Defesa de dissertação (02/12/2020): Jomar Ferreira Monsores
Discente: Jomar Ferreira Monsores
Título: Ambiente Baseado em Ferramaneta Robótica para Auxílio Educacional de Aluno com Dilexia
Orientador: João Roberto de Toledo Quadros
Banca: João Roberto de Toledo Quadros (presidente), Eduardo Soares Ogasawara (CEFET/RJ), Patrícia Grasel da Silva (IFRJ)
Dia/hora: 02 de dezembro de 2020, às 10h30min.
Sala remota: meet.google.com/qdt-pcdb-dng
Resumo: Um ambiente de robótica, voltado para o auxílio de pessoas que possuem dislexia é apresentado, tanto para o auxílio a leitura quanto na alfabetização de pessoas. A proposta do ambiente é ser inclusivo, o que faz com que ele seja utilizado também para pessoas sem dislexia. Esse ambiente é lúdico, voltado para uma visão de jogo, sem ser competitivo, mas colaborativo. Ele é composto de um robô, um tabuleiro (com símbolos) e um aplicativo, com ênfase na perspectiva de aprendizado dos usuários-alvo. A ideia desse ambiente se baseia na concepção de que, o cérebro de uma pessoa com dislexia se adapta melhor a métodos de ensinos voltados para tridimensionalidade, movimento e percepção espacial. Pretende-se que esse recurso possa ser aplicado em ambientes que não possuam estrutura didático-pedagógica completa para atuar como auxílio a pessoas portadoras de dislexia. Por ser um recurso educacional de baixo custo, seu uso se adequará a ambientes com recursos
financeiros limitados, como, por exemplo, escolas públicas ou escolas com muitos estudantes em zona de carência. A efetividade desse recurso na alfabetização e auxílio de leitura de estudantes com dislexia, pode ser vista na aplicação dos testes, nos quais esse ambiente foi utilizado como recurso educacional inclusivo, atuando na alfabetização ou ajuda a leitura tanto de pessoas com, quanto sem dislexia.