Defesa

Seguem as etapas para pedido de banca, marcação da defesa, o dia da defesa e entrega final da Dissertação ou Tese.

 

Discentes do PPPRO

Etapa 1 – Aprovação da Banca para Defesa de Dissertação

O procedimento completo para a solicitação de banca, assim como os links para os formulários necessários estão disponíveis em https://pppro.cefet-rj.br/index.php/pedidos-de-banca/?lang=pb.

Para solicitar a banca de defesa o aluno deve enviar um pedido ao e-mail institucional do coordenador do PPPRO, incluindo os documentos mencionados abaixo:

  1. formulário da comissão de bancas assinado eletronicamente (Gov.br);
  2. comprovantes de publicações;
  3. formulários da secretaria e do COPEP (Requerimento Geral) assinado eletronicamente (Gov.br);
  4. Histórico escolar.

Este pedido deve ser enviado até 15 dias antes da reunião do PPPRO. A comissão avaliará a documentação e, se estiver em ordem, o coordenador incluirá o pedido na pauta da próxima reunião. Se houver pendências, o aluno será notificado para realizar as correções e reenviar o pedido.

É importante consultar as normas do PPPRO e as exigências de publicações correspondentes ao seu período de ingresso.

Sugere-se que antes de enviar o e-mail para o coordenador do PPPRO seja aberto um chamado com tal objetivo (https://chamados.cefet-rj.br/open.php) e que tal chamado seja citado no e-mail enviado ao coordenador.

 

Etapa 2 – Marcação da Defesa (pelo menos 15 dias antes da defesa)

Os links para os formulários necessários nessa etapa estão disponíveis em https://dippg.cefet-rj.br/index.php/pt/component/content/article/57-estrutura/909-documentos-alunos.

Após a aprovação da banca, deve-se abrir novo chamado para o agendamento da defesa (https://chamados.cefet-rj.br/open.php). Os seguintes documentos devem ser anexados a este novo chamado:

  1. Formulário de solicitação de banca preenchido e assinado eletronicamente (Gov.br);
  2. Formulário de produção acadêmica preenchido e assinado eletronicamente (Gov.br);
  3. Certificado de proficiência em língua estrangeira que atenda aos requisitos do curso. Maiores informações sobre o certificado de proficiência podem ser obtidas em https://pppro.cefet-rj.br/index.php/proficiencia-em-linguas/?lang=pb.

 

Etapa 3 – Dia da Defesa

Ações importantes no dia da defesa:

1) Chegar com pelo menos uma hora de antecedência, abrir a sala, climatizá-la e testar a apresentação e a internet, se for necessária (em caso de defesa remota, verificar se o link da sala está funcionando, abrir a sala remota com antecedência e testar áudio, vídeo e compartilhamento da apresentação);

2) A Ata de Defesa de Dissertação deve ser preenchida/editada pelo presidente da banca e assinada por esta via SUAP. Os demais integrantes da banca e o candidato devem então assinar a ata via Gov.br. A ata deve ser encaminhada à secretaria da pós-graduação pelo(a) Orientador(a) via SUAP.

 

Etapa 4 – Entrega da Versão Final

Ações necessárias:

  • O discente deve enviar o PDF da versão final da dissertação para a biblioteca (e-mail maracana@cefet-rj.br) para que a(o) bibliotecária(o) providencie a ficha catalográfica;
  • O discente deve solicitar o “nada consta” para a biblioteca central (e-mail maracana@cefet-rj.br) informando nome completo, matrícula e curso;
  • Em seguida o discente deve entregar via sistema de chamados (https://chamados.cefet-rj.br/open.php):
  1. A versão final da dissertação (já com as correções, a página com as assinaturas dos integrantes da banca e a ficha catalográfica inclusas);
  2. O termo de entrega e autorização, cujo formulário está disponível em https://dippg.cefet-rj.br/index.php/pt/component/content/article/57-estrutura/909-documentos-alunos.

 

  1. Certidão de nascimento ou casamento;
  2. Cédula de identidade, CFP e o diploma de graduação (frente e verso em um único arquivo): devem ser nato-digitais (CNH digital e diploma digital) ou digitalizados em cartório com autenticação digital. Alternativamente, é possível fazer o upload de cópias digitalizadas simples do diploma e da cédula de identidade se você comparecer à SECPG para conferência dos originais;
  3. Certidão de Quitação Eleitoral, disponível no site do TSE para brasileiros maiores de 18 anos;
  4. Certidão de alistamento militar ou carteira de reservista ou ainda certificado de dispensa militar (para brasileiros do sexo masculino maiores de 18 anos);
  5. “Nada consta” da biblioteca.

 

 

Discentes do PPCIC

Os formulários necessários para as solicitações estão disponíveis em https://eic.cefet-rj.br/ppcic/index.php/formularios/.

 

Etapa 1 – Aprovação da Banca para Defesa de Dissertação 

*com a devida antecedência em relação à data da Defesa da Dissertação, respeitando o calendário de reuniões do Colegiado.

1) O discente deve solicitar a banca via sistema de chamados (https://chamados.cefet-rj.br/open.php), anexando a seguinte documentação:

  • Formulário de Solicitação de Banca de Mestrado. O discente deve solicitar o parecer e a assinatura eletrônica (ICPEdu ou SouGov) do(a) Orientador(a) no próprio formulário, e também assinar eletronicamente (ICPEdu ou SouGov) o documento.
  • Texto da dissertação;
  • Documentos comprobatórios das publicações;
  • Comprovante de proficiência em língua inglesa, conforme estabelecido em Normativa Específica de Comprovação de Proficiência em Inglês (disponível em https://eic.cefet-rj.br/ppcic/index.php/documentos/).

Após abertura do chamado, caso a documentação esteja completa, a secretaria da pós-graduação encaminha-a para coordenação do curso para aprovação da banca pelo colegiado do PPCIC. Só depois da aprovação, o discente e orientador(es) devem realizar a marcação de banca  (Etapa 2) com pelo menos 15 dias de antecedência. O pedido aprovado tem validade de 06 meses.

Após aprovação, a Ata de Defesa de Dissertação deve ser criada pela secretaria de pós-graduação via SUAP e compartilhada com o presidente da banca.

 

Etapa 2 – Marcação da Defesa (pelo menos 15 dias antes da defesa)

1) O orientador/discente deve reservar a sala para a defesa e comunicar aos membros da banca, enviando informações sobre o endereço e como chegar na instituição (em caso de defesa remota, crie o link da sala remota e envie-o para os membros da banca).

2) O discente deve enviar um e-mail para comissão de divulgação (divulg@eic.cefet-rj.br) solicitando a divulgação da defesa no sistema de seminários e no site do Programa. Veja as instruções em link.

 

Etapa 3 – Dia da Defesa

Ações importantes no dia da defesa:

1) Chegar com pelo menos uma hora de antecedência, abrir a sala, climatizá-la e testar a apresentação e a internet, se for necessária (em caso de defesa remota, verificar se o link da sala está funcionando, abrir a sala remota com antecedência e testar áudio, vídeo e compartilhamento da apresentação);

2) A Ata de Defesa de Dissertação deve ser preenchida/editada pelo presidente da banca e assinada pelos integrantes da banca e candidato via SUAP. A ata deve ser encaminhada à secretaria da pós-graduação pelo(a) Orientador(a) via SUAP.

 

Etapa 4 – Entrega da Versão Final

Ações necessárias:

1) O discente deve enviar o PDF da versão final dissertação para a biblioteca para que a(o) bibliotecária(o) providencie a Ficha catalográfica;

2) Após obter a ficha catalográfica, o discente deve entregar a versão final da dissertação e solicitar a Emissão do Diploma via sistema de chamados (https://chamados.cefet-rj.br/open.php), anexando a seguinte documentação:

  • Formulário de Requerimento Geral (deve-se marcar a opção “Solicitação de Emissão de Diploma”);
  • Formulário de Solicitação de Emissão de Diploma;
  • Formulário de Requerimento de diploma / protocolo DERAC;
  • Termo de Entrega e Termo de Autorização;
  • Cópia de RG e CPF autenticados;
  • Cópia da certidão de nascimento autenticada;
  • Cópia do Diploma de Graduação autenticado;
  • Nada consta da Biblioteca Central do CEFET/RJ;
  • Ata da defesa assinada pelos membros da banca;
  • Versão final da Dissertação com a ficha catalográfica gerada pela biblioteca.

* Verificar com a secretaria (secpg@cefet-rj.br) a entrega da dissertação encadernada com a ata da defesa assinada pelos membros da banca e com a ficha catalográfica gerada pela biblioteca (Antes de encadernar, deve-se verificar o PDF com a secretaria da DIPPG para ver se está tudo correto para a encadernação). A encadernação e o posicionamento da ficha catalográfica e ata da defesa devem seguir as normas contidas no documento “Manual de Elaboração de Teses Dissertações e Monografias.pdf”.

Obs.: A DIPPG lança os dados do aluno no sistema e encaminha para o DERAC para que o diploma seja confeccionado pelo próprio CEFET/RJ. Entrar em contato com o DERAC para saber sobre o andamento do diploma.

 

Eduardo Ogasawara

Eduardo Ogasawara has been a professor at the Department of Computer Science at the Federal Center for Technological Education of Rio de Janeiro (CEFET/RJ) since 2010. He holds a D.Sc. in Systems and Computer Engineering from COPPE/UFRJ. Between 2000 and 2007, he worked in the Information Technology (IT) sector, gaining extensive experience in workflows and project management. With a strong background in Data Science, he is currently focused on Data Mining and Time Series Analysis. He is a member of IEEE, ACM, and SBC. Throughout his career, he has authored numerous published articles and led projects funded by agencies such as CNPq and FAPERJ. Currently, he heads the Data Analytics Lab (DAL) at CEFET/RJ, where he continues to advance research in Data Science.