I – Objetivo Geral e Específicos
Objetivo Geral
O PPCIC, em consonância com os objetivos gerais descritos no PDI do CEFET/RJ, tem como objetivo ministrar ensino em grau superior de pós-graduação stricto sensu, de pesquisar e de estimular seus discentes e docentes nas atividades inventivas capazes de gerar artigos científicos, produtos, artefatos, cursos e serviços que tragam impacto e benefícios à sociedade. O perfil do CEFET/RJ, cujo viés prático tem grande relevância, norteia o PPCIC na associação da pesquisa básica à pesquisa aplicada.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos do programa são:
- Formar egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico, de modo ético, na área de Ciência da Computação, em especial nas atividades associadas à Ciência de Dados.
- Realizar pesquisa que produza conhecimento que possa ser disseminado e aplicado por meio de artigos e artefatos computacionais de valor agregado.
- Interagir com o eixo da ciência e empresas dos setores privados e públicos por meio da proposição de temas de pesquisa em Ciência de Dados, que viabilizem a inovação e transferência de conhecimento.
Metas
De modo a concretizar os objetivos gerais e específicos, o Programa estabeleceu metas de curto, médio e longo prazo, visando seu posicionamento nesta e nas próximas avaliações quadrienais.
Curto
- Estabelecer foco do programa frente a avaliação multidimensional
Considerando-se a visão multidimensional, o Programa concentra sua energia nas dimensões (i) ensino e aprendizagem (excelência em Ciência de Dados), (ii) produção de conhecimento (produções de impacto e associadas a discentes) e (iii) inovação e transferência de conhecimento (combinando pesquisa básica com pesquisa aplicada na resolução de problemas reais).
- Consolidar o seu processo de autoavaliação
Sistematização das ações de autoavaliação do Programa, de modo associado às diretrizes gerais da Instituição e de sua Pós-graduação, dando ênfase na análise de egressos, ensino, produção de conhecimento e inovação. A sistematização engloba as aderências às diretrizes da CAPES de autoavaliação, aos referencias de formação para os Cursos de Pós-graduação Stricto Sensu em Computação desenvolvida pela SBC e aos princípios gerais do UK Quality code.
- Alcançar o nível 4 na quadrienal 2017-2020
Considerando-se todos os indicadores existentes, o Programa persegue os parâmetros adequados, melhorando suas medidas e realizando avaliações comparativas com os demais Programas nível 4.
Médio
- Consolidar o crescimento do seu corpo docente e discente visando a sólida e diversificada formação de cientistas da Computação com ênfase em Ciência de Dados
O Programa adota a estratégia de crescimento do seu corpo docente de modo sustentável, respeitando-se os seus indicadores de produção, a demanda crescente de matrícula de discentes no Programa, aderência do corpo docente ao Programa e o crescimento de suas linhas de pesquisa, bem como a oferta de uma gama de disciplinas que promovam a formação sólida do egresso em Ciência de Dados.
- Consolidar a realização de projetos com setores público e privado de modo a viabilizar resultados inovadores com transferência de conhecimento.
O Programa irá buscar contatos nos setores público e privado buscando desafios que gerem projetos de pesquisa de alto impacto, bem como realizar ações de divulgação de modo que os próprios setores público e privado fiquem interessados em nos procurar para que seus problemas sejam solucionados.
- Criação do Doutorado
A consequência natural de seu crescimento sustentável e, uma vez alcançado o nível 4, é estabelecer oferta de formação no nível de Doutorado. Tal cenário amplia a formação de egressos cada vez mais completos em Ciência da Computação com ênfase em Ciência de Dados.
Longo
- Ter reconhecida competência na formação de cientistas da Computação com ênfase em Ciência de Dados.
- Ter reconhecida capacidade de produzir resultados inovadores com transferência de conhecimento, em especial na área de Ciência de Dados.
- Atingir o nível de excelência nacional (CAPES nível 5).
II – Perfil do Egresso
O ensino de Computação assume um papel de grande importância social, devendo formar profissionais que, além de uma boa base técnico-científica, possuam a capacidade de influir, analisar, discernir e refletir sobre as mais diversas questões do mundo contemporâneo. Considerando-se as habilidades e competências do seu corpo docente e a demanda nacional e mundial por profissionais qualificados na área de Ciência da Computação, o PPCIC visa a formação de egressos capacitados para pesquisar, ensinar e desenvolver conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência da Computação.
Em particular, o Programa tem como perfil de egresso recursos humanos altamente qualificados no desenvolvimento de pesquisa básica e aplicada na fronteira do conhecimento em Ciência de Dados. Tal profissional tem uma expectativa de formação tipicamente sólida em Ciência da Computação, estatística e matemática, além de um conhecimento mínimo na área de aplicação do problema abordado. Este perfil é consolidado pela concepção das disciplinas, linhas e perfil docente do programa.