Defesa de dissertação (15/09/2023): Renata Fonseca da Silva
Discente: Renata Fonseca da Silva
Título: O uso de Jogos Educacionais e Sistemas Tutores Inteligentes como ferramentas no combate às Fake News: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Orientadores: Jorge de Abreu Soares e Ronaldo Ribeiro Goldschmidt
Banca: Jorge de Abreu Soares (Cefet/RJ), Ronaldo Ribeiro Goldschmidt (IME), Joel André Fereira dos Santos (Cefet/RJ), Paulo Marcio Souza Freire (IME)
Dia/hora: 15 de setembro de 2023, às 9h.
Local: Cefet/RJ – Unidade Maracanã, Bloco E, sala E-520
Resumo: As Fake News cresceram em volume e compartilhamento, de forma absurda nos últimos tempos. Este fato, deu-se pela evolução das mídias sociais e o acesso a internet. Todavia, o número de Fake News compartilhadas na internet sem uma análise crítica das informações, tem ocorrido sem precedentes. Ressalta-se que práticas de Alfabetização Midiática e Informacional, vêm senmdo adotadas no combate às Fake News. Nesse contexto, os Jogos Educacionais e Sistemas Tutores Inteligentes, têm obtido êxito para capacitar pessoas a reconhecerem esses tipos de notícias. O objetivo deste estudo é identificar e analisar os métodos e características descritos e implementados por projetos de Jogos Educacionais e Sistemas Tutores Inteligentes, ferramentas de Alfabetização Midiática e Informacional mais utilizadas durante o processo educativo para identificação de Fake News. Para isso, foi utilizada a metodologia de Revisão Sistemática de Literatura, onde foi possível observar, por exemplo, que cerca de 94\% das ferramentas desenvolvidas correspondiam a Jogos Educacionais e, apenas três estavam disponibilizadas em língua portuguesa. Concluiu-se também que, houve um decréscimo no número de estudos publicados que envolviam o uso dessas ferramentas no combate às Fake News.