Em 2011, o Departamento de Informática (responsável pelos cursos superiores de Bacharelado em Ciência da Computação e de Tecnologia em Sistemas para Internet) e a Coordenação de Informática (responsável pelo Curso Técnico de Informática) – se organizaram no sentido de estabelecer um planejamento estratégico para fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão relacionados à Computação na unidade sede(Maracanã) do CEFET/RJ. Naquela época, foram criados Grupos de Pesquisa de Computação (GPC) no CNPq, que tiveram como missão impulsionar a pesquisa em Computação e, ao mesmo tempo, fortalecer o Curso de Bacharelado em Ciência de Computação (BCC), ocorrido em agosto de 2012.
Existe uma série de fatores que contribuíram para o fortalecimento dos GPC no CEFET/RJ, a começar pela verba de pesquisa que a instituição oferece aos grupos de pesquisas. Essa verba possibilitou a compra de equipamentos e a melhoria de infraestrutura laboratorial. Tem havido também uma maior integração entre os membros do GPC com outros pesquisadores das demais áreas (aplicadas) dentro e fora de nossa instituição. O resultado disso pode ser observado inclusive na integração positiva com o ensino, onde há maior interesse por parte dos alunos da graduação e do ensino médio-técnico na participação em projetos de pesquisa.
A produção de cada docente e dos grupos de pesquisa é acompanhada sistematicamente e encontra-se disponível em nosso portal. Semestralmente realizamos reuniões de alinhamento estratégico do grupo onde apontamos dificuldades, desafios e propomos soluções criativas para nos tornarmos cada vez mais produtivos e aspirarmos a publicações com cada vez maior relevância. Grande parte dos artefatos computacionais que produzimos estão disponíveis para a comunidade.
Desde 2015, organizamos todas as quartas, das 17h30min-18h30min os seminários da Escola de Informática e Computação (EIC). Os seminários são ministrados por pesquisadores de relevância de nosso estado, alunos da pós-graduação e graduação. Os seminários fazem parte de um projeto oficial de extensão que é aberto a comunidade. A programação dos seminários fica disponível no portal da EIC. O seminário faz os alunos da graduação e ensino médio-técnico se interessarem e participarem dos projetos de pesquisa e vem trazendo frutos na área de interação da pós-graduação com a graduação e com o ensino médio-técnico.
Ademais, como forma de preparar os alunos da graduação para pós-graduação, criamos o periódico Cadernos em Computação Aplicada (CCA). O objetivo desse periódico eletrônico é fomentar a publicação de artigos originários da graduação, seja por Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) ou Iniciações Científicas (IC). Esperamos que esse periódico estimule os alunos no exercício da publicação científica e tecnológica, além de envolvê-los cada vez mais em atividades de pesquisa. Em particular, a publicação de artigos resultantes de seus TCCs deve incentiva-los a elaborar trabalhos de fim de curso mais qualificados e a continuar seus estudos em uma pós-graduação. O corpo editorial do periódico é composto por pesquisadores da UFF, UFRJ, UFRRJ, UERJ, IME, LNCC e Inmetro.
Finalmente, todas essas ações direcionam os esforços no sentido de tornar a comunidade de Computação do CEFET/RJ bem conhecida e, principalmente, na criação de um programa de pós-graduação em computação em nossa instituição. A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Dados (PPGCD) já foi aprovada no conselho de pesquisa (COPEP), conselhos de ensino, pesquisa e extensão (CEPE) e conselho diretor (CODIR) e estamos trabalhando na submissão do APCN junto a CAPES.