Objetivos

Objetivo Geral

O PPCIC, em consonância com os objetivos gerais descritos no PDI do CEFET/RJ, tem como objetivo ministrar ensino em grau superior de pós-graduação stricto sensu, de pesquisar e de estimular atividades inventivas que produzam artigos científicos, artefatos computacionais, cursos e serviços que tragam benefícios à comunidade.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do programa são:

  • Formar egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação.
  • Realizar pesquisa que produza conhecimento que possa ser disseminado e aplicado por meio de artigos e artefatos computacionais de valor agregado.
  • Interagir com o eixo da ciência e empresas dos setores privados e públicos por meio da proposição de temas de pesquisa de ponta e que sejam relevantes dos pontos de vista científico, econômico e social para o país.

Perfil do Egresso

O ensino de Computação assume um papel de grande importância social, devendo formar profissionais que, além de uma boa base técnico-científica, possuam a capacidade de refletir, analisar, discernir e influir sobre as mais diversas questões do mundo contemporâneo. Considerando-se as habilidades e competências do seu corpo docente e a demanda nacional e mundial por profissionais qualificados na área de Ciência da Computação, o PPCIC visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação.

Em particular, o Programa tem como perfil de egresso recursos humanos altamente qualificados no desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada na fronteira do conhecimento em Ciência de Dados. Tal profissional tem uma expectativa de formação tipicamente sólida em Ciência da Computação, estatística e matemática, além de um conhecimento mínimo na área de aplicação do problema abordado. Este perfil pode ser corroborado pela concepção das disciplinas, linhas e perfil docente do programa.

O interesse no Acompanhamento de Egressos também está contemplado na política institucional. Em 2017, a Diretoria de Gestão Estratégica do CEFET/RJ iniciou um programa de acompanhamento dos ex-alunos da Instituição, nos três níveis de ensino (pós-graduação, graduação e médio/técnico), visando coletar dados e gerar indicadores sobre o destino dos egressos e sua inserção e desempenho no mercado de trabalho. No escopo desse programa institucional, diversas outras ações estão sendo planejadas de modo que as experiências desses egressos possam ser compartilhadas com os atuais discentes.

Vale mencionar que esse programa de acompanhamento de egressos que está sendo implantado no CEFET/RJ também foi objeto de uma proposta submetida à Chamada Pública SETEC-MEC 01/2017 – Capacitação em Gestão da Inovação, tendo sido avaliada e selecionada por um comitê composto por membros da Steinbeis University Berlin – School of International Business and Entrepreneurship (Alemanha).