Título: O uso de Jogos Educacionais e Sistemas Tutores Inteligentes como ferramentas no combate às Fake News: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Orientadores: Jorge de Abreu Soares e Ronaldo Ribeiro Goldschmidt
Banca: Jorge de Abreu Soares (Cefet/RJ), Ronaldo Ribeiro Goldschmidt (IME), Joel André Fereira dos Santos (Cefet/RJ), Paulo Marcio Souza Freire (IME)
Dia/hora: 15 de setembro de 2023, às 9h.
Local: Cefet/RJ – Unidade Maracanã, Bloco E, sala E-520
Resumo: As Fake News cresceram em volume e compartilhamento, de forma absurda nos últimos tempos. Este fato, deu-se pela evolução das mídias sociais e o acesso a internet. Todavia, o número de Fake News compartilhadas na internet sem uma análise crítica das informações, tem ocorrido sem precedentes. Ressalta-se que práticas de Alfabetização Midiática e Informacional, vêm senmdo adotadas no combate às Fake News. Nesse contexto, os Jogos Educacionais e Sistemas Tutores Inteligentes, têm obtido êxito para capacitar pessoas a reconhecerem esses tipos de notícias. O objetivo deste estudo é identificar e analisar os métodos e características descritos e implementados por projetos de Jogos Educacionais e Sistemas Tutores Inteligentes, ferramentas de Alfabetização Midiática e Informacional mais utilizadas durante o processo educativo para identificação de Fake News. Para isso, foi utilizada a metodologia de Revisão Sistemática de Literatura, onde foi possível observar, por exemplo, que cerca de 94\% das ferramentas desenvolvidas correspondiam a Jogos Educacionais e, apenas três estavam disponibilizadas em língua portuguesa. Concluiu-se também que, houve um decréscimo no número de estudos publicados que envolviam o uso dessas ferramentas no combate às Fake News.
About Jorge Soares
Possui Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ (2007), Mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação também pela COPPE/UFRJ (2000), e Bacharelado em Ciência da Computação pela UFRJ (1995). É professor titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, ministrando aulas nos cursos de Mestrado em Ciência da Computação, Bacharelado em Ciência da Computação, Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet e Técnico em Informática. Desempenha também a função de avaliador ad hoc de cursos de Informática do INEP/MEC. Possui experiência nas áreas de ciência de dados, sistemas de bancos de dados, pré-processamento de dados - com foco principal em complementação de dados ausentes, padrões frequentes em dados, ETL e armazém de dados, e inteligência de negócios (Business Intelligence), lecionando disciplinas relacionadas a esses temas. Na área de Administração, seu enfoque concentra-se nos aspectos relacionados à tecnologia e sistemas de informação, sistemas integrados de gestão e sistemas de apoio à decisão na geração de vantagem competitiva das organizações. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do CEFET/RJ. Atuou também entre 2008 e 2016 como docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo desempenhado, dentre outras, a função de Coordenador Adjunto (2013-2014) e Geral (2015-2016) deste último Programa. Desempenha atividades docentes desde 1996. Possui ampla experiência em diversos cargos de gestão universitária, tais como coordenações de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, chefias de departamento, além da direção de unidades acadêmicas e direção de pós-graduação, pesquisa e extensão institucional. Possui experiência profissional não acadêmica em empresas como Embratel, Dataprev e Tribunal Regional Federal da 2ª Região como Analista de Sistemas. Participa como membro de bancas avaliadoras de diversos concursos públicos, tanto de seleção de professores quanto de analistas de sistemas e técnicos de informática.