Atualmente, minhas atividades de pesquisa estão centradas em Sistemas Multimídia, Ciência de Redes e Internet das Coisas.
Sistemas Multimídia
As aplicações multimídia tradicionais estimulam, geralmente, apenas dois sentidos humanos: visão e audição. Visando estimular outros sentidos, diferentes trabalhos publicados na literatura propõem o uso de efeitos sensoriais em aplicações multimídia. Entretanto, não existe padrão definido para o protocolo de comunicação entre os dispositivos e atuadores que farão parte da aplicação multissensorial. Meu objetivo de pesquisa nessa área é contribuir para a resolução de problemas que envolvam o processo de comunicação entre os vários dispositivos, sejam eles contidos em uma solução centralizada ou distribuída, em um sistema mulsemídia.
Ciência de Redes
Geralmente, os estudos de redes de computadores empregavam uma abstração na qual os sistemas eram representados como grafos comuns: os vértices dos grafos representavam alguma entidade ou agente, normalmente o dispositivo, e um enlace entre um par de vértices era representado usando uma única aresta com poucos atributos.Recentemente, tem havido esforços cada vez mais intensos para investigar redes interdependentes com vários tipos de conexões, denominada rede de redes ou redes complexas.
Na maioria dos sistemas do mundo real, uma rede individual é um componente de uma rede multinível complexa muito maior. À medida que a tecnologia avança, a conexão entre redes se torna cada vez mais evidente. A maioria dos sistemas de rede do mundo real interage continuamente com outras redes, especialmente porque a tecnologia moderna acelerou a interdependência da rede.
Meu objetivo de pesquisa nessa área é estudar redes complexas como: redes de sensores aplicadas diretamente no solo da plantação, redes de sensores acoplados em sistemas de irrigação e cisternas, redes de drones em agricultura de precisão, rede formada pelas várias redes distintas em uma transmissão de uma emissora e redes criadas por jogadores em um jogo coletivo.
Internet of Things
IoT é comumente definida como a interconexão de dispositivos físicos, como eletrodomésticos, veículos e outros objetos. Essa interconexão permite que esses dispositivos troquem dados entre si e com outros dispositivos em rede. A Internet das Coisas tem sido aplicada em muitos setores, incluindo a agricultura. A aplicação da IoT à agricultura pode permitir que os agricultores cultivem ou criem animais usando tecnologia de precisão, o que resulta em altos rendimentos da produção de alimentos.
Meu objetivo de pesquisa nessa área é estudar, em sistemas que utilizam IoT, o equilíbrio ideal entre o armazenamento e o processamento do que será realizado localmente e do que será enviado para a nuvem, e como as características do ambiente impõem desafios não somente ao hardware e ao software, mas também à camada de rede.