Sobre

EICO mundo atual vive a era da Sociedade da Informação e do Conhecimento, na qual assumem papel de relevância empresas e pessoas capazes de agir baseadas na percepção e na relação de fatos globais. Valoriza-se o capital intelectual, ativo das empresas, nem sempre materializado de maneira concreta, mas que envolve o conhecimento sobre como realizar processos e tomar boas decisões nos diversos níveis corporativos.

Neste cenário, o ensino de Computação e Informática assume um papel de grande importância social, devendo formar profissionais que, além de uma boa base técnico-científica, possuam a capacidade de refletir, analisar, discernir e influir sobre as mais diversas questões do mundo contemporâneo, em particular àquelas relacionadas com as implicações da tecnologia computacional na sociedade. Afinal, a Informática tomou-se uma realidade concreta e irreversível, cujo estágio tecnológico impõe uma presença que já não pode ser ignorada pela sociedade. A formulação de modelos que explicitem, incorporem e processem conhecimento também é uma característica atual desejável ao profissional da Computação.

Além de diversos cursos regulares, a Escola de Informática e Computação (EIC) da unidade Maracanã do CEFET/RJ também realiza vários serviços de extensão acadêmica (tais como palestras, organização de eventos, minicursos, etc), que estão disponíveis para as comunidades externa e interna, todos com o apoio da DIREX (Diretoria de Extensão). Os professores da EIC também trabalham em atividades de pesquisa na área de computação, por meio do grupos de pesquisa associados à Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIPPG).

Esse portal fornece informações sobre a EIC como um todo, com seus cursos, atividades de extensão e grupo de pesquisa. Nele também está hospedado o ambiente de Ensino a Distância (EaD), baseado no Moodle, contendo material das disciplinas presenciais e semipresenciais dos cursos vinculados à EIC.