Área de Concentração

Ciência da Computação

A Computação está presente nos principais avanços em todas as áreas do conhecimento. Novas formas de interação entre as ciências, em vários níveis e escalas, são mediadas pela Tecnologia da Informação, que é a simbiose da Ciência da Computação com diferentes domínios do conhecimento. De fato, muitas das grandes descobertas científicas recentes são resultados do trabalho de equipes multidisciplinares que envolvem cientistas da Computação. A computação permeia todas as outras áreas nas suas várias formas de investigação científica, tais como, simulação, modelagem, monitoramento e mensuração. Pode-se dizer que a Computação revolucionou a pesquisa científica, sendo hoje reconhecida como o “terceiro pilar” a sustentar a pesquisa, junto com os pilares da teoria e da experimentação.

Nesse contexto, a chamada Ciência da Computação se apropria das características multidisciplinar ao incorporar elementos variados e se basear em técnicas e teorias oriundas de muitos campos básicos das engenharias e ciências básicas. Dessa forma, associado a este espírito de aplicação multidisciplinar, a Ciência da Computação se apresenta como componente cada vez mais presente nas mais diversas áreas relacionadas, como saúde, petróleo, energia, finanças, esporte, astronomia, bioinformática, Internet, mobilidade urbana, defesa cibernética, comunicação móvel e biodiversidade, apenas para mencionar algumas.

Em um ambiente altamente multidisciplinar com aplicações em áreas tão distintas, emerge o grande desafio quando se propõe soluções para problemas aplicados à áreas tão diversas, o de identificar os princípios, métodos e técnicas fundamentais para o gerenciamento de dados, processos e sistemas.