Site Loader
Estrada de Adrianópolis, 1317, Nova Iguaçu

Lillian Evelyn Moller Gilbreth, nascida em 24 de maio de 1878 em Oakland, na Califórnia, foi mãe, professora, escritora, palestrante, consultora empresarial, psicóloga e engenheira industrial. 

Lilian Gilbreth foi considerada a primeira psicóloga industrial/organizacional e pioneira em exercer a engenheira com título de doutora em psicologia. Foi consultora de vários presidentes como Hoover, Roosevelt, Eisenhower e Kennedy sobre defesa civil, produção em tempo de guerra e questões de reabilitação de pessoas com algum tipo de deficiência mental.

Lilian foi a primeira engenheira americana que sintetizou psicologia e administração científica. Ela combinou as perspectivas de uma mãe, uma psicóloga e uma engenheira quando investigou a importância das dimensões psicológicas na satisfação no trabalho.

Pesquisas

Sua pesquisa destacou a existência de métodos para gerar economia doméstica e industrial, repensar o design de equipamentos e evitar o desperdício de tempo e recursos. Inclusive, creditam a ela a criação das lixeiras com pedal.

Ela e seu marido Frank Gilbreth, pioneiros da tecnologia industrial, dedicaram grande parte de suas vidas aos estudos de tempo e movimento. Eles acreditavam que o fator humano é importante para maximizar a eficiência. A dupla realizou uma pesquisa sobre o impacto da fadiga humana nos lucros da empresa e a relação entre produtividade e melhoria da ergonomia.

Mas nem tudo foi legal, Lilian foi autora de vários livros, mas a maioria deles foram atribuídos a Frank apenas porque os editores acreditavam que o livro assinado por ela não era confiável. Após a morte do marido, ela continuou a pesquisar, falar, escrever, ensinar e consultar empresas. Suas palestras cobriam engenharia e encorajavam as mulheres a estudar engenharia e administração industrial. Sua maior contribuição para o campo da administração científica foi a integração dos processos psicológicos e mentais com os estudos de tempo e movimento.

Lillian faleceu em 2 de janeiro de 1972, aos 93 anos, em Phoenix, Arizona.

Fonte: Texto Mulheres da Administração – Lillian Gilbrethinkedin por Caren Grilo

Post Author: Ana Julia