
A Cientista Brasileira na Linha de Frente do Combate à COVID-19
Durante a pandemia de COVID-19, diversas mulheres se destacaram na linha de frente do combate ao coronavírus, e Jaqueline Goes de Jesus foi uma delas. Biomédica e pesquisadora, ela teve um papel fundamental no avanço do conhecimento sobre o vírus SARS-CoV-2 (coronavírus responsável pela pandemia de COVID-19).
Nascida na Bahia, Jaqueline foi uma das cientistas responsáveis pela sequenciação do primeiro genoma do coronavírus no Brasil, realizada em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso no país. Esse trabalho permitiu diferenciar o vírus que infectou o paciente brasileiro do genoma identificado em Wuhan, na China, revelando semelhanças com variantes encontradas na Alemanha.
Ela é graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz – Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em parceria com a Fiocruz.
Em 2018, durante um estágio na Universidade de Birmingham, Jaqueline desenvolveu e aprendeu protocolos de sequenciamento de genomas completos pela tecnologia de nanoporos, aplicados ao estudo do vírus Zika. Esse conhecimento foi essencial para seu trabalho posterior com o SARS-CoV-2.
Por sua contribuição à ciência e à saúde pública, Jaqueline recebeu diversas homenagens e prêmios. Atualmente, ela integra o Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genoma e Epidemiologia de Arbovírus, um projeto voltado para o monitoramento de epidemias e resposta em tempo real a surtos virais.

Referências: