I – Estrutura Curricular

O curso de Mestrado em Ciência da Computação é organizado em regime trimestral. De acordo com a norma do Programa, para obtenção do título de Mestre em Ciência da Computação, os discentes do Programa precisam obter 24 créditos em disciplinas, sendo, no mínimo, nove créditos de disciplinas do núcleo básico, com os demais podendo ser complementados com disciplinas do núcleo específico. Os discentes também precisam cursar as disciplinas Seminário para Dissertação e Pesquisa para Dissertação, ambas sem atribuição de créditos, mas obrigatórias. Na disciplina Seminário para Dissertação os discentes apresentam a proposta de dissertação devendo essa ser aprovada por Banca Examinadora. Os discentes cursam a disciplina Pesquisa para Dissertação, uma vez já tendo sua proposta aprovada, para elaboração e defesa da sua dissertação. No caso de estudantes bolsistas, é obrigatório o cumprimento da disciplina Estágio de Docência.

Cabe ressaltar o compromisso do PPCIC em formar egressos com sólida formação em Ciência da Computação com ênfase em Ciência de Dados. Neste contexto, constitui-se um desafio técnico-científico em computação o estudo metódico para a extração generalizada e em escala de conhecimento relevante a partir de uma imensa massa de dados, em geral dinâmicos. Por conta disso, o programa estabelece um balanço entre ofertas de disciplinas básicas que oferecem um arcabouço teórico referentes a formação básica em Ciência da Computação e as disciplinas eletivas que atendem às demandas referentes à extração de conhecimento a partir do processamento de grandes volumes de dados.

Especificamente, identificamos duas linhas de pesquisa principais cujo amadurecimento conduz a uma formação abrangente de Cientista da Computação com formação sólida de Ciência de Dados em um horizonte de alguns anos de pesquisa e desenvolvimento: (i) Análise de Dados e Aplicações e (ii) Aprendizado de Máquina e Otimização.

Disciplinas do Programa

Considerando-se o perfil de egresso, o Programa visa formar recursos humanos altamente qualificados e servir de alicerce para a sua projeção na sociedade do conhecimento. O curso de mestrado do PPCIC oferece aos alunos um leque de disciplinas da computação, articuladas com as linhas de pesquisa do Programa promovendo uma formação abrangente e atual.

O Programa oferece seis disciplinas básicas: (i) Análise e Projeto de Algoritmos; (ii) Arquitetura de Computadores; (iii) Banco de Dados; (iv) Computação Paralela e Distribuída; (v) Estatística e Probabilidade e (vi) Metodologia Científica em Computação. O discente deve fazer, pelo menos, três disciplinas básicas. O orientador, à luz da prévia formação do discente estabelece quais disciplinas o discente deve fazer e se há a necessidade de se fazer mais do que três disciplinas básicas. Esta estrutura está de acordo com a última atualização do documento de área em Computação de 2019. 

As demais disciplinas são as eletivas. Para fornecer a formação em Ciência de Dados, o conjunto de disciplinas oferecidas pelo Programa foi comparada aos 23 maiores programas de mestrado em Ciência de Dados dos Estados Unidos. As disciplinas ofertadas são as principais contextualizadas em Ciência de Dados. Elas são distribuídas de forma homogênea entre os docentes do Programa e dão suporte aos objetivos de pesquisa relacionados nas linhas e projetos de pesquisa do Programa. A partir do crescimento do número de docentes e de linhas, novas disciplinas estão mapeadas para serem ofertadas ampliando a cobertura em Ciência de Dados. 

Na página do Programa são apresentadas as disciplinas oferecidas, identificando as que são do núcleo básico, bem como aquelas pertencentes núcleo específico. Cumpre ressaltar que a oferta das disciplinas por trimestre é planejada e divulgada ao final do ano anterior, o que viabiliza aos alunos se planejarem antecipadamente quanto as disciplinas a serem cursadas em cada trimestre.

II – Experiências Inovadoras de Formação

O PPCIC utiliza tecnologias educacionais no Programa de Mestrado. Seus materiais didáticos são primordial e preferencialmente acessados por meio da Plataforma Moodle. Por meio da plataforma, os alunos têm acesso a materiais de apoio, submetem trabalhos e interagem entre si, assim como com docentes. As salas de aula foram recentemente equipadas com quadros interativos com recursos para os docentes.

Ademais, há um planejamento de maior interação entre a graduação e pós-graduação por meio da disciplina da graduação denominada de Prática de Pesquisa Aplicada. Nesta disciplina, os alunos de mestrado podem realizar a Prática em Docência formulando temas periféricos à sua pesquisa de mestrado que são desenvolvidos por grupos de alunos ao longo da disciplina e que podem ser utilizados como temas de trabalho de conclusão de curso da graduação. Estas iniciativas são positivas pois geram uma maior sinergia entre graduação e pós-graduação, despertam mais rapidamente a vocação de trabalho colaborativo em Pesquisa & Desenvolvimento nos alunos de mestrado e, ao mesmo tempo, o interesse dos alunos de graduação em melhorar a sua formação ao decidir fazer o mestrado.

Outra característica inovadora está nos Seminários Semanais de Pesquisa. Tais seminários têm por objetivo estimular os discentes do PPCIC na sua capacidade de organizar as suas pesquisas e expor suas ideias. Os seminários ocorrem ao longo de cada trimestre letivo, tendo a participação dos discentes matriculados do segundo trimestre do curso em diante. Nos seminários os discentes apresentam: (i) artigos aceitos para publicação em conferências, para fins de prévia/ensaio; (ii) artigos confeccionados ao longo de alguma disciplina cursada no trimestre anterior; (iii) um relato sobre a evolução da sua pesquisa. Por meio de tais apresentações, os discentes obtêm feedback sobre seus trabalhos e apresentações, auxiliando no seu desenvolvimento acadêmico.

Os Seminários Semanais de Pesquisa são integrados à disciplina de Metodologia Científica em Computação. Assim, discentes que recentemente ingressaram no curso têm a oportunidade de observar na prática os conceitos explorados na disciplina, bem como conhecer as pesquisas em andamento por outros discentes, o que mobiliza uma maior integração entre eles.

Destaca-se também a participação dos alunos de graduação nos seminários, como atividade complementar à sua formação, por meio do cômputo de horas obrigatórias. Tal participação é importante, permitindo uma maior integração destes com os discentes do PPCIC. Junto com a disciplina de Prática de Pesquisa Aplicada, os seminários representam mais um estímulo para os alunos de graduação a seguirem no mestrado.

Cabe mencionar também a interação com alunos do ensino médio-técnico, através do Programa PIBIC-EM, buscando efetivamente a verticalização do ensino; esses alunos, portanto, têm a oportunidade de interagir com alunos de outros níveis de ensino, vivenciando a prática da pesquisa.