O Grupo de Pesquisa em Multimídia

É formado por docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). O grupo tem uma atuação ampla, englobando conceitos e técnicas de diferentes áreas da Ciência da Computação. O Enfoque é na busca por desenvolver produtos que permitam uma maior imersão e interação do usuário com um conteúdo sendo apresentado.

Multimídia

Criação de abstrações visando a representação do ambiente, o compartilhamento de informação entre dispositivos e a independência de tais aplicações da plataforma de execução.

Ciência de Dados

Tratamento dos grandes volumes de dados gerados pelo ambiente para a análise, interpretação, predição de comportamentos.

Realidade Virtual e Aumentada

Uso de tecnologias para captura de diferentes formas de interação e para a exibição de conteúdo imersivo e outros estímulos.

Internet das Coisas

Uso de diversos dispositivos, bem como de sensores, para o controle inteligente do ambiente.

Ensino, Saúde e Acessibilidade

Utilização das tecnologias desenvolvidas para a construção de aplicações nessas áreas chave, promovendo maior retorno para a sociedade.

Nossas

Linhas de Pesquisa

Tecnologias para suporte a conteúdo

Imersivo

  • Áudio binaural
  • Projeção 360 imersiva
  • Atuadores de efeitos sensoriais
  • Interação Multimodal

A imersão do usuário com uma aplicação pode se dar de diferentes maneiras, sejam elas por meio de estímulos que complementam uma informação sendo apresentada (aroma, iluminação, etc.), pelo formato ou dispositivo pelo qual uma informação é apresentada (áudio binaural, navegadores de realidade aumentada, etc.), ou mesmo por meio da interação via comandos verbais, gestuais, de apontamento, etc.

Formas Inovadoras de

Sincronização

  • Sincronização baseada na leitura
  • Sincronização baseada no conteúdo audiovisual
  • Sincronização baseada na posição

Diferente de aplicações tradicionais, buscamos desenvolver novas formas de se definir a sincronização entre objetos de mídia (incluindo efeitos sensoriais, quando for o caso) de uma aplicação. A ideia é que a sincronização possa ser definida em função de outras “informações” presentes em uma aplicação.

Suporte a

Autoria

Buscamos dar suporte ao desenvolvimento de modelos e linguagens, bem como ferramentas para autoria de aplicações. Em particular busca-se definir construções que permitam especificar de maneira abstrata a execução de efeitos sensoriais e a captura da interação multimodal, bem como o suporte a múltiplos ambientes e usuários em uma mesma aplicação.

Aplicações

voltadas para o Ensino, Saúde e Acessibilidade

Utilização das tecnologias desenvolvidas para a construção de aplicações nessas áreas chave, promovendo maior retorno para a sociedade.

  • Leitura multissensorial aplicada a Dislexia
  • Jogos para apoio ao ensino
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