Proposta de Modelo de Avaliação de Formas de Adoção e Acompanhamento de Ferramentas de Redes Sociais Corporativas.
Alunos: Leonardo Mosquera
Colaborador: Eduardo Bezerra
Orientadores: Eduardo Ogasawara, Rafael Barbastefano
Publicado na Redes Sociais Corporativas aceito na revista Sistemas e Gestão (2014)
Resumo. Muitas empresas já pensam em adotar ferramentas de redes sociais corporativas, análogas às redes sociais de uso pessoal, como uma forma de evolução na comunicação e colaboração de seus empregados. Para que a adoção seja efetiva e agregue valor ao negócio, o uso deve ser direcionado de forma a captar as pessoas e os assuntos relevantes, assim como criar fluxos de comunicação mais fluidos ou que sejam complementares aos já existentes. Este trabalho apresenta uma proposta de modelo de avaliação de adoção da ferramenta de redes sociais por meio da análise comparativa entre os fluxos de comunicação efetivos realizados pelo correio eletrônico e a rede social propriamente dita. Além de propor um modelo de avaliação de adoção, o trabalho discorre sobre como se pretende realizar o acompanhamento e avaliação dos resultados.