Objetivos

Objetivo Geral

O PPCIC, em consonância com os objetivos gerais descritos no PDI do CEFET/RJ, tem como objetivo ministrar ensino em grau superior de pós-graduação stricto sensu, de pesquisar e de estimular atividades inventivas que produzam artigos científicos, artefatos computacionais, cursos e serviços que tragam benefícios à comunidade.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do programa são:

  • Formar egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação.
  • Realizar pesquisa que produza conhecimento que possa ser disseminado e aplicado por meio de artigos e artefatos computacionais de valor agregado.
  • Interagir com o eixo da ciência e empresas dos setores privados e públicos por meio da proposição de temas de pesquisa de ponta e que sejam relevantes dos pontos de vista científico, econômico e social para o país.

Perfil do Egresso

O ensino de Computação assume um papel de grande importância social, devendo formar profissionais que, além de uma boa base técnico-científica, possuam a capacidade de refletir, analisar, discernir e influir sobre as mais diversas questões do mundo contemporâneo. Considerando-se as habilidades e competências do seu corpo docente e a demanda nacional e mundial por profissionais qualificados na área de Ciência da Computação, o PPCIC visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação.

Em particular, o Programa tem como perfil de egresso recursos humanos altamente qualificados no desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada na fronteira do conhecimento em Ciência de Dados. Tal profissional tem uma expectativa de formação tipicamente sólida em Ciência da Computação, estatística e matemática, além de um conhecimento mínimo na área de aplicação do problema abordado.

Este perfil pode ser corroborado pela concepção das disciplinas, linhas e perfil docente do programa.