Aula inaugural 2019/2020 do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ realizará a aula inaugural para os discentes que ingressaram em 2019 e 2020, cujo título é “Planejando o Futuro dos Nossos Dados – Planos de Gestão de Dados”, no dia 17 de novembro de 2020, às 17h, no formato de live pelo canal do YouTube do PPCIC. A palestra será ministrada pela professora convidada Claudia Bauzer Medeiros da UNICAMP.

A aula inaugural abordará sobre Planos de Gestão de Dados. Ele são considerados no mundo inteiro como parte integral das práticas de pesquisa. Agências de fomento, instituições de pesquisa e orgãos governamentais reconhecem cada vez mais a importância da gestão
adequada dos dados de pesquisa para garantir o maior benefício possível para o avanço científico, tecnológico e social. Esses Planos são obrigatórios em vários países para submissão de projetos. No Brasil, a FAPESP vem implantando desde 2017 a obrigatoriedade desses Planos na submissão de determinadas modalidades. A partir do início de setembro de 2020, Planos de Gestão de Dados passaram a ser obrigatorios
para a maioria das modalidades de pedidos de auxilio e bolsas a FAPESP, para todas as áreas do conhecimento, sendo, inclusive, um dos quesitos analisados na avaliação de uma proposta e dos relatórios cientificos.

Na palestra, a professora Claudia Bauzer Medeiros irá  apresentar os principais aspectos de um Plano de Gestão de Dados, mostrando como prepará-lo, discutindo sua importância no atual cenário mundial de pesquisa e as vantagens que trazem para a pesquisa de todos.

Link para a aula: https://youtu.be/JK0waMJqLtI

Para mais informações sobre a aula, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios/seic/planejando-o-futuro-dos-nossos-dados-planos-de-gestao-de-dados

Sobre a palestrante

Claudia Bauzer Medeiros

A Professora Claudia Bauzer de Medeiros é pesquisadora 1A do CNPq. Professora titular da UNICAMP, com graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979) , doutorado em Computer Science – University of Waterloo (1985), pós-doutorado no INRIA, França (1990) e livre docência em Bancos de Dados (UNICAMP, 1992). Membro da Coordenação de Área de Ciência e Engenharia de Computação da FAPESP (2004-2014), da Coordenação Adjunta da FAPESP, para o programa e-Science e Data Science (2014-) e do Comitê Assessor de Computação do CNPq (2013-2016). Foi coordenadora do Comitê Assessor de Computação do CNPq (2001-2002); na CAPES, foi vice-coordenadora do Comitê de Computação (1998-2000), e membro do mesmo Comitê (2008-2010). Desenvolve pesquisas em gerenciamento de dados científicos, em particular desafios associados à heterogeneidade, volume e complexidade desses dados, para vários tipos de aplicações multidisciplinares do mundo real, em particular em biodiversidade e planejamento agro-ambiental. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Computação (2003-2007). Recebeu o prêmio Newton Faller (SBC), o prêmio Change Agent (ACM e Anita Borg Institute) e por 3 vezes o Prêmio de Excelência Académica Zeferino Vaz (UNICAMP – 1997, 2001 e 2009). Em 2007, outorgada Doctor Honoris Causa pela Universidad Antenor Orrego, Trujillo, Peru e em 2008 admitida na Ordem Nacional do Mérito Científico, como comendadora. Em 2012, tornou-se ACM Distinguished Speaker. Em 2013, recebeu o prêmio Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino (UNICAMP – associado a toda a carreira). Em 2015, outorgada Dr. Honoris Causa pela Université Paris Dauphine, França. Membro do Council da Research Data Alliance (2018-2020) e do Conselho da Association of Computing Machinery (2018-2020). Em 2018, recebeu o Prémio de Mérito LatinoAmericano em Informática, outorgado pelo CLEI (Centro de Estudios LatinoAmericanos en Informática). Também em 2018, eleita para a Academia Brasileira de Ciências. Em 2020, tornou-se membro do Conselho Científico da WDS (World Data System).