Sim-Evolution: Uma Perspectiva de Apoio ao Aprendizado de Biologia no Ensino Médio através de Simulador Educativo

Logo Sim-Evolution

Alunos: Diego Vaz Caetano, Josué Dias Cardoso e Luana Guimarães Piani Ferreira
Orientadores: Leonardo Lignani, Eduardo Ogasawara

Resumo

Os desenvolvimentos gerais em educação e a parceria interativa entre as novas gerações de alunos e os computadores demandam um processo de aprendizagem mais eficiente, abrindo espaço à sua complementação com a utilização de ferramentas tecnológicas e recursos computacionais. Nesse contexto, os simuladores educativos podem ser uma boa prática. Essas ferramentas de aprendizagem são projetadas para dar apoio ao ensino de assuntos específicos, atuando com o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão de determinados conteúdos abordados em sala de aula, especialmente quando apresentam problemas relacionados a aspectos empíricos, tais como escala de tempo e espaço de difícil controle e reprodução. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um simulador educativo para uso em dispositivos móveis nas aulas de Biologia, tomando como cenário a teoria da Seleção Natural de Charles Darwin e seus principais aspectos, tais como diversidade de espécies, reprodução diferenciada e hereditariedade, complementados com os conceitos modernos de genética. Avaliamos que a aplicação desses conceitos de forma simplificada em um ambiente de simulação computacional acarretará ganho na complementação do aprendizado desses temas em sala de aula, sinalizando que iniciativas desse tipo podem ser estimuladas no contexto educacional.

Aplicativo

Artigo completo
Download
Manual do Usuário

Sim-Evolution

Política de Privacidade

Entendemos que a privacidade do usuário deve ser protegida e, apesar de nosso aplicativo não coletar quaisquer informações de caráter pessoal do usuário ou de seu dispositivo, temos um compromisso com a transparência e por isso nos sentimos no dever de elaborar esta Política de Privacidade, a fim de ajudar o usuário a entender quais dados coletamos, por que os coletamos e o que fazemos com eles.

Informações que coletamos e como usamos

Nosso aplicativo tem fins educacionais e foi desenvolvido sob a coordenação do departamento de pesquisa da EIC (Escola de Informática e Computação – eic.cefet-rj.br/portal) do CEFET-RJ (www.cefet-rj.br). Coletamos as seguintes informações do aplicativo para fins de pesquisa estatística:

  • Nome do aplicativo
  • Versão do aplicativo
  • Data/Hora de uso do aplicativo
  • Tempo de duração da simulação (informada no contador de tempo da simulação)
  • Tipo de ambiente utilizado para a simulação (Floresta, Savana ou Customizado)
  • Tipos de aves selecionadas para o início da simulação
  • Tipos de aves existentes no encerramento da simulação, com suas respectivas quantidades

As informações são coletadas e transmitidas automaticamente ao final de cada simulação, quando o usuário sai da tela de simulação.

Utilizamos essas informações para fins de pesquisa de uso do aplicativo e também eventuais melhorias de funcionalidades do aplicativo.

Quando esta Política de Privacidade se aplica

Nossa Política de Privacidade se aplica ao Sim-Evolution e suas funcionalidades internas, mas exclui serviços que a Google oferece em dispositivos Android.

Nossa Política de Privacidade não se aplica a serviços oferecidos por outras empresas ou indivíduos, inclusive produtos ou sites que podem ser exibidos ao usuário nos resultados de pesquisa, sites que podem incluir serviços do Sim-Evolution, ou outros sites com links de nossos serviços. Nossa Política de Privacidade não abrange as práticas de informação de outras empresas e organizações que anunciam nossos serviços e que podem usar cookies, pixels tags e outras tecnologias para oferecer anúncios relevantes.

Em caso de dúvida ou questões acerca de nossa política de privacidade ou de nossas práticas, entre em contato conosco através do e-mail gpcacefetrj@gmail.com.

Avaliação Experimental

Roteiro de Avaliação
Formulário de Avaliação
Formulário de Avaliação (Respostas)

Comments are closed.