O relato das primeiras impressões sob a perspectiva social do projeto foi publicado no Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidade (VIII CONINTER)
Título: Meninas na Robótica: Gênero e Engenharias nas Escolas.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência do projeto “Meninas na Robótica”, desenvolvido no campus Nova Iguaçu do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Trazer a questão da inserção das mulheres para as engenharias e computação obriga-nos a pensar na divisão sexual do trabalho baseada em construções sociais de gênero, as quais são importantes para o exercício do estranhamento sobre a desigualdade entre homens e mulheres no que tange ao percentual de participação nestes campos, onde o sistema patriarcal revela-se com alta capacidade de resiliência. O projeto se baseia em atividades promovidas nas escolas da rede municipal e estadual de ensino situadas na Baixada Fluminense. O recorte para este artigo foi promovido sobre as percepções de gênero enunciadas pelas discentes ao longo das palestras e workshops.