Seguem as etapas para pedido de banca, marcação da defesa, o dia da defesa e entrega final da Dissertação ou Tese.

 

Discentes do PPPRO

Etapa 1 – Aprovação da Banca para Defesa de Dissertação

O procedimento completo para a solicitação de banca, assim como os links para os formulários necessários estão disponíveis em http://pppro.cefet-rj.br/index.php/pedidos-de-banca/?lang=pb.

Para solicitar a banca de defesa o aluno deve enviar um pedido ao e-mail institucional do coordenador do PPPRO, incluindo os documentos mencionados abaixo:

  1. formulário da comissão de bancas assinado eletronicamente (Gov.br);
  2. comprovantes de publicações;
  3. formulários da secretaria e do COPEP (Requerimento Geral) assinado eletronicamente (Gov.br);
  4. Histórico escolar.

Este pedido deve ser enviado até 15 dias antes da reunião do PPPRO. A comissão avaliará a documentação e, se estiver em ordem, o coordenador incluirá o pedido na pauta da próxima reunião. Se houver pendências, o aluno será notificado para realizar as correções e reenviar o pedido.

É importante consultar as normas do PPPRO e as exigências de publicações correspondentes ao seu período de ingresso.

Sugere-se que antes de enviar o e-mail para o coordenador do PPPRO seja aberto um chamado com tal objetivo (https://chamados.cefet-rj.br/open.php) e que tal chamado seja citado no e-mail enviado ao coordenador.

 

Etapa 2 – Marcação da Defesa (pelo menos 15 dias antes da defesa)

Os links para os formulários necessários nessa etapa estão disponíveis em https://dippg.cefet-rj.br/index.php/pt/component/content/article/57-estrutura/909-documentos-alunos.

Após a aprovação da banca, deve-se abrir novo chamado para o agendamento da defesa (https://chamados.cefet-rj.br/open.php). Os seguintes documentos devem ser anexados a este novo chamado:

  1. Formulário de solicitação de banca preenchido e assinado eletronicamente (Gov.br);
  2. Formulário de produção acadêmica preenchido e assinado eletronicamente (Gov.br);
  3. Certificado de proficiência em língua estrangeira que atenda aos requisitos do curso. Maiores informações sobre o certificado de proficiência podem ser obtidas em http://pppro.cefet-rj.br/index.php/proficiencia-em-linguas/?lang=pb.

 

Etapa 3 – Dia da Defesa

Ações importantes no dia da defesa:

1) Chegar com pelo menos uma hora de antecedência, abrir a sala, climatizá-la e testar a apresentação e a internet, se for necessária (em caso de defesa remota, verificar se o link da sala está funcionando, abrir a sala remota com antecedência e testar áudio, vídeo e compartilhamento da apresentação);

2) A Ata de Defesa de Dissertação deve ser preenchida/editada pelo presidente da banca e assinada por esta via SUAP. Os demais integrantes da banca e o candidato devem então assinar a ata via Gov.br. A ata deve ser encaminhada à secretaria da pós-graduação pelo(a) Orientador(a) via SUAP.

 

Etapa 4 – Entrega da Versão Final

Ações necessárias:

  • O discente deve enviar o PDF da versão final da dissertação para a biblioteca (e-mail maracana@cefet-rj.br) para que a(o) bibliotecária(o) providencie a ficha catalográfica;
  • O discente deve solicitar o “nada consta” para a biblioteca central (e-mail maracana@cefet-rj.br) informando nome completo, matrícula e curso;
  • Em seguida o discente deve entregar via sistema de chamados (http://chamados.cefet-rj.br/open.php):
  1. A versão final da dissertação (já com as correções, a página com as assinaturas dos integrantes da banca e a ficha catalográfica inclusas);
  2. O termo de entrega e autorização, cujo formulário está disponível em https://dippg.cefet-rj.br/index.php/pt/component/content/article/57-estrutura/909-documentos-alunos.

 

  1. Certidão de nascimento ou casamento;
  2. Cédula de identidade, CFP e o diploma de graduação (frente e verso em um único arquivo): devem ser nato-digitais (CNH digital e diploma digital) ou digitalizados em cartório com autenticação digital. Alternativamente, é possível fazer o upload de cópias digitalizadas simples do diploma e da cédula de identidade se você comparecer à SECPG para conferência dos originais;
  3. Certidão de Quitação Eleitoral, disponível no site do TSE para brasileiros maiores de 18 anos;
  4. Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista ou ainda certificado de dispensa militar (para brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos);
  5. “Nada consta” da biblioteca.

 

 

Discentes do PPCIC

Os formulários necessários para as solicitações estão disponíveis em https://eic.cefet-rj.br/ppcic/index.php/formularios/.

 

Etapa 1 – Aprovação da Banca para Defesa de Dissertação 

*com a devida antecedência em relação à data da Defesa da Dissertação, respeitando o calendário de reuniões do Colegiado.

1) O discente deve solicitar a banca via sistema de chamados (http://chamados.cefet-rj.br/open.php), anexando a seguinte documentação:

  • Formulário de Solicitação de Banca de Mestrado. O discente deve solicitar o parecer e a assinatura eletrônica (ICPEdu ou SouGov) do(a) Orientador(a) no próprio formulário, e também assinar eletronicamente (ICPEdu ou SouGov) o documento.
  • Texto da dissertação;
  • Documentos comprobatórios das publicações;
  • Comprovante de proficiência em língua inglesa, conforme estabelecido em Normativa Específica de Comprovação de Proficiência em Inglês (disponível em https://eic.cefet-rj.br/ppcic/index.php/documentos/).

Após abertura do chamado, caso a documentação esteja completa, a secretaria da pós-graduação encaminha-a para coordenação do curso para aprovação da banca pelo colegiado do PPCIC. Só depois da aprovação, o discente e orientador(es) devem realizar a marcação de banca  (Etapa 2) com pelo menos 15 dias de antecedência. O pedido aprovado tem validade de 06 meses.

Após aprovação, a Ata de Defesa de Dissertação deve ser criada pela secretaria de pós-graduação via SUAP e compartilhada com o presidente da banca.

 

Etapa 2 – Marcação da Defesa (pelo menos 15 dias antes da defesa)

1) O orientador/discente deve reservar a sala para a defesa e comunicar aos membros da banca, enviando informações sobre o endereço e como chegar na instituição (em caso de defesa remota, crie o link da sala remota e envie-o para os membros da banca).

2) O discente deve enviar um e-mail para comissão de divulgação (divulg@eic.cefet-rj.br) solicitando a divulgação da defesa no sistema de seminários e no site do Programa. Veja as instruções em link.

 

Etapa 3 – Dia da Defesa

Ações importantes no dia da defesa:

1) Chegar com pelo menos uma hora de antecedência, abrir a sala, climatizá-la e testar a apresentação e a internet, se for necessária (em caso de defesa remota, verificar se o link da sala está funcionando, abrir a sala remota com antecedência e testar áudio, vídeo e compartilhamento da apresentação);

2) A Ata de Defesa de Dissertação deve ser preenchida/editada pelo presidente da banca e assinada pelos integrantes da banca e candidato via SUAP. A ata deve ser encaminhada à secretaria da pós-graduação pelo(a) Orientador(a) via SUAP.

 

Etapa 4 – Entrega da Versão Final

Ações necessárias:

1) O discente deve enviar o PDF da versão final dissertação para a biblioteca para que a(o) bibliotecária(o) providencie a Ficha catalográfica;

2) Após obter a ficha catalográfica, o discente deve entregar a versão final da dissertação e solicitar a Emissão do Diploma via sistema de chamados (http://chamados.cefet-rj.br/open.php), anexando a seguinte documentação:

  • Formulário de Requerimento Geral (deve-se marcar a opção “Solicitação de Emissão de Diploma”);
  • Formulário de Solicitação de Emissão de Diploma;
  • Formulário de Requerimento de diploma / protocolo DERAC;
  • Termo de Entrega e Termo de Autorização;
  • Cópia de RG e CPF autenticados;
  • Cópia da certidão de nascimento autenticada;
  • Cópia do Diploma de Graduação autenticado;
  • Nada consta da Biblioteca Central do CEFET/RJ;
  • Ata da defesa assinada pelos membros da banca;
  • Versão final da Dissertação com a ficha catalográfica gerada pela biblioteca.

* Verificar com a secretaria (secpg@cefet-rj.br) a entrega da dissertação encadernada com a ata da defesa assinada pelos membros da banca e com a ficha catalográfica gerada pela biblioteca (Antes de encadernar, deve-se verificar o PDF com a secretaria da DIPPG para ver se está tudo correto para a encadernação). A encadernação e o posicionamento da ficha catalográfica e ata da defesa devem seguir as normas contidas no documento “Manual de Elaboração de Teses Dissertações e Monografias.pdf”.

Obs.: A DIPPG lança os dados do aluno no sistema e encaminha para o DERAC para que o diploma seja confeccionado pelo próprio CEFET/RJ. Entrar em contato com o DERAC para saber sobre o andamento do diploma.