Fundamentos de Sistemas Multimídia

A disciplina de Fundamentos de Sistemas Multimídia apresenta os principais conceitos de sistemas multimídia. A disciplina ainda apresenta características da percepção humana dos diferentes tipos de mídia e como tais características são exploradas na compressão de objetos de mídia. Por fim, é dado um enfoque na autoria de aplicações multimídia e avanços recentes em aplicações multissensoriais.

Programa

A disciplina aborda os seguintes tópicos:

  1. Visão geral de Sistemas multimídia
    Apresentação do conceito de multimídia e histórico da área. Hipertexto, hipermídia e multimídia; Evolução e tendências.
  2. Audição e Mídias auditivas
    Apresentação dos conceitos básicos relativos à audição, apresentação do modelo psicoacústico e sua relação com a codificação de áudio. Principais conceitos sobre a representação de áudio para armazenamento e exibição.
  3. Visão e Mídias visuais
    Apresentação de conceitos básicos relativos à visão e percepção de movimento e sua relação com a codificação de vídeo. Principais conceitos sobre a representação de mídias visuais para armazenamento e exibição.
  4. Sincronização Multimídia
    Apresentação do conceito de sincronização e apresentação dos principais modelos de sincronização temporal.
  5. Autoria multimídia
    Apresentação dos conceitos de modelos de autoria multimídia. Principais conceitos da linguagem NCL.
  6. Aplicações multissensoriais
    Leitura e apresentação de textos selecionados sobre aplicações multissensoriais, bem como desenvolvimento de projeto da disciplina sobre o tema.

Bibliografia

  1. Multimedia Communications: Applications, Networks, Protocols, and Standards. F. Halsall, Addison-Wesley, 2000.
  2. MediaSync: Handbook on Multimedia Synchronization. Mario Montagud, Pablo Cesar, Fernando Boronat, Jack Jansen, Springer, 2018.
  3. Handbook of Data Compression. David Salomon, Giovanni Motta, Springer, 2010.
  4. MPEG-V: Bridging the Virtual and Real World. Yoon, Kyoungro, et al. Academic Press, 2015.
  5. Artigos científicos (indicados nos slides).