Os resultados das primeiras oficinas realizadas pelo projeto nas escolas foram publicados na Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa.
Título: Despertando o interesse pelo conhecimento tecnológico usando Robótica: uma experiência na Educação Básica para igualdade de gênero
Resumo: A necessidade por profissionais das áreas tecnológicas está crescendo a cada dia, tornando-as cada vez mais estratégicas e atrativas. A inserção de mulheres nesse contexto proporciona oportunidades de igualdade de gênero. No entanto, o percentual de mulheres nessa área ainda é relativamente baixo quando comparado ao dos homens e a outras áreas do conhecimento. Esse cenário está evoluindo e a participação feminina aumenta gradualmente graças às diversas iniciativas que promovem a equidade de gênero na educação e no mercado de trabalho. Este trabalho apresenta a possibilidade da construção de espaços voltados à participação, incentivo e formação de alunos na área tecnológica com o foco para o empoderamento feminino em escolas públicas. A proposta consiste no desenvolvimento de oficinas teórico-práticas com conhecimentos básicos de robótica e programação coordenadas por mulheres. Para isso, alunas e professoras da área de ciências e matemática foram selecionadas e atuaram como facilitadoras e multiplicadoras da proposta nas escolas. Apesar do desconhecimento dos conceitos de robótica por parte das professoras e alunas, observou-se importante interesse em aprender. A respeito das dificuldades vivenciadas na execução das oficinas, a iniciativa mostrou-se como mecanismo promissor de estímulo ao aprendizado, despertando curiosidade e interesse dos participantes, especialmente das alunas.
Artigo completo