Solidariedade, Nucleação e Visibilidade

Indicadores de Solidariedade e Nucleação

A formação do PPCIC conta com quadro docente proveniente de diferentes campi (Maracanã, Nova Iguaçu e Petrópolis). Tal abordagem fortalece a instituição como um todo, atende aos alunos que pretendem continuar seus estudos nas diferentes unidades e fortalece os projetos pedagógicos das graduações relacionadas, uma vez que há um potencial de forte interação entre os níveis médio-técnico, graduação e pós-graduação. Essa estrutura verticalizada e distribuída é um diferencial marcante do CEFET/RJ e proporcionam diferentes oportunidades para ações de solidariedade e nucleação.

Alunos de outros programas do CEFET/RJ e de outras instituições podem cursar disciplinas do PPCIC. Também existe a possibilidade de alunos ainda não vinculados a nenhum Programa de pós-graduação cursarem disciplinas do PPCIC (disciplinas isoladas). Existe regulamentação do CEFET/RJ sobre a inscrição em disciplinas isoladas, o que também permite que alunos com interesse pelo Programa possam efetivamente verificar se o PPCIC atende a suas expectativas antes de passarem pelo processo seletivo. No caso, podem ser cursadas até, no máximo, três disciplinas nessa condição.

Cabe ressaltar também a presença de outros programas de pós-graduação do CEFET/RJ, como Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO), Engenharia Elétrica (PPEEL), Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais (PPEMM) e Ensino de Ciências e Matemática (PPECM) onde há uma presença de discentes e docentes com interesse na área de extração de conhecimento a partir de dados. Esses programas podem ter forte associação com o PPCIC. De fato, essa sinergia já ocorre entre pesquisadores do PPCIC e do PPPRO.

O PPCIC também participa em projetos de cooperação solidária junto a Programas de Pós-Graduação por meio dos dois INCTs nos quais faz parte como laboratório associado. Tratam-se dos INCTs de Ciência de Dados (CID) e do e-Universo, respectivamente coordenados pelo LNCC e ON/LIneA. Por meio destes INCTs estamos com colaboração em andamento com os demais laboratórios associados de cada INCT.

Finalmente, as instalações do PPCIC também estão sendo utilizadas para o desenvolvimento de teses e dissertações de outros Programas do CEFET/RJ e de outras IES e Pesquisa, o que potencializa o desenvolvimento dos demais programas e de instituições parceiras, tais como a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

Acompanhamento de Egressos

Desde a concepção, o PPCIC realiza ações no sentido de promover um bom acompanhamento de seus discentes e egressos. Já na matrícula são solicitadas informações socioeconômicas dos discentes. A partir das informações coletadas podemos construir o perfil dos discentes e compará-los com os egressos. Tal análise será periódica para que seja possível ver o grau de empregabilidade e inserção no mercado dos egressos do PPCIC.

O interesse no Acompanhamento de Egressos também está contemplado na política institucional. Em 2017, a Diretoria de Gestão Estratégica do CEFET/RJ iniciou um programa de acompanhamento dos ex-alunos da Instituição, nos três níveis de ensino (pós-graduação, graduação e médio/técnico), visando coletar dados e gerar indicadores sobre o destino dos egressos e sua inserção e desempenho no mercado de trabalho. No escopo desse programa institucional, diversas outras ações estão sendo planejadas de modo que as experiências desses egressos possam ser compartilhadas com os atuais discentes.

Vale mencionar que esse programa de acompanhamento de egressos que está sendo implantado no CEFET/RJ também foi objeto de uma proposta submetida à Chamada Pública SETEC-MEC 01/2017 – Capacitação em Gestão da Inovação, tendo sido bem-avaliada e selecionada por um comitê composto por membros da Steinbeis University Berlin – School of International Business and Entrepreneurship (Alemanha).

Uma outra iniciativa nesse sentido é a participação dos egressos nos workshops e seminários realizados na Escola de Informática e Computação (EIC), organizados pelos docentes do PPCIC.

Devido a sua recente criação em 2016, em 2018 tivemos os primeiros egressos formados. Dos 3 egressos do Programa em 2018, um discente era professor de outra Unidade do CEFET/RJ, tendo progredido na carreira após o término do mestrado e um segundo seguiu seus estudos se tornando aluno de doutorado de UFF e tendo conseguido uma vaga de professor na Unilasalle do Rio de Janeiro.

Visibilidade

Existem diversas ações de visibilidade do Programa, dentre as quais destacam-se: (i) Página do Programa e redes sociais, (ii) Acesso aos indicadores do Programa, (iii) Uso da plataforma Moodle e (iv) organização de eventos regionais e nacionais.

A página do PPCIC (http://eic.cefet-rj.br/ppcic) disponibiliza informações sobre o curso, área de concentração, linhas e projetos de pesquisa, disciplinas, corpo docente, alunos, processo seletivo, regulamentos e funcionamento do Programa. As informações das dissertações e produtos (artefatos) produzidos também estão disponibilizadas na página do PPCIC. O site está no formato bilíngue, o que amplia a visibilidade internacional do Programa.

Na página do Programa, os alunos também podem acessar toda a regulamentação referente ao curso e à concessão de bolsas, documentos e formulários diversos. As notícias referentes ao curso bem como um calendário dos eventos do mês são constantemente atualizadas. Existe autonomia para a realização de atualizações, que podem ser feitas tanto pela coordenação quanto pela equipe técnica-administrativa.

O Programa também dispõe de página na rede social do Facebook (http://www.facebook.com/eic.cefetrj). As informações postadas nas redes sociais possibilitam ampliar o alcance das informações contidas na página do Programa, como a divulgação das defesas, processo seletivo e eventos do Programa.

No que tange ao acesso aos indicadores do Programa, tais indicadores são disponibilizados na página do PPCIC (http://eic.cefet-rj.br/lattes). Essa iniciativa traz maior visibilidade e transparência. Estão sendo disponibilizados indicadores como produção em periódicos, produção em anais de congressos, produção técnica, orientações concluídas, orientações em andamento, grafo de colaboração e outras. Estas informações são atualizadas trimestralmente.

Na área de ensino, faz-se uso do Plataforma Moodle (http://eic.cefet-rj.br/moodle) para dar visibilidade aos discentes acerca dos conteúdos das disciplinas presenciais ministradas no curso de mestrado.

Os discentes do PPCIC participam da Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-Graduação (JIPP). Trata-se de um evento anual promovido pela instituição em que há participação de docentes e discentes do PPCIC apresentando os resultados de suas pesquisas. A JIPP ocorre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O PPCIC organiza seminários, workshops e hackathon, possibilitando visibilidade dos assuntos pesquisados tanto por nossos docentes e discentes, quanto por pesquisadores convidados de outras instituições próximas: LNCC, UFRJ, UFF, Fiocruz, UERJ, dentre outras. Sempre que possível, docentes do PPCIC também procuram organizar eventos nacionais apoiados pela SBC. Como exemplo, em 2015 tivemos a organização em conjunto com o LNCC do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (http://dexl.lncc.br/sbbd2015/). Em 2017, tivemos a organização do mini-simpósio de teoria espectral de grafos do International Linear Algebra Society (https://ilas2017.math.iastate.edu/program/#minisymp). No ano de 2018, os docentes do programa organizaram o LAWCG 2018 – VIII Latin American on Cliques in Graphs (http://lawcg2018.icomp.ufam.edu.br/) e o primeiro LADaS 2018 – Latin America Workshop on Data Science (http://eic.cefet-rj.br/ladas2018/).

No ano de 2019, os docentes do PPCIC participarão da organização dos seguintes eventos:

  • SBrT – Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (http://sbrt.org.br/sbrt2019) tendo o docente do PPCIC Diego Haddad como Coordenador de Minicursos.
  • ILAS – Conference of the International Linear Algebra Society (http://ilas2019.org) tendo o docente do PPCIC Leonardo Lima como membro do Comitê Local.
  • WebMedia – Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (https://webmedia.org.br/2019) que ocorrerá no próprio CEFET/RJ tendo os docentes do PPCIC Joel Santos como Coordenador Geral do evento, Kele Belloze como co-Coordenadora do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Diego Brandão como membro do Comitê Local.
  • BreSci – Brazilian e-Science Workshop (http://csbc2019.sbc.org.br/eventos/13bresci/) tendo o docente do PPCIC, Prof. Eduardo Ogasawara, como Coordenador do evento.