Seminários da Escola de Informática & Computação

O Seminário da Escola de Informática & Computação (SEIC) é organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) em conjunto com Escola de Informática & Computação (EIC). O objetivo do SEIC é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar aos alunos e à comunidade uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à Computação nas instituições de pesquisa do Rio de Janeiro. As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão.

A iniciativa é aberta ao público. Os seminários acontecem de forma remota no canal do PPCIC no YouTube: https://www.youtube.com/c/ppcic. Inscrevam-se no canal para receber as notificações dos seminários.

Para obter certificado de participação, é necessário fazer a inscrição prévia e assinar a lista de presença durante o seminário transmitido no YouTube. Para se inscrever nos Seminários da Escola de Informática & Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

Horário dos seminários: 19:30h

Agenda SEIC 2020.2

  1. 01/10/2020 – Algoritmo Genético Aplicado ao Problema da Geometria de Distâncias Moleculares – Sarah Carneiro (discente de Engenharia da Computação, CEFET/RJ campus Petrópolis)
  2. 08/10/2020 – Avanços Recentes no Processamento de Linguagem Natural com Deep Learning – Eduardo Bezerra (PPCIC)
  3. 15/10/2020 – Abordagem Multi-objetivo para o Problema de Localização de Bases de Unidades de Resgate: Aplicação no Rio de Janeiro – Glaydston Mattos Ribeiro (PET/COPPE/UFRJ)
  4. 22/10/2020 – Distritamento aplicado ao Problema de Faturamento em Redes de Serviço – Augusto Mendonça (discente do PPCIC)
  5. 29/10/2020 – Algoritmo Genético Aplicado à Otimização do Controle de Topologia de uma Rede de Sensores Sem Fio – Jorge Augusto Gomes de Brito (discente do PPCIC)
  6. 05/11/2020 – Computação, Otimização e Ensino – Luidi Gelabert Simonetti (PESC/COPPE/UFRJ)
  7. 12/11/2020 – Análise de Dados em Operações de Resgate: Uma Abordagem de Otimização Combinatória – Igor Morais (discente do PPCIC)
  8. 19/11/2020 – Detecção Online de Eventos em Streaming de Dados de Séries Temporais – Rebecca Pontes Salles (discente do PPPRO)
  9. 03/12/2020 – Sistemas de Recomendação de Conteúdo e Caches: Inteligência Artificial e Redes de Computadores a Serviço do Usuário – Daniel Sadoc Menasché (UFRJ)