História

Meninas na Robótica é um projeto da Equipe de Robótica BODETRONIC do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu, que teve seu início em 2015 ao perceber que haviam poucas mulheres nas graduações de engenharias do campus.

Assim, foi iniciado o projeto com o objetivo de realizar palestras em escolas públicas, incentivando as meninas mais jovens a ingressarem em faculdades de engenharia e entenderem que engenharia não é exclusivamente para homens.

A equipe

A equipe do Cefet/RJ conta com alunas da graduação e do ensino médio técnico do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu, e com professores pesquisadores da instituição.

MnR pelo CNPq

Durrante os anos de 2019 e 2020 o projeto Meninas na Robótica foi atendido pela chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação do CNPq, o que possibilitou a ampliação da sua atuação, antes dada apenas por visitas e palestras, para um impacto ainda maior na sociedade.

A partir do edital do CNPq, o projeto procura, por meio de materiais didáticos e minicursos nas escolas contempladas, incluir estudantes do ensino fundamental II ao ensino médio no mundo da robótica, servindo de incentivo para que estes se interessem pela área de ciências exatas e engenharia e proporcionando um aprendizado para os alunos participantes.

Fomento:

Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018 – Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação: Processo: 443614/2018-0

http://resultado.cnpq.br/4717907115760502

MnR pela FAPERJ

Em 2021 o projeto Meninas na Robótica foi contemplado no edital Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação da FAPERJ, o que permitirá a continuidade e a ampliação das atividades nas escolas envolvidas. O início das atividades no contexto da Faperj está previsto para 2022.

Fomento:

Edital 09/2021 – Programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação: Processo: 210.840/2021

https://siteantigo.faperj.br/?id=4301.2.0