Master Degree Student Advises

Orientações gerais para alunos de mestrado

Matricula trimestral

A cada trimestre o aluno deve se inscrever em alguma atividade para não ter a matricula trancada.

No quatro trimestre, o discente deve que não tiver defendido a qualificação, dever se inscrever em “Atividade de Estudo Integrado”. Se já tiver defendido a qualificação, deverá se inscrever em “Pesquisa para Dissertação de Mestrado”.

Durante o periodo de disciplinas, o discente deve se inscrever nas disciplinas acertadas com o orientador.

Até 15 meses (bolsista) ou 18 meses (não-bolsista), o discente deverá defender o seu exame de qualificação. Para tanto, no trimestre em que for defender, deverá se inscrever em “Seminário para Dissertação de Mestrado”.

Após a defesa de qualificação, o discente deverá se inscrever em “Pesquisa para Dissertação de Mestrado” para desenvolver a sua dissertação (a cada trimestre).

Exame de Qualificação

Ao agendar a defesa, o discente deverá indicar a área de concentração do programa, linha de pesquisa e projeto de pesquisa do trabalho.

No caso do PPPRO, a área de concentração é “Tecnologia, Gestão e Inovação”, Linha: “Métodos de Otimização e Problemas de Rede” e Projeto de Pesquisa: “Mineração de Dados Aplicadas a Produtos e Processos”.

No caso do PPCIC, a área de concentração é “Ciência da Computação”, linha: “Gerência de Dados e Aplicações” e Projeto de Pesquisa: “Gerência e Análise em Séries Espaço-Temporais” ou “Gerência, Integração e Aplicações em Big Data “.

Defesa de Dissertação

Três meses antes da defesa, o discente deve entrar com o pedido de banca na secretaria.

Ao definir a data da defesa, o discente deve reservar sala na secretaria e entrar com o pedido de defesa.

Se for necessário prorrogação de prazo, deve solicitar um mês antes do termino do trimestre para que o pedido possa passar no colegiado e no COPEP.

Após a defesa de dissertação, o discente deve entrar em contato com a secretaria para ver todo o procedimento para solicitar o diploma.

About Eduardo Ogasawara
I am a Professor of the Computer Science Department of the Federal Center for Technological Education of Rio de Janeiro (CEFET / RJ) since 2010. I hold a PhD in Systems Engineering and Computer Science at COPPE / UFRJ. Between 2000 and 2007 I worked in the Information Technology (IT) field where I acquired extensive experience in workflows and project management. I have solid background in the Databases and my primary interest is Data Science. He currently studies space-time series, parallel and distributed processing, and data preprocessing methods. I am a member of the IEEE, ACM, INNS, and SBC. Throughout my career I have been presenting consistent number of published articles and projects approved by the funding agencies, such as CNPq and FAPERJ. I am also reviewer of several international journals, such as VLDB Journal, IEEE Transactions on Service Computing and The Journal of Systems and Software. Currently, I am heading the Post-Graduate Program in Computer Science (PPCIC) of CEFET / RJ.

Comments are closed.