Defesa de dissertação (24/02/2025): Liss de Fátima Françoise Moreira Grillo Faulhaber
Discente: Liss de Fátima Françoise Moreira Grillo Faulhaber
Título: Problema de Alocação Geodésica de Facilidades de Recarga
Orientadores: Glauco Fiorott Amorim e Pedro Henrique González Silva
Banca: Prof. Eduardo Bezerra da Silva, D.Sc., Prof. Vanessa de Almeida Guimarães, D.Sc. e Prof. Claudio Miceli de Farias, D.Sc.
Dia/hora: 24 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), às 14pm.
Resumo: Com a crescente preocupação com os impactos ambientais negativos sofridos pelo planeta nos últimos anos, o uso de tecnologias sustentáveis se tornou prioridade. Um exemplo de tecnologia considerada ecofriendly é a utilizada em veículos elétricos (VEs). Mas, para que o uso destes veículos seja algo viável, é imprescindível que exista uma rede eficiente de estações de recarga disponível para atendê-los. Com isso, o Problema de Alocação Geodésica de Facilidades de Recarga (PAGFR) é proposto, com o objetivo de identificar pontos para a alocação de estações de recarga de modo a minimizar o custo da implantação e a atender trajetos realizados entre pontos de interesse. Para tratar o PAGFR, três modelos matemáticos são apresentados, usando recursos como Condições de Otimalidade de Bellmann, Condições de Karush-Kuhn-Tucker e Algoritmo de Dijkstra, e aplicados a instâncias que representam as rodovias dos estados brasileiros. Os resultados mostram que os modelos, ainda que eficientes na alocação de estações de recarga, possuem alto custo computacional, dando aberto para que trabalhos futuros explorem técnicas de corte e uso de heurísticas em sua resolução.