Defesa de dissertação (28/09/2020): Ellen Paixão Silva

Discente:  Ellen Paixão Silva

Título: A Influência de Mídias Multissensoriais na Aprendizagem de Crianças com Dislexia

Orientadores: Joel André Ferreira dos Santos (orientador) Silva e Glauco Amorim (coorientador)

Banca: Joel André Ferreira dos Santos (Presidente), Glauco Amorim (CEFET/RJ), Gustavo Guedes (CEFET/RJ), Renata Mousinho (UFRJ) e Maria da Graça Campos Pimentel (USP)

Dia/Hora: 28 de setembro de 2020, às 19h

Sala remota:

MS Team (https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NmJkN2EwMDAtNjVjZS00OThiLThlMzktODI0OGI2OTI0OWUx%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%2264f8dc5c-d07e-4edc-acf2-16d1e4d1205d%22%7d)

Resumo:

A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem que pode afetar as habilidades de leitura e escrita prejudicando, principalmente, o processo de alfabetização. Na leitura, a sobrecarga na memória de trabalho prejudica a compreensão de textos sendo observado sintomas como erros de reconhecimento de palavras e dificuldade de decodificação de palavras. Pesquisas publicadas na literatura indicam que a formação da memória engloba diferentes sentidos humanos e que estímulos provenientes de conteúdos multimídia melhoram o desempenho de escolares com dislexia. No entanto, a maioria das aplicações multimídia estimulam apenas dois dos cinco sentidos humanos: a visão e a audição. Pesquisas recentes buscam adicionar estímulos aos demais sentidos em aplicações multimídia, na forma das chamadas aplicações mulsemídia (multimídia multissensorial). Na forma de um livro multissensorial, este trabalho propõe o uso de conteúdos multissensoriais incorporando sons, variação cores e intensidade da luz do ambiente, vento e cheiro ao conteúdo do texto. Tais conteúdos são sincronizados à leitura com o uso de um rastreador ocular.
O MBook é um aplicativo desenvolvido neste trabalho capaz de armazenar e apresentar livros multissensoriais. Ele utiliza um rastreador ocular para mapear a posição dos olhos no display que exibe o texto e assim identificar instantaneamente qual a palavra está sendo lida. Com essa
informação é possível verificar se aquela palavra ou sequência de palavras possuem conteúdos multissensoriais associados e com isso executar os conteúdos correspondentes. O MBook desacopla o conteúdo textual do livro da lógica da experiência multissensorial. Dessa forma, permite que os autores se concentrem na história e marquem os locais da história em que um conteúdo multissensorial pode ser apresentado, e os produtores de conteúdo explorem as histórias existentes para aumentar a experiência do leitor, incluindo conteúdo multimídia tradicional e efeitos sensoriais.
Neste trabalho, partimos da hipótese de que “o uso de conteúdos multissensoriais sincronizados com a leitura diminui a sobrecarga na memória de trabalho necessária para a leitura, auxiliando assim, um indivíduo com dislexia a compreender e memorizar o conteúdo que esta sendo lido”. Para avaliar essa hipótese foram realizados dois estudos: (i) uma análise comparativa entre dois estudos de caso individuais, sendo um com uma criança com dislexia e um com uma criança sem dislexia com o perfis pareados; e (ii) uma análise de um estudo de caso coletivo com cinco crianças com dislexia. Os resultados obtidos indicam um aumento da motivação intrínseca de leitura, um ganho de velocidade na leitura e um aumento da compreensão de texto quando conteúdos multissensoriais são incluídos na leitura. Os resultados também indicam que o MBook pode ser uma ferramenta terapêutica importante para o tratamento de escolares com dislexia minimizando assim os prejuízos causados por esse transtorno.

Dissertação