O mundo atual vive a era da Sociedade da Informação e do conhecimento, na qual assumem papel de relevância empresas e pessoas capazes de agirem baseadas na percepção e na relação de fatos globais. Valoriza-se o capital intelectual, ativo das empresas, nem sempre materializado de maneira concreta, mas que envolve o conhecimento sobre como realizar processos e tomar boas decisões nos diversos níveis corporativos.
Neste cenário, o ensino de Computação assume um papel de grande importância social, devendo formar profissionais que, além de uma boa base técnico-científica, possuam a capacidade de refletir, analisar, discernir e influir sobre as mais diversas questões do mundo contemporâneo, em particular àquelas relacionadas com as implicações da tecnologia computacional na sociedade. Afinal, a Informática tomou-se uma realidade concreta e irreversível, cujo estágio tecnológico impõe uma presença que já não pode ser ignorada pela sociedade. A formulação de modelos que explicitem, incorporem e processem conhecimento também é uma característica desejável ao profissional de Computação.
A Portaria INEP nº 179, de 24 de agosto de 2005, no componente específico da área de Computação, definiu que:
“Os cursos de Bacharelado em Ciência da Computação têm a Computação como atividade fim e visam à formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação. Esses cursos se caracterizam pela necessidade de conhecimento profundo de aspectos teóricos da área de Computação, como: Álgebra e Matemática Discreta, Computabilidade, Complexidade de Algoritmos, Linguagens Formais e Autômatos, Compiladores e Arquitetura de Computadores. Os egressos desses cursos devem ser empreendedores e estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da Computação, sendo aptos à construção de software para novos sistemas computacionais (software básico). Esses egressos devem ter capacidade de continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico na áreade Computação”
Esse contexto serve de motivação para a oferta pelo CEFET/RJ do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC). Em consonância com as diretrizes curriculares, o BCC do CEFET/RJ visa à formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da Computação. Os egressos desse Curso devem estar situados no estado da arte da Ciência e da Tecnologia da Computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, e promovendo o desenvolvimento tecnológico.
O curso enfatiza o uso de laboratórios para capacitar, prioritariamente, os egressos no projeto e construção de sistemas de computação. As aplicações multidisciplinares presentes no Curso, conforme sua grade curricular, complementam a formação do egresso e contribuem para o exercício da autonomia necessária à continuidade dos aperfeiçoamentos acadêmicos, seja por meio de projetos de pesquisa ou de cursos de pós-graduação. Assim sendo, o BCC orienta-se por uma moderna filosofia de trabalho, que envolve uma permanente atualização de seus conteúdos, de forma a se manter constantemente sintonizado com as reais tendências mercadológicas, e o assumido e praticado compromisso com a qualidade, presente em todos os aspectos. O desenvolvimento de habilidades empreendedoras e o fortalecimento das relações profissionais éticas e contemporâneas são também valores desenvolvidos e compartilhados de uma forma geral.
Busca-se desenvolver, adicionalmente, atividades de pesquisa na área de Computação, contando com a participação dos alunos, de forma que esses estejam aptos a levar ideias inovadoras para o mercado de trabalho, e tenham a capacidade de alavancar e/ou transformar este mercado.
As aulas do curso acontecem no Campus Maracanã do CEFET/RJ (Av. Maracanã, 229, Maracanã, Rio de Janeiro, RJ). O curso funciona sob o regime de créditos.
- Nome: Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
- Coordenador: Jorge de Abreu Soares
- Duração: 04 anos (oito períodos letivos)
- Carga horária: 3.200 horas
- Turnos de funcionamento: Vespertino e/ou Noturno, de 2a a 6a, com possibilidade de aulas aos sábados.
- Vagas anuais: 80 (40 em cada semestre letivo)
- Forma de ingresso: O SiSU é a forma principal de ingresso nos cursos de graduação do CEFET/RJ. Existem duas edições do SiSU a cada ano.
- Projeto Pedagógico do Curso
As disciplinas obrigatórias para a formação profissional devem ser cursadas pelo aluno, observados os eventuais pré-requisitos. Para mais detalhes acerca das disciplinas, veja a organização curricular do curso. Além das disciplinas obrigatórias, o aluno do BCC deve cumprir um mínimo de
- 300 horas de estágio supervisionado,
- 180 horas de disciplinas optativas,
- 230 horas de atividades complementares (Regulamento de Atividades Complementares).