Atividades Complementares

Além das atividades de ensino junto à graduação, das orientações de iniciação científica e de projetos finais, os docentes do PPCIC têm realizado várias outras atividades complementares. As ações incluem atividades: (i) revisão de periódicos, (ii) participação de comitê de programas, (iii) participação de conselhos superiores do CEFET/RJ, (iv) atividades de gestão, (v) minicursos, (vi) coorientações de teses e dissertações em outras IES, (vii) participação de bancas de doutorado e mestrado em outras IES, (viii) homenagens e premiações. Tais ações são apresentadas docente a docente, a seguir:

Diego Brandão: teve projeto de pesquisa APQ1 aprovado na FAPERJ, projeto de desenvolvimento tecnológico ADT1 aprovado também na FAPERJ e projeto de extensão aprovado no edital PROEXT/MEC (2013).  É líder do Grupo de Pesquisa de Modelagem Computacional do CEFET/RJ. Organizou o International Conference on Formal Aspects of Component Software em 2015, o Latin American Workshop on Cliques and Graphs em 2018, a Escola Regional de Sistemas de Informação em 2014 e a Escola Regional de Alto Desempenho do Rio de Janeiro em 2019. É membro dos comitês de programas dos seguintes eventos: International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP), Workshop on Application for Multi-Core Architectures (WAMCA), Escola Regional de Sistemas de Informação (ERSI/RJ), Special Session on High Performance Computing and Modeling & Simulation Education (HPCS). É revisor dos seguintes periódicos: International Engineering Journal, Latin American Journal of Computing e Journal of Hydrology. Participa de projeto de Pesquisa e Inovação junto a Tata Consultancy Service (TCS) na área de Inteligência Computacional. Em termos administrativos, atua como o atual presidente do comitê responsável pelo processo seletivo de alunos do PPCIC.

Diego Haddad: teve projeto de pesquisa Universal aprovado no CNPq (2016) e APQ1 (FAPERJ/2019). É líder do Grupo de Pesquisa intitulado “Redes Adaptativas e Processamento Inteligente de Sinais”. Tem mais de 20 artigos em periódicos e mais de 50 em congressos, entre nacionais e internacionais. É revisor dos periódicos Signal Processing, EURASIP Journal on Advances in Signal Processing, Sensors e Entropy. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPEEL) do CEFET/RJ. Participou de bancas de mestrado e doutorado na UFRJ, UFF, UERJ, UFPR e UFJF. Co-orienta dissertações e teses na COPPE/UFRJ. Foi membro do Comitê de Programa Técnico do Congresso de Engenharia de Áudio da AES-Brasil (2011, 2014 e 2015) e da Offshore Technology Conference (2011) e está no comitê de organização do Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (2019). É membro do projeto “Desenvolvimento, Modelagem e Caracterização de Materiais Funcionais”, contemplado no edital do programa “Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2018” (Edital FAPERJ nº 11/2018), o qual tem como objetivo apoiar a aquisição e manutenção de equipamentos, a execução de obras de infraestrutura e despesas de custeio previstas em projetos de pesquisa. Recentemente, seu artigo intitulado “A novel sequential activation method for the locomotion of quadrupedal soft robots” obteve o prêmio de melhor artigo (Best Paper) do LARS/SBR 2019, o maior evento de robótica da América Latina.

Eduardo Bezerra: teve projeto tecnológico aprovado no CNPq. É líder do grupo de pesquisa em Aprendizado de Máquina do CEFET/RJ. Em 2016 foi autor do minicurso de Aprendizagem Profunda no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Entre 2015 e 2016, produziu uma nova edição dos livros: Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML e Data Mining: conceitos, técnicas, algoritmos, orientações e aplicações. No tocante ao apoio administrativos, coordenou o Bacharelado em Ciência da Computação entre 2013-2014, período em que também foi membro do Conselho de Ensino. Entre 2015-2016 foi membro suplente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Eduardo Ogasawara: é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Teve também projetos de pesquisa APQ1 aprovados na FAPERJ. Também é coordenador local, representando o CEFET/RJ, no INCT em Ciência de Dados que teve o mérito aprovado pelo CNPq em 2016. É líder do grupo de pesquisa em Mineração de Dados do CEFET/RJ. Coorienta dissertações e teses com o LNCC e UFF e participou de bancas de doutorado e mestrado no LNCC, UFRJ, IME, UFF e Unicamp. É revisor de periódicos como: Journal of Parallel and Distributed Computing, IEEE Transactions on Service Computing e The Journal of Systems and Software. Faz parte do comitê de programa do SIAM International Conference on Data Mining e do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. Anualmente oferece o minicurso de Análise de Dados no Programa de Verão do LNCC e em 2019 ofereceu uma oficina de Análise de Dados na Escola Regional de Banco de Dados. Participa de Projeto de Pesquisa junto a Petrobras (CENPES) na área de análise de séries espaço-temporais. Em termos administrativos, coordena o PPCIC e é membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) desde 2013. Em 2019, obteve melhor artigo no SBBD.

Felipe da Rocha Henriques: teve projeto APQ1 aprovado na FAPERJ em 2019. Participou da Comissão Organizadora do XXXVII Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2019), como Coordenador local. Tem atuado como revisor dos periódicos Digital Signal Processing, Sensors, Journal of Communication and Information System e IEEE Latin America Transactions. Recebeu menção honrosa no WebMedia 2019 com o artigo “Performance Evaluation and Comparison of Default and Small Private Key Rainbow Digital Signature Scheme for IoT Devices ” e no Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica do WebMedia 2019 com o artigo “UnderApp: A System For Remote Monitoring Of Landslides Based On Wireless Underground Sensor Networks ”. Em termos administrativos, atuou como coordenador do Curso Técnico em Telecomunicações do Campus Petrópolis do CEFET/RJ de 2012 até 2019.

Gustavo Paiva Guedes e Silva: Gustavo Paiva Guedes e Silva teve projeto de pesquisa AUX-IND aprovado na FAPERJ em 2016. É líder do grupo de pesquisa Laboratório de Computação Afetiva do CEFET/RJ. É revisor de periódicos como: Psychological Reports, IEEE Latin America Transactions e IEEE Access. Recebeu menção honrosa no BrasNam 2014 com o artigo “Uma Abordagem para Programas de Bonificação Baseada em Redes Sociais”, no SAC 2015 com o artigo “Exploring Multiple Clustering in Attributed Graphs” e no BrasNam 2019 com o artigo “Identificação de predadores sexuais brasileiros por meio de análise de conversas realizadas na Internet”. Além disso, recebeu prêmio de melhor artigo no KDMiLe 2017 com o trabalho “TATModel – Em Direção a um Novo Modelo para Avaliação de Traduções Automáticas de Texto”. Em termos administrativos, coordenou Bacharelado em Ciência da Computação (Maracanã) entre 2015 e 2017, período em que também foi membro do Conselho de Ensino.

João Roberto de Toledo Quadros: teve projeto de pesquisa APQ1 aprovado na FAPERJ. Obteve o melhor artigo do SENID 2013 com o trabalho “Construção de Ambiente para Desenvolvimento de Jogos Educacionais Baseados em Interface de Gestos”. Orientou alunos do Curso Técnico de Informática que obtiveram: Medalha de Prata (edições de 2010 e 2011) e Bronze (edições de 2009 e 2016) e Honra ao Mérito ( nas edições de 2017, 2018 e 2019) na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), 3o lugar na Copa CRIA (Copa RioINFO de Algoritmos) de 2012 e 2013, quinto e quarto lugar, em 2017 e 2018, na competição Fórmula Drone da SAE Brasil , sendo a única equipe a ganhar premiação em duas edições consecutivas, participação na Olimpíada Brasileira de Robótica, nas estaduais de 2015, 2016, 2017 , 2018 e 2019. Organiza a Regional do Rio de Janeiro da Olimpíada Brasileira de Informática desde 2009. Organizou e coordenou, como sede estadual, a Maratona de Programação de 2015. Organizou o 1º Fórum Fórmula Drone, com sede no Rio de Janeiro. Em termos administrativos, foi coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet (Maracanã) em 2005, coordenador do Curso Técnico de Informática (Maracanã) de 2006 a 2014; foi membro eleito do Conselho de Ensino (CONEN) no biênio de 2012-2013 , membro do Conselho de Ensino Médio-Técnico (CONDMET) de 2008 a 2014 e membro do Conselho de Extensão (CONEX) entre 2018 e 2019.

Joel André Ferreira dos Santos: colíder do Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados do CEFET/RJ. Teve projetos de pesquisa FAPERJ APQ1 em 2016, FAPERJ APQ2  e CAPES PAEP em 2019. Durante seu doutorado teve Bolsa Nota DEZ pela FAPERJ. Como docente do PPCIC orientou a dissertação ganhadora do prêmio de melhor dissertação do Concurso de Teses e Dissertações do WebMedia 2019. Fez doutorado sanduíche no período 2014-2015 no Inria-Grenoble, possibilitando colaboração internacional com os pesquisadores Cécile Roisin e Nabil Layaïda. A colaboração é evidenciada por publicação em conjunto com os pesquisadores. Foi coordenador geral do XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2019), realizado no CEFET/RJ, sendo atualmente vice-coordenador da Comissão Especial de Multimídia e Web (CE-WebMedia) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É membro do comitê de programa do WebMedia desde 2016, da Escola Regional em Computação Aplicada à Saúde em 2018 e da ACS/IEEE International Conference on Computer Systems and Applications em 2019. Em termos administrativos, é o substituto do coordenador do PPCIC.

Jorge de Abreu Soares: Colíder do Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados do CEFET/RJ. Externamente, orientou até 2016 cinco alunos de mestrado na UERJ. Organizou o XVII Encontro do Mestrado em Ciências Contábeis em 2015. Em termos administrativos, foi coordenador adjunto (dois anos) e geral (um ano e meio) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UERJ, entre 2013 e 2016. Também desempenhou a função de Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ em dois mandatos (entre maio de 2011 e maio de 2015), além de ter sido membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UERJ (CSEPE), participando de sua Comissão Permanente de Pesquisa e Pós-graduação (CPPPG), e da Comissão Permanente de Estratégia, Normas e Desenvolvimento (CPEND). É avaliador ad hoc do INEP/MEC para atos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento referentes aos cursos de graduação em Computação desde 2010.

Kele Teixeira Belloze: é presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) e atua como coordenadora acadêmica substituta do Departamento Acadêmico de Informática. Participa de projeto de pesquisa junto a Fiocruz sobre a modelagem computacional de bactérias multirresistentes. Em 2020 é uma das organizadoras do Brazilian e-Science Workshop (BreSci), evento do qual é membro do comitê de programa desde 2012. É revisora da revista Cadernos de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). Em 2019, organizou o Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica do WebMedia e coordenou as sessões técnicas e pôsteres da Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de janeiro. 

Laura Silva de Assis: teve projeto aprovado na FAPERJ e no próprio CEFET/RJ (edital interno). Obteve menção honrosa por trabalho apresentado no 24 Workshop sobre Educação em Computação (CSBC WEI). Em termos administrativos, coordena o curso de Engenharia de Computação (Petrópolis) desde 2016 e foi membro do Conselho de Extensão (CONEX) em 2016. Também coordena projeto de extensão para o treinamento de alunos de graduação e de ensino médio para participarem, respectivamente, na Maratona de programação e OBI.

Leonardo Silva de Lima: é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Foi pesquisador da FAPERJ do Edital Apoio a Grupos Emergentes e de Projeto Universal do CNPq, além de ser bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado. É líder do grupo de pesquisa GEOS Gestão Estratégica de Operações e Sistemas do CEFET/RJ e participa como pesquisador do grupo Teoria Espectral dos Grafos em Problemas Estruturais de Grafos e em Otimização Combinatória, vinculado ao Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Além de parcerias com pesquisadores da UFRJ, o docente também realiza trabalhos com pesquisadores da ENCE Escola Nacional de Ciências Estatísticas e de universidades de outros países. É coorientador de dissertações e teses do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ e do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp. É revisor dos periódicos Linear Algebra and its Applications, Discrete Mathematics, Discrete Applied Mathematics e Ars Combinatoria. Faz parte do comitê de programa dos congressos CNMAC, SBPO. Fez parte da Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação das Engenharias III na Capes em 2017.

Pedro Henrique González Silva: Em 2017 participou como membro do comitê de programa do 5th International Conference dedicated to Variable Neighborhood Search e se tornou colíder do Grupo de Pesquisa de Modelagem Computacional do CEFET/RJ. Organizou em os Seminários da Escola de Informática e Computação, o Workshop da Escola de Informática e Computação e foi membro do comitê local do Latin American Workshop on Cliques in Graphs em 2018. Já em 2019, foi membro do comitê de programa do Workshop on High Performance Computing for Smart Cities. Em termos administrativos, participa da Comissão de Acompanhamento de Desempenho Discente e da Comissão de Internacionalização desde 2017. Além disso, é revisor dos periódicos International Transactions in Operational Research, RAIRO. Recherche Opérationnelle, Annals of Operations Research, Journal of the Operational Research Society, Asia-Pacific Journal Of Operational Research, Computers & Industrial Engineering e European Journal Of Operational Research. Atualmente realiza estágio Pós-Doutoral no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC/COPPE/UFRJ). 

Rafaelli de Carvalho Coutinho: teve projetos aprovados no edital Auxílio Recém Contratado da FAPERJ em 2016 e 2019, na chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação do CNPq em 2018 e nos editais internos do CEFET/RJ por três anos consecutivos, de 2017 a 2019. Organizou o Brazilian e-Science Workshop (BreSci) em 2017 e a Escola Regional de Alto Desempenho do Rio de Janeiro (ERAD-RJ) em 2019. É membro do comitê de programa do BreSci desde 2016 e do comitê de organização da ERAD-RJ desde 2017. Em termos administrativos, coordena o curso de Engenharia de Controle e Automação (Nova Iguaçu) desde 2019.