Expin48 - Experiência de Inovação em Projetos

Expin48 é uma iniciativa inovadora realizada pelo Cefet/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, que envolve a atuação de equipes, compostas por estudantes do ensino profissional técnico de nível médio e do ensino superior (graduação e pós-graduação), formadas para desenvolver de modo colaborativo soluções tecnológicas em um período de 48 horas.

Nossos elementos chave

inovação, criatividade, trabalho em equipe

Com a utilização de elementos da pedagogia ativa – aprendizagem baseada em projetos/problemas – as equipes de estudantes são desafiadas a solucionar problemas a partir de temáticas de grande impacto na sociedade contemporânea, pensando seu desenvolvimento sustentado. O ambiente em que o evento se desenvolve estimula o uso de conhecimentos e habilidades específicas em quatro ações/etapas consecutivas: Interagir, Projetar, Construir, Apresentar. Ao final, uma comissão julgadora, composta por representantes do mundo acadêmico e produtivo, avalia a melhor solução, a partir de critérios previamente definidos pela organização do evento.

Expin48 é baseado no Invent for the Planet (IFTP), organizado pela Texas A&M University dos EUA. Um dos principais diferenciais do Expin48 para um Hackathon tradicional é que os temas apresentados no Expin48 como desafios para as equipes desenvolverem soluções inovadoras, são temas de natureza geral. Durante o evento, os estudantes organizados em equipes multidisciplinares devem usar toda a sua criatividade, inovação, conhecimento adquirido e capacidade de comunicação para obter soluções inovadoras, viáveis e impactantes para os problemas escolhidos.

Dinâmica do evento

Expin48 é desenvolvido durante um período de 48 horas e é dividido em 4 etapas conforme ilustrado na figura abaixo.

O Expin⁴⁸ conta com a atuação das seguintes equipes durante o período do evento:

Equipe de estudantes

São equipes multidisciplinares compostas por 6 estudantes dos 3 níveis de ensino (médio, graduação e pós-graduação). Uma semana antes do início do evento os estudantes participantes assistem a uma palestra sobre conceitos de inovação e técnicas associadas ao desenvolvimento de projetos. Ao final da palestra são divulgados os temas do evento relacionados com diversos problemas atuais da Sociedade. Durante o evento, cada equipe deverá desenvolver em 48 horas uma solução inovadora para um dos temas divulgados.

Durante todo o evento, as equipes de estudantes são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar de mentores, composta por especialistas de diversas áreas do conhecimento. Os temas são bastante gerais e o tempo para o desenvolvimento da solução é muito curto. Os mentores atuam aconselhando, guiando e auxiliando os membros das equipes a chegarem às suas próprias soluções, utilizando o seu conhecimento específico na área e a sua experiência no desenvolvimento de projetos.

Equipe de mentores

Equipe técnica de apoio

As equipes de estudantes contam com uma equipe técnica formada por técnicos dos laboratórios vinculados aos 3 níveis de ensino. Os técnicos auxiliam na construção de peças necessárias para a fabricação dos protótipos a serem construídos.

Temas

Durante o Expin48, são disponibilizados temas atuais, de grande abrangência e de interesse da sociedade para que as equipes multidisciplinares de estudantes possam aplicar os seus conhecimentos na construção de soluções inovadoras com elevado impacto para a sociedade. As equipes devem escolher um tema para apresentar uma solução e um protótipo.

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca