Palestra dos Resultados da 3ª edição do Programa de Pesquisa – Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

No dia 11 de novembro de 2021, das 16 às 17h, acontece mais uma edição do projeto Diálogo da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ com a apresentação dos resultados da 3ª edição do Programa de Pesquisa com o tema Classificação automatizada de produtos da Nota Fiscal Eletrônica de Compras Pública. A apresentação contará com a presença dos palestrantes Bruno Mattos Souza de Souza Melo (servidor do TCE-RJ e docente da ECG/TCE-RJ) e Eduardo Bezerra da Silva (docente do PPCIC), e será mediada por Alberto Tavares Neto (servidor do TCE-RJ, docente da ECG/TCE-RJ e membro da COPEP).

Resumo da palestra:

O problema de agrupamento e classificação de produtos quanto à sua natureza e similaridade, a partir das informações constantes das notas fiscais eletrônicas (NFE), é comum a todos os órgãos de controle do Brasil. Com o uso da base de dados das NFEs de produtos adquiridos pelo Estado do Rio de Janeiro, da base de dados de medicamentos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e de técnicas de mineração de dados, desenvolveu-se uma metodologia para agrupar e classificar os bens e produtos farmacêuticos adquiridos por órgãos da administração pública fluminense. A contribuição imediata da metodologia desenvolvida é o aumento da capacidade analítica dos órgãos de controle de todo o Brasil na fiscalização das despesas relacionadas aos medicamentos adquiridos pela rede pública de saúde. O modelo desenvolvido teve um desempenho de 93,6% na qual o valor máximo indicaria um modelo perfeito.