) Análise de Dados e Aplicações e (ii) Aprendizado de Máquina e Otimização. As linhas são organizadas respectivamente em quatro e três projetos de pesquisas, que correspondem a eixos principais de pesquisa em cada uma das linhas. A distribuição dos docentes nas linhas é balanceada. Da mesma forma, a distribuição de docentes pelos projetos também é balanceada. 

Contexto Institucional

O CEFET/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – é uma Instituição Federal de Ensino Superior (IES). Atualmente a Instituição possui nove Programas de Pós-Graduação stricto sensu com a oferta de sete cursos de Mestrado acadêmico, quatro cursos de Doutorado e um de Mestrado profissional. Também possui seis cursos de Pós-Graduação lato sensu; onze cursos de Graduação nas áreas de Computação, Engenharia e Administração; dois cursos de Licenciatura em Física e 31 cursos de ensino Médio-técnicos. Os cursos são distribuídos na Unidade Sede (Maracanã) e em sete campi (Nova Iguaçu, Maria da Graça, Petrópolis, Nova Friburgo, Valença, Angra dos Reis e Itaguaí). O CEFET/RJ também atua na modalidade de educação à distância, com participação na Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertando curso de especialização em Educação Tecnológica visando à formação de professores que atuam na educação básica e no Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro), que reúne universidades públicas federais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro.

Nesse momento, em que se consolida a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o CEFET/RJ fez a opção pela não transformação em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) visando transformar-se em Universidade, pleito esse que conta com o apoio formal da ANDIFES e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Em consonância com o objetivo de transformar-se em Universidade, a Direção Geral do CEFET/RJ vem investindo fortemente na pesquisa e na pós-graduação, estando ciente do papel estratégico do exercício de tais atividades em um modelo universitário. Esse apoio pode ser observado através do aumento significativo de recursos próprios destinados às necessidades dos grupos de pesquisa e dos programas de pós-graduação. Cabe ressaltar que os recursos são alocados por meio de editais internos voltados aos grupos de pesquisa, de apoio a projetos de pesquisa institucional, bem como bolsas PIBIC, de mestrado e doutorado. Tal abordagem caracteriza uma maturidade institucional no aporte de recursos à pesquisa e viabiliza um planejamento dos docentes do PPCIC no apoio ao seu funcionamento. Esse compromisso com a consolidação da pesquisa e pós-graduação na Instituição encontra-se formalizado em seu plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O forte crescimento das atividades de pesquisa e pós-graduação no CEFET/RJ observado nos últimos anos pode ser traduzido pelo aumento expressivo da produção científica qualificada, do número de grupos de pesquisa, do número de programas de pós-graduação, do número de bolsistas de produtividade do CNPq, do número de bolsas de iniciação científica e de mestrado. Também pode ser observado a partir da ampliação da sua infraestrutura de pesquisa com a criação de novos laboratórios e a modernização dos existentes. A renovação do quadro docente nos últimos anos foi um fator essencial ao promover o aumento do corpo docente na Instituição, especialmente aqueles com titulação de doutor. Este panorama influencia diretamente nas perspectivas de evolução e consolidação do PPCIC.

Visando aumentar o impacto de suas ações na tríade de ensino, pesquisa e extensão, o CEFET/RJ estabeleceu o seu Plano Institucional de Internacionalização. Tal planejamento é fruto de várias iniciativas prévias de Internacionalização dentre as quais destacam-se as inúmeras colaborações internacionais em pesquisa já existentes e as normas que possibilitam dissertações e teses escritas em inglês e defesas também em inglês e à distância.

O PPCIC se alinhou plenamente nestas ações institucionais e promove ações locais que viabilizam a participação dos discentes e docentes em projetos de pesquisa e produção de artigos em colaboração internacional, recepção de discentes de outras nacionalidades, recepção de pesquisadores visitantes, internacionalização da página do programa e até mesmo a oferta de disciplinas do programa ministradas em inglês.