Fundamentos de Sistemas Multimídia

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A disciplina de Fundamentos de Sistemas Multimídia apresenta os principais conceitos de sistemas multimídia. A disciplina ainda apresenta características da percepção humana dos diferentes tipos de mídia e como tais características são exploradas na compressão de objetos de mídia. Por fim, é dado um enfoque na autoria de aplicações multimídia e avanços recentes em aplicações multissensoriais.

Programa

A disciplina aborda os seguintes tópicos:

  1. Visão geral de Sistemas multimídia
    Apresentação do conceito de multimídia e histórico da área. Hipertexto, hipermídia e multimídia; Evolução e tendências.
  2. Audição e Mídias auditivas
    Apresentação dos conceitos básicos relativos à audição, apresentação do modelo psicoacústico e sua relação com a codificação de áudio. Principais conceitos sobre a representação de áudio para armazenamento e exibição.
  3. Visão e Mídias visuais
    Apresentação de conceitos básicos relativos à visão e percepção de movimento e sua relação com a codificação de vídeo. Principais conceitos sobre a representação de mídias visuais para armazenamento e exibição.
  4. Sincronização Multimídia
    Apresentação do conceito de sincronização e apresentação dos principais modelos de sincronização temporal.
  5. Autoria multimídia
    Apresentação dos conceitos de modelos de autoria multimídia. Principais conceitos da linguagem NCL.
  6. Aplicações multissensoriais
    Leitura e apresentação de textos selecionados sobre aplicações multissensoriais, bem como desenvolvimento de projeto da disciplina sobre o tema.

Bibliografia

  1. Multimedia Communications: Applications, Networks, Protocols, and Standards. F. Halsall, Addison-Wesley, 2000.
  2. MediaSync: Handbook on Multimedia Synchronization. Mario Montagud, Pablo Cesar, Fernando Boronat, Jack Jansen, Springer, 2018.
  3. Handbook of Data Compression. David Salomon, Giovanni Motta, Springer, 2010.
  4. MPEG-V: Bridging the Virtual and Real World. Yoon, Kyoungro, et al. Academic Press, 2015.
  5. Artigos científicos (indicados nos slides).