O Dia Internacional da Mulher é um dia instituído oficialmente pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. A data simboliza a luta histórica das mulheres para conquistar condições iguais às dos homens. A luta não era apenas contra a desigualdade salarial, mas contra o machismo e a violência.
Sobre a Data:
Depois da Segunda Guerra Mundial, o 8 de março tornou-se gradualmente um grande símbolo de homenagem às mulheres (devido às greves na Rússia). Também foi associado a março e, desde então, os eventos do Grande Incêndio de Nova York ocorreram no dia 25 que foi: O incêndio na Triangle Shirtwaist Company ceifou a vida de 146 pessoas, incluindo 125 mulheres e 21 homens, a maioria judeus.
A causa deste incêndio foi uma instalação elétrica defeituosa relacionada ao piso e composição dos departamentos da fábrica, bem como a presença de grande quantidade de tecido na cerca, que serviu de combustível para o incêndio. Os donos da fábrica na época, inclusive a Triangle, trancavam os trabalhadores na fábrica durante o horário de trabalho como forma de conter tumultos e greves. No momento em que a Triangle pegava fogo, as portas estavam trancadas.
As comemorações do 8 de março são tradicionais desde a década de 1960, mas o dia só foi proclamado oficialmente em 1975 pelas Nações Unidas, quando a organização o declarou o Ano Internacional da Mulher como parte de um esforço para combater a desigualdade e a discriminação de gênero. Como parte desses esforços, 8 de março foi designado como o Dia Internacional da Mulher.
8 de Março um dia de luta e Reflexão.
Texto Base: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm#Dia+Internacional+da+Mulher