O ingresso de discentes no PPCIC é feito por meio de edital elaborado pelo colegiado e aprovado pelo COPEP. No edital consta o número de vagas disponíveis por orientador. Dada a característica interdisciplinar do Programa, são aceitos candidatos das mais variadas áreas de formação. O requisito para ingresso no Programa é a apresentação de diploma reconhecido pelo MEC nos termos da legislação vigente.
A seleção de discentes por parte do PPCIC é feita por um processo seletivo composto por duas etapas. Na primeira etapa é avaliada a análise curricular e a proposta de pesquisa entregue pelo candidato, considerando a adesão da proposta aos temas de pesquisa do orientador escolhido, bem como o perfil acadêmico e/ou profissional do candidato. Na segunda etapa, os candidatos classificados passam por uma arguição oral onde são questionados sobre a proposta apresentada.
Em aderência aos princípios do UK quality code (importante no contexto de autoavaliação do Programa), o processo seletivo é transparente e justo. Para auxiliar os candidatos, o Programa oferece uma página com informações claras do processo seletivo, incluindo vídeos no Youtube explicando o Programa, o processo seletivo e a pesquisa conduzida por cada docente permanente do Programa.
Cada processo seletivo realizado tem duração aproximada de dois meses. Em 2016, ano de início do programa, o PPCIC selecionou dez alunos. De 2017 e 2019, foram selecionados 71 alunos. O Programa terminou o ano de 2019 com 52 discentes ativos. A partir de 2018 já tivemos os primeiros egressos formados. Até o final de 2019, formaram-se 14 mestres e tem-se quatro defesas marcadas para janeiro de 2020.
Apesar de ser um programa novo, o PPCIC apoia seus discentes com a concessão de bolsas de estudo do Programa. Atualmente, o programa tem a capacidade de apoiar cerca de 20% do seu corpo discente, seja com bolsas oriundas da CAPES ou de recursos próprios do CEFET/RJ.
É possível consultar o corpo discente do PPCIC através da plataforma Sucupira.