XII Workshop da Escola de Informática & Computação (WEIC)
No dia 14/10/2025 teremos a décima segunda edição do Workshop da Escola de Informática & Computação (WEIC). O WEIC é um evento dedicado a abordar problemas computacionais, seja pelo estado da arte ou pelo estado da prática, que estejam em aberto e apresentar indicativos de como a comunidade científica e industrial vêm abordando e tratando tais questões. O objetivo do evento é promover e difundir as experiências de pesquisadores e desenvolvedores, de modo a motivar alunos, no curso técnico, graduação ou pós-graduação, a se engajarem na resolução desses desafios.
Desde 2013 a Escola de Informática & Computação (EIC) tem sistematicamente promovido o Workshop da Escola de Informática & Computação (WEIC). Nos anos de 2020 e 2021, o Workshop foi realizado na modalidade online. Nesta edição o WEIC será presencial e conta com quatro palestras.
O evento é concebido de modo a ser o mais amplo possível, procurando cobrir um espectro amplo de temas na área de Computação Básica & Aplicada. As apresentações têm duração de 50 minutos, com 10 minutos destinados a perguntas e interação com os alunos.
Para obter o certificado de participação, não deixe de se registrar no sistema de seminários: https://eic-seminarios.com. Uma vez inscrito, o formulário de presença é apresentado de acordo com as instruções dadas pelo moderador do evento.
Palestras:
Palestrante: Esteban Clua
Titulo: Renderização foto-realista em jogos de realidade virtual
Dia: 14/10/2025
Horário: 14h30
Resumo: A indústria de videogames e VR aprimora continuamente as técnicas de renderização em tempo real, com foco crescente em recursos como ray tracing e iluminação global. Além disso, jogos de VR/MR/AR buscam renderização de alta qualidade, apesar de restrições como telas de alta definição (que exigem muitos pixels), processadores menos potentes e requisitos de frequência mais altos. Esta palestra apresentará conceitos-chave da percepção visual humana, estratégias de otimização de última geração, tópicos relacionados à renderização foveada e o uso de abordagens de renderização neural.
shorto bio: Esteban Clua é professor Titular da Universidade Federal Fluminense e diretor geral do UFF Medialab, pesquisador CNPq PQ 1D, Cientista do Nosso Estado em 2024 e 2019, pela FAPERJ, jovem cientista do nosso Estado em 2009 e 2013. Possui graduação em Computação pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. Sua área de atuação está especialmente focada na área de Video Games, Realidade Virtual, GPUs, Simulação e Data Science. É um dos fundadores do SBGames (Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital), sendo atualmente presidente da Comissão Especial de Jogos da SBC (CEJOGOS). Presidente Geral do IFIP Technical Committee 14 (TC14 digital Entertainment), além de ser o representante para o Brasil. Esteban recebeu em 2023 o importante prêmio de pesquisador Homenageado no SBGames (life achievement) pela SBC para a área de Jogos e Entretenimento digital. Em 2024 recebeu a medalha Amigos da marinha pela marinha do Brasil, pela importância de suas pesquisas para a instituição. Em 2015 foi nomeado NVIDIA CUDA Fellow, em 2020 NVIDIA Ambassador. Em 2007 recebeu o prêmio da ABRAGAMES como o maior contribuidor da academia para a indústria de jogos digitais no Brasil. Atualmente é o editor chefe do CLEI Journal e membro de diversos comitês editoriais. Esteban é do conselho de inovação da Secretaria da Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Membro do Fórum permanente de Inovação e Tecnologia da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, membro do conselho da Agencia de Inovação da UFF. Coordena e já coordenou mais de 20 projetos financiadas por agencias de fomento e empresas privadas. Até o momento Esteban tem mais de 70 artigos em periódicos e mais de 230 artigos completos em conferencias. Em 2024 foi keynote speaker em várias conferencias de prestigio, tais como SIBGRAPI, SBCAS, SBPO, CIIS e SET, Program Chair do ACM High Performance Graphics em 2024 e General Chair do International Conference on Entertainment Computing (ICEC) 2024.
Palestrante: Débora Christina Muchaluat-Saade
Título: Experiências Multissensoriais Imersivas e Robótica Social como Tecnologias Assistivas
Dia: 14/10/2025
Horário: 15h30
Resumo: O estímulo multissensorial, ou seja, que envolve sentidos além de visão e audição, tais como tato, olfato e até mesmo paladar, tem um grande potencial para uso em terapias de saúde e pode ser empregado em tecnologias assistivas. Esta palestra apresenta o projeto SenseGames, que tem como foco a pesquisa, desenvolvimento e inovação em jogos sérios multissensoriais e imersivos para pessoas com deficiência intelectual, mental, autismo e múltipla. Além das pesquisas em experiências imersivas, o projeto SenseGames também tem foco no uso da robótica socialmente assistiva para terapias de regulação emocional para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os robôs sociais EVA e FRED serão apresentados, discutindo suas aplicações em saúde e educação.
Shorbio: A Profa. Débora Christina Muchaluat Saade é professora titular do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui graduação em Engenharia de Computação, mestrado e doutorado em Informática pela PUC-Rio. É bolsista de produtividade DT nível 1D do CNPq e Cientista do Nosso Estado (CNE) pela FAPERJ. É membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Foi coordenadora da Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da SBC de 2017 a 2019 e é atualmente a vice-coordenadora da Comissão Especial de Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia) da SBC. É coordenadora dos Laboratórios de pesquisa MídiaCom e e-Health Lab na UFF. Suas áreas de interesse são multimídia, redes de computadores, Internet das Coisas, televisão digital interativa e saúde digital.
Palestrante: Alex Salgado
Título: A Era dos Agentes
Dia: 14/10/2025
Horário: 16h30
Resumo: A integração de LLMs com sistemas de dados tradicionalmente segue um paradigma reativo: comando -> busca -> resposta. Esta palestra demonstra como o Model Context Protocol (MCP) está revolucionando essa abordagem, criando agentes que primeiro “pensam” sobre a necessidade e relevância de uma consulta antes de executá-la. Exploraremos como a tríade LLM + MCP + Elasticsearch permite que agentes tomem decisões autônomas sobre QUANDO consultar dados, ONDE buscar, e COMO formular queries contextuais – transformando ferramentas passivas em consultores inteligentes. Através de demonstrações práticas com RAG Agentic, veremos a redução drástica de hallucinations, otimização de recursos computacionais e melhoria na precisão das respostas. Casos reais incluem chatbots empresariais que decidem autonomamente entre buscar em documentação interna ou bases públicas, e sistemas de análise que adaptam suas estratégias de consulta baseadas no contexto da conversa.
Shortbio: Alex é Developer Advocate na Elastic, com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de software. Trabalhou em grandes empresas como Oracle, BRQ/IBM e Chemtech/Siemens, e também lançou sua própria startup, participando desse ecossistema também no Vale do Silício. Nos últimos 9 anos, Alex se dedicou ao ensino universitário, período o qual descobriu uma paixão por impactar positivamente a vida das pessoas através da educação. Atualmente, em paralelo com as atividades de Developer Advocate, está cursando doutorado em robótica, trabalhando num projeto de veleiro autônomo, sendo responsável pela visão computacional com IA.
Palestrante: Rafael Castaneda
Título: A Verdadeira História do Bitcoin
Dia: 14/10/2025
Horário: 17h30
Resumo: Uma viagem histórica sobre como o bitcoin realmente surgiu, e o que ele realmente pretende alcançar no mundo.
Shortbio: Castaneda se formou como Mestre em Sistemas e Computação pelo IME-RJ e conta com mais de 20 anos como engenheiro de software, líder técnico e professor/pesquisador em diversos níveis de educação. Hoje atua no mercado como fundador da comunidade “Casta Guilda”, analista e consultor em blockchain e produtor de conteúdo com o seu próprio canal “Casta Crypto”, onde cultiva uma nova maneira de se compreender o fenômeno das blockchains, através de um olhar filosófico, sociológico e econômico.