Seminários da Escola de Informática & Computação (
18.1)

Próximos seminários

[SEMINÁRIO] A branch-and-cut algorithm and heuristics for the maximum weight spanning star forest problem.

[SEMINÁRIO] A branch-and-cut algorithm and heuristics for the maximum weight spanning star forest problem.

Palestrante(s): Luidi Gelabert Simonetti

Local: Auditório V

Data: 29/05/2018 às 17:20

Tópico(s): Otimização 

[TCC] Domótica: estudo comparativo das plataformas OPENHAB e HOME ASSISTANT numa aplicação com o RASPBERRY PI

[TCC] Domótica: estudo comparativo das plataformas OPENHAB e HOME ASSISTANT numa aplicação com o RASPBERRY PI

Palestrante(s): Ricardo Zaidan Rossi

Local: Pavilhão 1 / Lab03

Data: 30/05/2018 às 15:00

Tópico(s): Raspberry Pi 

[SEMINÁRIO] Introdução à Blockchain e Smart Contracts e Aplicação em Transparência Pública

[SEMINÁRIO] Introdução à Blockchain e Smart Contracts e Aplicação em Transparência Pública

Palestrante(s): Gladstone Moisés Arantes Jr

Local: Auditório V

Data: 05/06/2018 às 17:20

Tópico(s): Blockchain 

[SEMINÁRIO] Refinamento de Modelos de Respostas a Perguntas Binárias

[SEMINÁRIO] Refinamento de Modelos de Respostas a Perguntas Binárias

Palestrante(s): Ramon Ferreira Silva

Local: Auditório V

Data: 12/06/2018 às 17:20

Tópico(s): Redes Neurais 

Com o mundo atual vivendo na era da sociedade da informação e do conhecimento, na qual assumem papel de relevância empresas e pessoas capazes de agir baseadas na percepção e na relação de fatos globais, valoriza-se o capital intelectual, ativo das empresas. Estes nem sempre materializado de maneira concreta, mas que envolve o conhecimento sobre como realizar processos e tomar boas decisões nos diversos níveis corporativos.

 

Este cenário influencia para que o ensino de Computação e Informática assuma um papel de grande importância social, devendo formar profissionais que, além de uma boa base técnico-científica, possuam a capacidade de refletir, analisar, discernir e influir sobre as mais diversas questões do mundo contemporâneo, em particular àquelas relacionadas com as implicações da tecnologia computacional na sociedade. Afinal, a Informática tomou-se uma realidade concreta e irreversível, cujo estágio tecnológico impõe uma presença que já não pode ser ignorada pela sociedade. A formulação de modelos que explicitem, incorporem e processem conhecimento também é uma característica atual desejável ao profissional da Computação.

 

Fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula e adquirir novos conhecimentos é o objetivo principal dos Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC). Também têm por objetivo propiciar aos alunos e a comunidade uma oportunidade contínua de ficar a par das atividades em termos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à Computação, em particular as pesquisas e projetos em andamento na Escola de Informática e Computação (EIC) e nas demais instituições de pesquisa no Rio de Janeiro. As palestras podem ser feitas tanto por professores quanto alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso (TCCs), trabalhos em iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão. É uma oportunidade importante para obter contribuições, criticas e sugestões que podem direcionar o andamento dos seus projetos. As apresentações têm duração de 40 minutos, com 10 minutos destinados a perguntas e interação com os alunos.

 

Extensões das atividades acadêmicas de diversos cursos regulares (tais como palestras, organização de eventos, minicursos, etc) também são realizados pela EIC da unidade Maracanã do CEFET/RJ, que estão disponíveis para as comunidades externa e interna, todos com o apoio da DIREX (Diretoria de Extensão). Em particular, o Workshop da Escola de Informática & Computação (WEIC), realizado anualmente durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, reúne pesquisadores e profissionais em Computação do Rio Janeiro para um ciclo de palestras.

 

Temos este portal para fornecer informações sobre os Seminários da EIC como um todo. Gerenciando os alunos, palestrantes e organizadores, tem por objetivo facilitar a organização e o compartilhamento de informações entre os envolvidos. Seus certificados são gerados automaticamente e vinculados a sua conta, portanto é possível acessá-los sempre, e na nuvem.