Defesa de dissertação (24/08/2023): Flávio Pinheiro Marques

Discente: Flávio Pinheiro Marques

Título: ProBee: Um Processo Baseado em Proveniência para Rastreio do Comportamento de Alunos em Jogos Educacionais

Orientadores: Joel dos Santos (Orientador) e Eduardo Ogasawara (Coorientador)

Banca: Joel dos Santos (Orientador), Eduardo Ogasawara (Coorientador), João Quadros (PPCIC), Windson Viana (UFC)

Dia/hora: 24 de agosto de 2023, às 10h.

Link da sala: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3a970eb60c71844a97b7dd968239560665%40thread.tacv2/1690995726170?context=%7b%22Tid%22%3a%228eeca404-a47d-4555-a2d4-0f3619041c9c%22%2c%22Oid%22%3a%2264f8dc5c-d07e-4edc-acf2-16d1e4d1205d%22%7d

Resumo: Em diversas áreas do conhecimento, o uso de atividades práticas é importante para fixação do conhecimento visto em aula por alunos. O uso de jogos digitais têm sido propostos como ferramentas educacionais. No entanto, surge o desafio de encontrar um equilíbrio entre a jogabilidade/entretenimento e a efetiva mobilização dos conceitos teóricos. Estudos recentes na área de análise de aprendizagem oferecem metodologias e abordagens para a análise de jogos educacionais, porém análises mais aprofundadas e abrangentes ainda são escassas, especialmente em jogos com ampla variedade de decisões e jogabilidade. A utilização da proveniência de dados em jogos, embora pouco explorada, surge como uma promissora abordagem. Este trabalho apresenta o ProBee, um modelo baseado em proveniência desenvolvido para análise de jogos educacionais. O ProBee utiliza uma abordagem que coleta e analisa dados de proveniência, registrando todas as ações realizadas pelo jogador, incluindo informações temporais. Essa metodologia permite rastrear as séries temporais do jogo, revelando o comportamento do jogador e a estratégia adotada durante a sessão de jogo. Para avaliar a eficácia do ProBee, realizamos um estudo de caso com o jogo educativo Control Harvest, que auxilia os professores na apresentação do tema Controle Biológico. Para esta avaliação foram realizados duas avaliações experimentais, contando com três análises distintas: (i) avaliação do desempenho em relação com o entendimento, (ii) avaliação do desempenho em relação a atratividade e (iii) avaliação do engajamento das metas de jogo. Os resultados encontrados em ambas avaliações experimentais demonstram que o processo proposto oferece uma vantagem significativa, especialmente em jogos com várias opções e jogabilidade. Através da aplicação do ProBee foi possível identificar e avaliar o desempenho dos alunos ao utilizar o jogo Control Harvest levando em consideração os objetivos de ensino.