Defesa de Proposta de Dissertação (19/12/2025): Marcelo Henrique Nery da Silva

Discente: Marcelo Henrique Nery da Silva

Título: Predição de Desigualdades Regionais na Distribuição de Profissionais de Saúde no Brasil usando Aprendizado de Máquina: Ênfase na Enfermagem

Orientadores: Jorge de Abreu Soares (orientador) e Kele Teixeira Belloze (coorientadora)

Banca: Jorge de Abreu Soares (Cefet/RJ), Kele Teixeira Belloze (Cefet/RJ), Eduardo Bezerra da Silva(Cefet/RJ) e Pedro Nuno de Souza Moura (Unirio)

Dia/Hora: 19/12/2025 às 16h

Sala: Qualificação – 19.12.2025 – Marcelo Nery | Microsoft Teams

Resumo: Este trabalho aborda a demografia da força de trabalho em enfermagem no Brasil, com foco na análise das desigualdades regionais na distribuição de profissionais de saúde. A partir de dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), busca-se responder à seguinte questão central: é possível prever a escassez de enfermeiros nas unidades federativas do Brasil? O objetivo principal é aplicar técnicas de aprendizado de máquina e ciência de dados para identificar e prever padrões de escassez de profissionais de enfermagem, fornecendo subsídios para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências. A análise contempla a construção de visualizações interativas em mapas, com ênfase nas disparidades regionais, bem como o exame da evolução temporal da distribuição de profissionais. A relevância deste estudo decorre de seu potencial impacto na gestão de recursos humanos em saúde e na melhoria da alocação de profissionais, alinhando-se às metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 – Saúde e Bem-Estar.