I – Indicadores de Solidariedade e Nucleação

A formação do PPCIC conta com quadro docente proveniente de diferentes campi (Maracanã, Nova Iguaçu e Petrópolis). Tal abordagem fortalece a instituição como um todo, atende aos alunos que pretendem continuar seus estudos nas diferentes unidades e fortalece os projetos pedagógicos das graduações relacionadas, uma vez que há um potencial de forte interação entre os níveis médio-técnico, graduação e pós-graduação. Essa estrutura verticalizada e distribuída é um diferencial marcante do CEFET/RJ e proporcionam diferentes oportunidades para ações de solidariedade e nucleação.

Alunos de outros programas do CEFET/RJ e de outras instituições podem cursar disciplinas do PPCIC. Também existe a possibilidade de alunos ainda não vinculados a nenhum Programa de pós-graduação cursarem disciplinas do PPCIC (alunos ouvintes). Existe regulamentação do CEFET/RJ sobre a inscrição de alunos ouvintes, o que também permite que interessados pelo Programa possam efetivamente verificar se o PPCIC atende a suas expectativas antes de passarem pelo processo seletivo. No caso, podem ser cursadas até, no máximo, três disciplinas nessa condição.

Cabe ressaltar também a presença de outros programas de pós-graduação do CEFET/RJ, como Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO), Engenharia Elétrica (PPEEL), Engenharia Mecânica e Tecnologia de Materiais (PPEMM) e Ensino de Ciências e Matemática (PPECM) onde há uma presença de discentes e docentes com interesse na área de extração de conhecimento a partir de dados. Esses programas podem ter forte associação com o PPCIC. De fato, essa sinergia já ocorre entre pesquisadores do PPCIC, PPPRO e PPEEL.

O PPCIC também participa em projetos de cooperação solidária junto a Programas de Pós-Graduação por meio dos dois INCTs nos quais faz parte como laboratório associado: INCTs de Ciência de Dados (CID) e e-Universo, respectivamente coordenados pelo LNCC e ON/LIneA. Por meio destes INCTs estamos com colaboração em andamento com os demais laboratórios associados de cada INCT.

Ademais, as instalações do PPCIC também estão sendo utilizadas para o desenvolvimento de teses e dissertações de outros Programas do CEFET/RJ e de outras IES e Pesquisa, o que potencializa o desenvolvimento dos demais programas e de instituições parceiras, tais como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

Finalmente, cabe ressaltar que desde 2019, quando o conceito de docente permanente e colaborador ficou mais claro no documento de área (em detrimento a docente ativo), o Programa passou a estimular que haja coorientação com pesquisadores externos ao Programa. Esse estímulo se dá da seguinte forma: para cada orientação com coorientação interna (com outro docente permanente do Programa), habilita-se a oportunidade de coorientações com pesquisadores externos. Isso garante um balanço entre o crescimento interno e colaborativo dos docentes do Programa com as oportunidades de interação com pesquisadores externos ao mesmo. 

Frente ao atual conceito de docente colaborador, o Programa atualizou suas normas de forma a permitir que o docente colaborador cooriente até duas dissertações e ministre uma disciplina do Programa. Assim, será possível uma maior interação entre colaboradores e os docentes permanentes do programa. O resultado esperado é estimular o credenciamento de colaboradores assim como manter um alto índice de colaboração interna dos docentes do programa. A entrada de colaboradores, a partir de 2020, se dará por meio de chamadas regulares.

II – Acompanhamento de Egressos

Veja a página de egressos

III – Visibilidade

Existem diversas ações de visibilidade do Programa, dentre as quais destacam-se: (i) Página do Programa e redes sociais, (ii) Acesso aos indicadores do Programa, (iii) Uso da plataforma Moodle e (iv) organização de eventos regionais e nacionais.

A página do PPCIC (http://eic.cefet-rj.br/ppcic) disponibiliza informações sobre o curso, área de concentração, linhas e projetos de pesquisa, disciplinas, corpo docente, alunos, processo seletivo, regulamentos e funcionamento do Programa. As informações das dissertações e produtos (artefatos) produzidos também estão disponibilizadas na página do PPCIC. O site está no formato bilíngue, o que amplia a visibilidade internacional do Programa.

Na página do Programa, os alunos também podem acessar toda a regulamentação referente ao curso e à concessão de bolsas, documentos e formulários diversos. As notícias referentes ao curso bem como um calendário dos eventos do mês são constantemente atualizadas. Existe autonomia para a realização de atualizações, que podem ser feitas tanto pela coordenação quanto pela equipe técnica-administrativa.

O Programa também dispõe de página na rede social do Facebook (http://www.facebook.com/eic.cefetrj). As informações postadas nas redes sociais possibilitam ampliar o alcance das informações contidas na página do Programa, como a divulgação das defesas, processo seletivo e eventos do Programa. Além de sua página no Facebook, o Programa mantém um canal no Youtube (https://youtu.be/0Cf5-SOT3-4) onde são disponibilizados vídeos relativos ao processo seletivo, área de atuação dos docentes e vídeos de divulgação dos trabalhos de seus discentes.

No que tange ao acesso aos indicadores do Programa, tais indicadores são disponibilizados na página do PPCIC (http://eic.cefet-rj.br/lattes). Essa iniciativa traz maior visibilidade e transparência. Estão sendo disponibilizados indicadores como produção em periódicos, produção em anais de congressos, produção técnica, orientações concluídas, orientações em andamento, grafo de colaboração e outras. Estas informações são atualizadas trimestralmente.

Na área de ensino, faz-se uso da Plataforma Moodle (http://eic.cefet-rj.br/moodle) para dar visibilidade aos discentes acerca dos conteúdos das disciplinas presenciais ministradas no curso de mestrado.

Os discentes do PPCIC participam da Jornada Integrada de Pesquisa e Pós-Graduação (JIPP). Trata-se de um evento anual promovido pela instituição em que há participação de docentes e discentes do PPCIC apresentando os resultados de suas pesquisas. A JIPP ocorre durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O PPCIC organiza seminários, workshops e Hackathon, possibilitando visibilidade dos assuntos pesquisados tanto por nossos docentes e discentes, quanto por pesquisadores convidados de outras instituições próximas: LNCC, UFRJ, UFF, Fiocruz, UERJ, dentre outras. Sempre que possível, docentes do PPCIC também procuram organizar eventos nacionais apoiados pela SBC. 

Nos últimos anos tivemos os seguintes eventos organizados:

  • SBBD 2015: Simpósio Brasileiro de Banco de Dados organização pelo docente Eduardo Ogasawara em conjunto com Fabio Porto do LNCC;
  • ILAS 2017: Mini-simpósio de teoria espectral de grafos do International Linear Algebra Society (https://ilas2017.math.iastate.edu/program/#minisymp), organizado pelo docente Leonardo Lima;
  • LAWCG 2018: VIII Latin American on Cliques in Graphs (http://lawcg2018.icomp.ufam.edu.br/), organizado localmente pelos docentes Diego Brandão, Pedro González e Raphael Machado;
  • LADaS 2018: Latin America Workshop on Data Science (http://eic.cefet-rj.br/ladas2018/), coordenado pelo docente Eduardo Ogasawara.  
  • WebMedia 2019: Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (https://webmedia.org.br/2019) que ocorreu no próprio CEFET/RJ tendo os docentes do PPCIC Joel Santos como Coordenador Geral do evento, Kele Belloze como co-Coordenadora do Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Diego Brandão como membro do Comitê Local.
  • V Escola Regional de Alto Desempenho do Rio de Janeiro (http://www.sbc.org.br/eradrj2019), tendo os docentes Rafaelli Coutinho e Diego Brandão como coordenadores gerais do evento. 
  • XIII BreSci: Brazilian e-Science Workshop (http://csbc2019.sbc.org.br/eventos/13bresci/) tendo o docente do PPCIC, Prof. Eduardo Ogasawara, como Coordenador do evento.
  • SBrT – Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (http://sbrt.org.br/sbrt2019) tendo o docente do PPCIC Diego Haddad como Coordenador de Minicursos, e o docente Felipe da Rocha Henriques como Coordenador local.
  • ILAS – Conference of the International Linear Algebra Society (http://ilas2019.org) tendo o docente do PPCIC Leonardo Lima como membro do Comitê Local.
  • Workshop on Spectral Graph Theory em 2020, tendo o Prof. Leonardo Lima como co-chair. O site do evento está disponível em http://spectralgraphtheory.org