Ciência da Computação
A Computação está presente nos principais avanços em todas as áreas do conhecimento. Novas formas de interação entre as ciências, em vários níveis e escalas, são mediadas pela Tecnologia da Informação, que é a simbiose da Ciência da Computação com diferentes domínios do conhecimento. De fato, muitas das grandes descobertas científicas recentes são resultados do trabalho de equipes multidisciplinares que envolvem cientistas da Computação. A Computação permeia muitas outras áreas nas suas várias formas de investigação científica, tais como, simulação, modelagem, monitoramento e mensuração. Pode-se dizer que a Computação revolucionou a pesquisa científica, sendo hoje reconhecida como o “terceiro pilar” a sustentar a pesquisa, junto com os pilares da teoria e da experimentação.
Nesse contexto, a chamada Ciência da Computação se reveste de características multidisciplinares, pois incorpora elementos variados e se fundamenta em técnicas e teorias oriundas de muitos campos básicos, seja das engenharias, seja das ciências básicas. Dessa forma, associado a este espírito de aplicação multidisciplinar, a Ciência da Computação se apresenta cada vez mais presente nas mais diversas áreas relacionadas, tais como saúde, petróleo, energia, finanças, esporte, astronomia, bioinformática, Internet, mobilidade urbana, defesa cibernética, comunicação móvel e biodiversidade.
Em um ambiente altamente multidisciplinar com aplicações em áreas tão distintas, emerge o grande desafio quando se propõem soluções para problemas aplicados a áreas tão diversas. Este é o de identificar os princípios, métodos e técnicas fundamentais para o gerenciamento de dados, processos e sistemas.