FAQ – Graduações

Este FAQ fornece respostas para questões básicas acerca de procedimentos administrativos e acadêmicos das graduações da Escola de Informática e Computação (BCC e CST-SI).

Geral

CST-SI

BCC


Questões Gerais

Q: Estou com problemas de acesso ao Moodle. A quem devo recorrer?

Se você não está conseguindo se autenticar no Moodle, entre em contato com a coordenação de EaD da EIC, por meio do email ead.depin@gmail.com. Por outro lado, se o problema é ter acesso a alguma disciplina no Moodle, entre em contato com o professor responsável pela disciplina.

Q: Onde devo solicitar declarações acadêmicas?

O DERAC (Departamento de Administração e Registros Acadêmicos) emite essas declarações acadêmicas, tais. Esse setor fica localizado no 2o andar do Bloco C da sede do CEFET//RJ.

Q: De que forma ocorre o processo de matrícula para um determinado período letivo?

O processo de matrícula em disciplinas é dividido em duas fases. Na primeira fase, cada aluno pode adicionar e remover disciplinas. Já na segunda fase, cada aluno pode somente incluir disciplinas (i.e., não pode remover disciplinas escolhidas na primeira fase). Portanto, tente definir sua matrícula correta e completamente já na primeira fase. Isso evita que você perca a vaga em alguma disciplina importante. O aluno que não realiza a matrícula em um determinado período letivo tem sua situação caracterizada como abandono de curso pelo sistema. Portanto sob hipótese alguma deixe de fazer sua matrícula pelo portal do aluno. Atenção também às regras que definem as prioridades de matrícula em turma de determinada disciplina. Mais detalhes aqui.

Q: De que forma a coordenação do curso envia informações aos alunos?

Existem duas listas no Yahoo Grupos, uma para cada curso. Inscreva-se na lista do CST-SI ou na lista do BCC para obter informações enviadas pela coordenação.

Q: Quando posso me inscrever na matéria de Estágio Supervisionado?

Essa é uma disciplina comum ao BCC e ao CST-SI. Os pré-requisitos para inscrição nessa disciplina são por quantidade de créditos. Se você é aluno do BCC, deve ter no mínimo 100 (cem) créditos cursados. Se você é aluno do CST-SI, deve ter no mínimo 70 (setenta) créditos cursados.

Q: O que é a CADD?

No fim de 2013, foi criada a Comissão de Acompanhamento de Desempenho Discente (CADD). Os componentes da CADD são professores da própria EIC. Como o próprio nome diz, uma finalidade dessa comissão é acompanhar alunos que têm apresentado baixo desempenho docente para orientá-los para a finalização do curso. Essa comissão também tem a função de avaliar os casos dos alunos que estão em situação irregular com relação à integralização do curso. É importante cada aluno estar ciente dos trabalhos dessa comissão, pois esporadicamente a CADD convoca discentes que estejam em situação irregular (ou prestes a entrar nesta situação) para conduzi-los à finalização do curso.

Q: O que é estar irregular com relação à integralização do curso?

Estão em situação irregular alunos que já cursaram mais de uma vez e meia a quantidade de períodos regular do seu curso. Por exemplo, para o BCC que tem duração de 04 anos (08 períodos), a quantidade máxima de períodos para integralização é 06 anos (12 períodos). Também estão em situação irregular alunos que possuem mais de três reprovações (seja por nota ou por frequência) na mesma disciplina. Repare que, pelo manual do aluno, alunos em situação irregular estão passíveis de ter sua matrícula cancelada no curso.

Q: Choques de horários são aceitos durante a matrícula em disciplinas?

Não. Obedeça estritamente aos horários na escolha das turmas/disciplinas. Ou seja, não escolha disciplinas para as quais haja choque de horários, por menor que seja. Durante o processamento da matrícula, isso é verificado automaticamente pelo sistema e, se houver choque de horários entre duas turmas selecionadas por um aluno, a inscrição em pelo menos uma delas é rejeitada pelo sistema.

Q: Posso pedir quebra de pré-requisitos durante a matrícula em disciplinas?

Obedeça estritamente aos pré-requisitos de cada disciplina. Mesmo que duas disciplinas, uma pré-requisito da outra, estejam disponíveis para seleção no portal do aluno, isso não significa que a inscrição nas duas será aceita pelo sistema. Não será. Sendo assim, escolha apenas disciplinas para as quais você já cursou todos os pré-requisitos. Como exemplo, um aluno não pode se inscrever em “Sistemas Operacionais” se não tiver os créditos de “Arquitetura de Computadores”. Veja todos os pré-requisitos da grade curricular em arquivo disponível na pasta GradeCurriculares, na seção “Arquivos” do grupo do Yahoo!

Q: Não consigo acesso ao portal do aluno. O que devo fazer?

Problemas como indisponibilidade do sistema, (re)definição de credenciais de acesso e similares devem ser revolvidos pelo próprio aluno com a equipe do DTINF (Departamento de Tecnologia da Informação do CEFET/RJ), setor que fica localizado no 1o andar do Bloco E.

Q: De que forma devo cursar as disciplina optativas?

Para cada curso (BCC e CST-SI), existe um mínimo de horas de optativas que devem ser cursadas. Verifique a estrutura curricular do seu curso para saber qual é esse valor. De todo modo, não existe um período obrigatório para cursar uma determinada disciplina optativa. Cada aluno pode montar sua grade com optativas da forma mais adequada para ele, contanto que obedeça aos eventuais pré-requisitos.

Questões sobre o CST-SI

Q: O que são equivalências entre grades curriculares?

Eventualmente, para cumprir algum requisito legal, ou para acompanhar a evolução do conhecimento na área, são realizadas reformas na grade curricular de um curso. Por exemplo, no fim de 2013, foi feita uma nova reforma curricular no CST-SI. Na versão grade da curricular resultante dessa reforma, foram adicionadas duas novas disciplinas obrigatórias, “Ciências Ambientais” e “Humanidades e Ciências Sociais”, ambas de 36 horas (02 tempos semanais). Quando uma nova grade curricular é definida, são criadas equivalências entre disciplinas dessa grade e das grades curriculares anteriores ainda ativas.

Q: De que forma ocorre a substituição de uma grade curricular por outra?

A substituição de uma versão de grade curricular por outra acontece de forma gradativa. Isso quer dizer que a cada semestre letivo, um período da versão de grade antiga é substituído pelo correspondente na versão de grade posterior. É por causa disso que, na grade de horários de um determinado semestre letivo, existem ofertas de disciplinas de diversas grade. Isso ocorre até que a grade nova substitua completamente a grade antiga. Durante o processo de substituição das versões de grades curriculares, alunos da grade antiga podem se inscrever em disciplinas da grade nova, pois existem equivalências (definidas no sistema) entre disciplinas das versões nova e antiga. Para saber quais são essas equivalências, veja os arquivos disponíveis na seção “Arquivos” de nosso grupo.

Q: A que grade curricular eu pertenço?

A partir de 2014, existem 3 versões da grade curricular do CST-SI em andamento. São elas as versões 2007.1 (para alunos que ingressaram entre 2007.1 e 2012.1), 2012.2 (para alunos que ingressaram entre 2012.2 e 2013.2) e 2014.1 (para alunos ingressantes a partir de 2014.1).

Q: Como saber quais disciplinas devo cumprir os créditos quando há várias grades curriculares?

Cada aluno deve cumprir os créditos das disciplinas obrigatórias de sua respectiva grade curricular, seja realizando matrícula na disciplina com código de sua própria grade, seja realizando matrícula na disciplina equivalente de outra grade. Para saber que disciplinas são as obrigatórias em sua grade curricular, veja os arquivos cujos nomes são da forma “Estrutura curricular (versão XXXX.X)” na seção Arquivos do grupo do Yahoo, onde XXXX.X indica o períodos letivo em que a grade entrou em vigor.

Questões sobre o BCC

Q: O que é o DEMAT?

O Departamento de Matemática do campus Maracanã do CEFET/RJ (cuja sigla é DEMAT) é o departamento que oferece as disciplinas de base matemática gerais para o BCC (e.g., Cálculo a Uma Variável, Cálculo a Várias Variáveis, Cálculo Numérico, etc).