Defesa de Dissertação de Mestrado

Seguem as etapas para pedido de banca, marcação da defesa, o dia da defesa e entrega final da Dissertação.

Etapa 1 – Pedido de Banca (pelo menos 60 dias antes da defesa)

1) Aprovação da Banca pelo Colegiado do PPCIC:

2) Aprovação da Banca no COPEP: Após aprovação da banca pelo PPCIC, o aluno deve entregar os seguintes documentos na secretaria da pós-graduação (ou enviar por e-mail para secpg@cefet-rj.br, em caso de defesa remota) para que a solicitação seja incluída na pauta da próxima reunião do COPEP:

Só depois da aprovação no COPEP o aluno pode solicitar a marcação de banca na secretaria (Etapa 2) com pelo menos 15 dias de antecedência.

Etapa 2 – Marcação da Defesa (pelo menos 15 dias antes da defesa)

1) Entregar os documentos a seguir na secretaria da pós-graduação (ou enviar por e-mail para secpg@cefet-rj.br, em caso de defesa remota):

  • Arquivo em mídia digital contendo os seguintes dados da Dissertação/Tese: Título, Resumo, Conclusão, nome do candidato e relação nominal dos membros da banca com a sua titulação e o seu vínculo institucional em um arquivo na extensão *.rtf  e *.pdf;
  • PDF do original da Dissertação/Tese;
  • Termo de Responsabilidade assinado pelo aluno (DIPPG-DEPOG-Marcacao_Defesa_1.1.pdf); (Para defesa remota, utilizar DIPPG-DEPOG-Marcacao_Defesa_1.4_Virtual_1.1.pdf)

2) Reserve a sala para a defesa e comunique aos membros da banca, enviando informações sobre o endereço e como chegar na instituição (em caso de defesa remota, crie o link da sala remota e envie-o para os membros da banca) .

3) Enviar e-mail para comissão de divulgação (divulg@eic.cefet-rj.br.) colocar a defesa no sistema de seminários e no site do Programa. Veja as instruções em link.

* Em caso de defesa remota, enviar um e-mail para secpg@cefet-rj.br solicitanto a ata antes do dia da defesa.

Etapa 3 – Dia da Defesa

Ações importantes no dia da defesa:

  1. Chegar com pelo menos uma hora de antecedência, abrir a sala, climatizá-la e testar a apresentação e a internet, se for necessária (em caso de defesa remota, verificar se o link da sala está funcionando, abrir a sala remota com antecedência e testar áudio, vídeo e compartilhamento da apresentação);
  2. A Ata de Defesa de Dissertação deve ser preenchida e assinada pelos integrantes da banca e candidato.

Etapa 4 – Entrega da Versão Final

Ações necessárias:

  • Enviar o PDF da versão final dissertação para a biblioteca para que a(o) bibliotecária(o) providencie a Ficha catalográfica.

Documentos necessários para a entrega da versão final e solicitação de diploma:

  1. Cópia de RG e CPF autenticados;
  2. Cópia da certidão de nascimento autenticada;
  3. Cópia do Diploma de Graduação autenticado;
  4. Solicitação de Diploma (DIPPG-DEPOG-Solicitação-de-Emissão-de-Diploma.pdf);
  5. Solicitação de Emissão de Diploma (Requerimento Geral.pdf, deve-se marcar a opção emissão de diploma);
  6. Termo de Entrega e Autorização (DIPPG-DEPOG-007_Termo_Entrega_Original.pdf);
  7. Nada consta da Biblioteca Central do CEFET/RJ;
  8. Dissertação encadernada com a ata da defesa assinada pelos membros da banca e com a ficha catalográfica gerada pela biblioteca (Antes de encadernar, deve-se verificar o PDF com a secretaria da DIPPG para ver se está tudo correto para a encadernação). A encadernação e o posicionamento da ficha catalográfica e ata da defesa devem seguir as normas contidas no documento “Manual de Elaboração de Teses Dissertações e Monografias.pdf”.

Sugestão de  requerimentos:

  1. Solicitação de Histórico escolar (Requerimento Geral.pdf, deve-se marcar a opção histórico);
  2. Solicitação de Declaração de que o diploma está em fase de confecção (Requerimento Geral.pdf, deve-se marcar a opção declaração e especificar logo abaixo). A declaração costuma ficar pronta em uma semana.

Obs.: A DIPPG lança os dados do aluno no sistema e encaminha para o DERAC para que o diploma seja confeccionado pelo próprio CEFET/RJ. Entrar em contato com o DERAC para saber sobre o andamento do diploma.

Agradecimento ao nosso primeiro discente a defender, Rafael Guimarães Rodrigues, que elaborou este roteiro dos passos para a defesa de dissertação.