Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Seguem as etapas para pedido de banca, marcação da defesa, o dia da defesa e entrega final da Dissertação. (atualizado em 07/08/2023)

Os formulários necessários para as solicitações estão disponíveis em https://eic.cefet-rj.br/ppcic/index.php/formularios/.

 

Etapa 1 – Aprovação da Banca para Defesa de Dissertação (pelo menos 60 dias antes da defesa)

1) O discente deve solicitar a banca via sistema de chamados (http://chamados.cefet-rj.br/open.php), anexando a seguinte documentação:

  • Formulário de Requerimento Geral (deve-se marcar a opção “Solicitação de Banca Dissertação/Tese”);
  • Formulário de Solicitação de Banca de Defesa de Dissertação. O discente deve solicitar o parecer e a assinatura eletrônica (ICPEdu ou SouGov) do(a) Orientador(a) no próprio formulário, e também assinar eletronicamente (ICPEdu ou SouGov) o documento.
  • Formulário de Produção Acadêmica, conforme estabelecido em Normativa Específica de Produção Intelectual Discente (disponível em https://eic.cefet-rj.br/ppcic/index.php/documentos/).
  • Comprovante de proficiência em língua inglesa, conforme estabelecido em Normativa Específica de Comprovação de Proficiência em Inglês (disponível em https://eic.cefet-rj.br/ppcic/index.php/documentos/).

Após abertura do chamado, caso a documentação esteja completa, a secretaria da pós-graduação encaminha-a para coordenação do curso para aprovação da banca pelo colegiado do PPCIC. Só depois da aprovação, o discente e orientador(es) devem realizar a marcação de banca  (Etapa 2) com pelo menos 15 dias de antecedência. O pedido aprovado tem validade de 06 meses.

Após aprovação, a Ata de Defesa de Dissertação deve ser criada pela secretaria de pós-graduação via SUAP e compartilhada com o presidente da banca.

 

Etapa 2 – Marcação da Defesa (pelo menos 15 dias antes da defesa)

1) O orientador/discente deve reservar a sala para a defesa e comunicar aos membros da banca, enviando informações sobre o endereço e como chegar na instituição (em caso de defesa remota, crie o link da sala remota e envie-o para os membros da banca).

2) O discente deve enviar um e-mail para comissão de divulgação (divulg@eic.cefet-rj.br) solicitando a divulgação da defesa no sistema de seminários e no site do Programa. Veja as instruções em link.

 

Etapa 3 – Dia da Defesa

Ações importantes no dia da defesa:

1) Chegar com pelo menos uma hora de antecedência, abrir a sala, climatizá-la e testar a apresentação e a internet, se for necessária (em caso de defesa remota, verificar se o link da sala está funcionando, abrir a sala remota com antecedência e testar áudio, vídeo e compartilhamento da apresentação);

2) A Ata de Defesa de Dissertação deve ser preenchida/editada pelo presidente da banca e assinada pelos integrantes da banca e candidato via SUAP. A ata deve ser encaminhada à secretaria da pós-graduação pelo(a) Orientador(a) via SUAP.

 

Etapa 4 – Entrega da Versão Final

Ações necessárias:

1) O discente deve enviar o PDF da versão final dissertação para a biblioteca para que a(o) bibliotecária(o) providencie a Ficha catalográfica;

2) Após obter a ficha catalográfica, o discente deve entregar a versão final da dissertação e solicitar a Emissão do Diploma via sistema de chamados (http://chamados.cefet-rj.br/open.php), anexando a seguinte documentação:

  • Formulário de Requerimento Geral (deve-se marcar a opção “Solicitação de Emissão de Diploma”);
  • Formulário de Solicitação de Emissão de Diploma;
  • Formulário de Requerimento de diploma / protocolo DERAC;
  • Termo de Entrega e Termo de Autorização;
  • Cópia de RG e CPF autenticados;
  • Cópia da certidão de nascimento autenticada;
  • Cópia do Diploma de Graduação autenticado;
  • Nada consta da Biblioteca Central do CEFET/RJ;
  • Ata da defesa assinada pelos membros da banca;
  • Versão final da Dissertação com a ficha catalográfica gerada pela biblioteca.

* Verificar com a secretaria (secpg@cefet-rj.br) a entrega da dissertação encadernada com a ata da defesa assinada pelos membros da banca e com a ficha catalográfica gerada pela biblioteca (Antes de encadernar, deve-se verificar o PDF com a secretaria da DIPPG para ver se está tudo correto para a encadernação). A encadernação e o posicionamento da ficha catalográfica e ata da defesa devem seguir as normas contidas no documento “Manual de Elaboração de Teses Dissertações e Monografias.pdf”.

Obs.: A DIPPG lança os dados do aluno no sistema e encaminha para o DERAC para que o diploma seja confeccionado pelo próprio CEFET/RJ. Entrar em contato com o DERAC para saber sobre o andamento do diploma.