Defesa de dissertação (25/11/2022): Luciana Varjolo

Discente: Luciana Varjolo

Título: MERES: Uma Metodologia para o Reconhecimento de Palavras com Estímulos Sonoros e Escritos

Orientador: Gustavo Paiva Guedes e Silva

Banca: Gustavo Paiva Guedes e Silva (CEFET/RJ), Juliana Novo (Universidade do Minho), Glauco Amorim (CEFET/RJ), Maurício Cagy (Coppe/UFRJ)

Dia/hora: 25/11/2022, às 10 horas

Link da sala: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3aac0b85449c1d4bbab85dff61c61ee765%40thread.tacv2/1668000281274?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%22d455e339-d958-4321-a959-bda8d1ea2337%22%7d

Resumo: A leitura de textos é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento de um indivíduo em diversas áreas da sociedade. No que tange à educação, as funções cognitivas relacionadas à leitura proporcionam a absorção do conteúdo apresentado, o que contribui significativamente para um bom aprendizado. O processamento de palavras é uma dessas funções cognitivas que permeia o reconhecimento de palavras, parte fundamental para a compreensão de texto. Se por um lado, décadas de pesquisa científicas sobre a leitura levaram a sofisticados modelos de processamento de palavras, o avanço nas tecnologias propiciou o desenvolvimento de plataformas interativas e sensoriais de leitura. Os livros multissensoriais são capazes de associar imagens, sons e até cheiros para contar uma história. Experimentos iniciais realizados com um livro multissensorial apontam para uma facilitação na absorção do conteúdo lido com o uso dos recursos multissensoriais, como o efeito sonoro. No entanto, um efeito sonoro aplicado de forma inadequada pode causar uma distorção da compreensão do texto no momento da leitura. Os efeitos sonoros também são pouco encontrados em estudos sobre normalização de sons e processamento de palavras. Nesse sentido, este trabalho propõe uma metodologia para o reconhecimento de palavras com estímulos sonoros e escritos. Essa metodologia abrange tanto a normalização de sons, por meio do procedimento de Cloze, quanto a influência de estímulos sonoros no reconhecimento de palavras escritas, por meio do paradigma de Priming Cross-modal. Desse modo, esta pesquisa busca gerar resultados que possam contribuir para os modelos de processamento de palavras escritas com estímulos sonoros. Também busca colaborar com a seleção dos efeitos sonoros na elaboração de um livro multissensorial. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o protocolo 56105922.0.0000.5249.