Inserção Social

O PPCIC visa à formação de recursos humanos qualificados na área de Ciência da Computação enfatizando a Ciência de Dados. Em particular, visa à formação de pesquisadores capazes de resolver problemas do mundo real que estabelecem um ciclo virtuoso entre as pesquisas aplicada e básica. Como experiências recentes podem ser citadas: (i) o trabalho de conclusão de curso da aluna Rebecca Salles (hoje discente do PPCIC) que relacionava a previsão da temperatura de superfície do mar com a ocorrência de eventos climáticos extremos como secas no Nordeste, (ii) o trabalho de Carolina Bernhardt que apresenta um modelo de simulação para o atendimento aos pacientes de um Posto de Saúde, (iii) o trabalho de Rodrigo Cabral Marques que apresenta um sistema de informação que mapeia os impactos humanos, socioambientais e econômicos das extrações de recursos minerais, dentre outros.

Essa abordagem apresenta forte interação com a sociedade. Neste cenário, o PPCIC apresenta-se como o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu do Brasil com o foco em Ciência de Dados. Isso abre um espaço de destaque do CEFET/RJ no cenário brasileiro nesse domínio o que traz oportunidades de estabelecer várias parcerias e ações que aumentem a inserção social do Programa.

Além das ações na área de educação básica, descrita na próxima seção, o PPCIC procura estreitar os laços com diversas instituições de áreas de aplicação visando desenvolver soluções que as apoiem. Atualmente fazemos parte da equipe de referência do projeto de Ciência de Dados aplicadas a Saúde da Fiocruz (http://bigdata.icict.fiocruz.br), por exemplo, de modo a fornecer arcabouços computacionais de apoio ao processo de gerência e análise de dados relacionados a saúde.

Outra ação mais geral consiste na organização de eventos abertos à comunidade. Há tanto eventos anuais (como a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão), quanto eventos semanais (como os seminários da Escola de Informática & Computação). Nestes eventos são apresentadas diversas palestras na área da computação, tanto de teor acadêmico quanto de teor empreendedor e mercadológico. Iniciativa semelhante ocorre em Petrópolis, onde há a Semana de Engenharia de Computação, onde são oferecidos mini cursos, palestras, mesa-redonda sobre diversos temas de computação, ofertados por docentes da instituição, membros externos e por profissionais de empresas do ramo.

Interfaces com a Educação Básica

Por formação, o PPCIC foi construído de modo a interagir com a educação básica, uma vez que parte da sua base de docentes atua também no ensino médio-técnico. Além de ministrarem aulas no ensino técnico de nível médio, os docentes do PPCIC também têm orientado ativamente projetos de iniciação científica do Programa PIBIC – EM, com oferta de bolsas do CNPq e do próprio CEFET/RJ. Essa atividade, além de contribuir para a formação dos alunos, também permite que eles possam interagir com discentes da graduação e pós-graduação, promovendo a verticalização do ensino e despertando o seu espírito investigativo. Destaca-se ainda, a interação promovida por pesquisas voltadas ao ensino realizadas na linha de de Gerência de Dados e Aplicações. Os artefatos computacionais produzidos visam fortalecer o aprendizado tanto no ensino de computação, quanto na educação básica. Ainda, ações no sentido de avaliar o resultado dos artefatos produzidos estão em andamento por meio de interações com instituições públicas de ensino fundamental e médio do município do Rio de Janeiro. Estas ações já ocorrem em diversos trabalhos de conclusão de cursos e artigos científicos com este viés. Destacam-se os últimos quatro artigos científicos publicados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

  • Honorato, E.; Schocair, C.; Quadros, J. R. T.; Castaneda, R.; Soares, J.; Ogasawara, E.. Explorando uma Aplicação m-learning para Ensino de Vetores na Física do Ensino Médio. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015.
  • Gomes, W., Castro, P., Cardoso, E., Malheiro, M., Castaneda, R., Guedes, G. P., Mauro, R., Ogasawara, E., Provendo um Serviço Web para Interação e Coleta de Dados de Aplicativos Educacionais. Em: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2015
  • Alves, G.; Warley, P.; Quadros, J.R.T.; Lignani, L.; Ogasawara, E.. ControlHarvest: Ensino de Ecologia por Meio de Gamificação do Controle Biológico. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.
  • Paschoal, L., Bento, T., Velasco, T., Schocair, C. O., Castaneda, R., Oliveira, T., Ogasawara, E., JOE: Jogo Ortográfico Educacional. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2014.

Todos estes artigos têm ligação com a educação básica, uma vez que se tratam de aplicativos que fortalecem o aprendizado dos conteúdos abordados e, ao mesmo tempo têm ligação com a Ciência de Dados, especialmente por meio das análises estatísticas das avaliações dos artefatos produzidos.

A interação se amplia com o ensino fundamental por meio de parcerias com escolas do município do Rio de Janeiro. Um exemplo disso é o projeto-piloto no GEO (Ginásio Experimental Olímpico) de Santa Teresa, onde docentes do PPCIC estão trabalhando, em conjunto com professores do ensino fundamental, no ensino-aprendizagem de robótica. Essas ações promovem maior inclusão social e ao mesmo tempo servem como elemento motivador a que estes estudantes considerem a Computação como potencial carreira para seguir os estudos no ensino médio-técnico ou na graduação.